pós-graduação ambiental

Descubra qual a importância da auditoria e perícia ambiental

Mariana Brito
17-02-2018 9:47

Antes de falarmos um pouco sobre a importância da auditoria e perícia ambiental, é necessário relembrar alguns episódios da história recente do Brasil e do mundo. Em 2015, o Brasil foi palco do maior desastre ambiental do país e um dos maiores em nível internacional. Em novembro desse ano, houve o rompimento de uma barragem que provocou a liberação de 62 milhões de metros cúbicos de rejeitos de mineração na Bacia do Rio Doce, no Distrito de Bento Rodrigues (MG).

Um pouco antes, em 1987, um morador de Goiânia (GO) encontrou em um ferro-velho um aparelho antigo de radioterapia que continha uma cápsula com 19 g de cloreto de césio (Césio 137). O pó branco com efeito radioativo azulado chamou a atenção das pessoas, causou contaminação, morte de quatro indivíduos e monitoramento constante de algumas vítimas até hoje.

Diante desses dois exemplos, nem é preciso falar da importância da auditoria e perícia ambiental, não é mesmo? Mas nós gostamos tanto do assunto que queremos que você conheça um pouco mais sobre essa área tão relevante. Acompanhe!

descubra-qual-a-importancia-da-auditoria-e-pericia-ambiental.jpg

Diferença entre auditoria e perícia ambiental

Muitas vezes, as pessoas não sabem a diferença exata entre auditoria e perícia ambiental e tratam as duas questões como se fossem a mesma coisa, o que não é verdade.

A auditoria é uma ferramenta gerencial para verificação de padrões de qualidade e segurança. É um processo feito para identificar conformidades e não conformidades de determinados processos. Muitas vezes, a auditoria é requerida pela própria empresa ou órgão que será avaliado.

Já a perícia ambiental é feita, na maior parte das vezes, a pedido de um juiz, para esclarecer eventos listados em processos judiciais. Enquanto a auditoria é um processo voluntário, a perícia é um ato compulsório, que conta com a ajuda de especialistas de diversas áreas para esclarecer fatos e situações que pareçam obscuras para os juízes.

Relevância da área na atualidade

As legislações vigentes, os encontros internacionais do clima e a mobilização de ativistas e da opinião pública são apenas algumas variáveis que demonstram que a preocupação com a questão ambiental veio para ficar.

Muitas vezes as empresas justificavam a ocorrência de desastres ambientais pela falta de legislação adequada que mostrasse a melhor forma de fazer algo. Essa desculpa não funciona mais.

Atualmente, há legislação, cobranças frequentes, tecnologia capaz de evitar desastres naturais e um imperativo ainda maior: a vida. Nenhuma organização conseguirá trabalhar sem observar os preceitos ambientais daqui para a frente, pois a vida depende disso. É essa consciência e responsabilidade que deve mover os auditores e peritos ambientais.

Baixe agora

Solicitação de auditoria ou perícia

Qualquer empresa pode solicitar uma auditoria ambiental. Isso deve ocorrer quando ela desejar melhorar seus processos ou ser reconhecida por atender a padrões ambientais em sua área de atuação. Um hospital pode solicitar uma auditoria para validar seus procedimentos em relação à dispensação do lixo hospitalar ou manuseio de equipamentos de imagem, por exemplo.

A perícia, como já dissemos, deve ser pedida em juízo. Vamos usar o exemplo do desastre que ocorreu na mineração em Minas Gerais. Depois que o desastre ocorreu, 19 pessoas morreram, muitos quilômetros foram contaminados e a vida das pessoas foi alterada.

O juiz que acompanha o processo criminal solicitou perícia ambiental para averiguar as situações da barragem. Nesse caso, a perícia foi solicitada para verificar os pontos que necessitavam de esclarecimentos para melhor embasar as decisões do juiz.

Profissionais que realizam cada procedimento

Os profissionais devem ter formação adequada para realizar tanto a auditoria quanto a perícia ambiental. O auditor pode ser vinculado a alguma empresa que presta serviços ambientais para realizar o trabalho, e pode também atuar como consultor em alguns casos, principalmente em instituições que desejam ter uma atuação condizente com as leis ambientais vigentes.

Já o perito ambiental pode trabalhar de duas formas: se for realizar perícia oficial, é preciso ser um servidor público; já a judicial pode ser realizada por qualquer profissional habilitado na área relacionada ao processo.

As duas modalidades são muito importantes, e é importante destacar a relevância de procurar um profissional especializado na área requerida. Muitas vezes o juiz vai direcionar o tipo de especialista, por exemplo, um que seja especializado em contaminação de águas.

Documentos gerados em cada procedimento

descubra-qual-a-importancia-da-auditoria-e-pericia-ambiental.gif

A importância da auditoria e perícia ambiental é tão grande que os documentos gerados nas duas metodologias de controle são essenciais. No caso da auditoria, são usados relatórios de auditoria. Neles, os processos auditados e as áreas relacionadas são registradas, e o auditor só verifica aquilo que está no escopo da auditoria. O auditor pode fazer controles por meio de um questionário, check-list e outras ferramentas.

Já o perito entrega laudos periciais. O objetivo desses laudos é responder aos quesitos formulados pelo juiz, tudo de acordo com padrões estipulados pelo Novo Código Processual Civil. No caso do Césio 137 em Goiás, o magistrado pode ter pedido para conhecer os procedimentos de descarte adotados pela empresa que dispensou o aparelho de radioterapia. O perito teria que identificar se existia uma política adequada e como ela funcionava.

Por mais que os peritos preparem documentos objetivos e tecnicamente muito embasados, ainda se percebe no Brasil que as empresas demoram muitos anos para pagar as multas estipuladas, quando pagam. É um trabalho minucioso que, por mais que não vá reparar completamente o meio ambiente, pode garantir a reparação de alguns danos à população.

Por isso, é fundamental que o profissional tenha a especialização adequada para estar capacitado a gerar uma documentação que realmente comprove os culpados em determinadas situações. O perito produz um documento de suma relevância, que deve ser produzido com responsabilidade e idoneidade.

Você consegue perceber o grau de importância da auditoria e da perícia ambiental? Talvez você ainda não tenha a certeza da área na qual pretende atuar, mas já se sinta sensibilizado para perceber a diferença entre esses dois campos.

Deixe seus comentários neste post e fale como você acha que a atuação desse profissional pode mudar a realidade de instituições e do planeta, quão estimulante deve ser esse tipo de trabalho e como o mercado está aberto a esses profissionais!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos