pós-graduação nutrição

Descubra quais são as melhores especializações em nutrição

Mariana Brito
15-05-2018 6:50

É cada vez maior o número de pessoas que procuram nutricionistas. Os motivos para isso são diversos, variando desde a busca por uma alimentação mais saudável, adoção de um estilo de vida vegano, por exemplo, melhorar o desempenho esportivo e até amenizar as alergias alimentares a alguns componentes.

Devido a essa gama de atuação que um profissional da área pode ter, é de suma importância escolher corretamente entre as melhores especializações em nutrição.

Além de torná-lo um profissional mais capacitado em sua atuação, a qualificação fará com que você se diferencie no mercado. Pensando em ajudá-lo a fazer a escolha correta, criamos neste artigo uma lista com as melhores especializações em nutrição. Confira!

descubra-quais-são-as-melhores-especializações-em-nutrição-unipê

Nutrição esportiva

Um dos elementos que mais influenciam a performance de um atleta é, sem dúvida, a sua alimentação. Por isso, se você é apaixonado pelo tema esportes, a especialização em nutrição esportiva é a sua opção ideal de curso.

O profissional qualificado na área é preparado para alinhar conhecimentos em Fisiologia e Bioquímica às necessidades de praticantes de atividades físicas de diferentes tipos. Vale lembrar que a área não atinge apenas os atletas, mas também aquelas pessoas que fazem atividades de forma amadora.

O interessante é que o curso não só foca nas dietas adaptadas a essa realidade, mas também na suplementação esportiva e outras especificidades. O nutricionista esportivo será o responsável, por exemplo, por prescrever dietas estratégicas antes de competições para atletas, determinar os níveis de hidratação adequados a cada atividade, bem como analisar quais os alimentos certos a serem consumidos antes e depois das práticas físicas.

A matriz curricular é bastante densa, fazendo com que o profissional que escolhe essa opção de curso saia preparado para atuar em diferentes campos da nutrição esportiva. Entre as matérias podemos destacar algumas como:

  • Sistema imunológico, exercício físico e estado nutricional;
  • Aspectos psicológicos e comportamentais aplicados à nutrição esportiva;
  • Interpretação de exames laboratoriais aplicados à nutrição esportiva;
  • Nutrição esportiva em condições especiais: distúrbios, intolerâncias e deficiências;
  • Fitoterapia aplicada à nutrição esportiva;
  • Nutrientes: digestão, absorção e assimilação;
  • Planejamento e prescrição nutricional para atletas e indivíduos fisicamente ativos.

Baixe agora

Nutrição em pediatria

A alimentação infantil é um assunto que preocupa muitos pais. Constantemente eles se questionam sobre quais os melhores hábitos a serem inseridos na rotina da criança, a fim de que ela cresça de maneira saudável e se desenvolva. Isso faz com que o trabalho do nutricionista infantil seja de suma importância.

Uma das melhores especializações em nutrição está justamente aos serviços prestados aos pequenos. O foco do curso de nutrição em pediatria é preparar profissionais para combater problemas, como desnutrição, obesidade infantil, provendo prescrição de uma alimentação adequada que ajuda a evitar doenças e atrasos no desenvolvimento da criança.

A área tem crescido bastante no país, logo, é uma aposta para os nutricionistas que desejam se especializar e ter um amplo campo de atuação ao se formarem. Isso porque eles têm a possibilidade de trabalharem não só em clínicas particulares, mas também em maternidades, hospitais, escolas, entre outros.

Algumas das matérias do curso incluem:

  • Aleitamento materno e aleitamento artificial;
  • Introdução alimentar;
  • Avaliação e nutrição do adolescente;
  • Comportamento alimentar;
  • Distúrbios do apetite, desnutrição e obesidade;
  • Patologias na infância;
  • Nutrição funcional em pediatria e alergia alimentar.

Nutrição ortomolecular

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar na medicina ortomolecular. Mas você sabia que existe a nutrição ortomolecular? Pois bem, essa prática prevê a preservação da saúde, bem como o tratamento de doenças por meio da mudança na concentração de substâncias já presentes no organismo humano e que são indispensáveis à saúde, como vitaminas, enzimas, minerais e muitas outras.

Existem diversas doenças moleculares, como a anemia (causada pela falta de nutrientes no organismo, como o ferro) e a fenilcetonúria (causada pela deficiência enzimática que permite o acúmulo do aminoácido fenilalanina no corpo).

Sendo assim, a função do nutricionista ortomolecular é promover uma análise terapêutica da deficiência de nutrientes e características genéticas, assim, ele poderá determinar dietas e suplementação adequada para que sejam curadas essas doenças que citamos no exemplo acima.

O especialista na área deve também ter a capacidade de entender que cada organismo pode funcionar de uma maneira, o que torna o seu trabalho ainda mais personalizado.

Essa é uma das melhores especializações em nutrição, pois é cada vez mais comum detectar alergias a alimentos que contêm determinados elementos essenciais para o organismo, sendo necessário substituí-los para recompor os nutrientes no corpo. Entre as matérias estudadas no curso podemos exemplificar:

  • Bioquímica e metabolismo de carboidratos, proteínas e lipídios;
  • Dieta ortomolecular e gastronomia funcional;
  • Farmacologia aplicada à nutrição;
  • Distúrbios renais e hepáticos;
  • Obesidade, distúrbios endócrinos e doenças cardiovasculares;
  • Radicais livres, estresse oxidativo, sistema antioxidante e imunonutrição.

descubra-quais-sao-as-melhores-especializacoes-em-nutricao

Nutrição aplicada à estética

A preocupação com a estética é algo constante na vida do brasileiro. É só olhar os números do mercado de beleza. A nutrição tem um papel importante na estética, sendo a procura por profissionais para resolver problemas relativos à pele, cabelo e ao corpo em si, como emagrecimento, cada vez maior.

A função da nutrição estética é capacitar profissionais a identificarem e reconhecerem os distúrbios estéticos durante o atendimento, avaliando a necessidade de suplementação ou dietas específicas para resolver os problemas que citamos. Por exemplo, uma pessoa com problemas de acne pode procurar pelo nutricionista estético junto a um dermatologista, potencializando o tratamento.

O curso de especialização em nutrição aplicada à estética oferece disciplinas como:

  • Bases metabólicas dos macro e micronutrientes aplicadas à estética;
  • Fisiologia da pele e intestinal;
  • Fisiopatologia das desordens cutâneas;
  • Tratamento clínico e cirúrgico aplicados à estética;
  • Terapia nutricional e alimentos funcionais aplicados à estética.

Como você pode ver ao longo do artigo, o profissional com graduação em nutrição tem um amplo campo no qual pode atuar. Para fazer a escolha mais adequada é importante olhar a grade curricular e analisar as possibilidades de carreira, sempre levando em consideração a área com a qual mais se identifica.

Esperamos que a nossa lista com as melhores especializações em nutrição tenha lhe ajudado a conhecer um pouco mais sobre a área e também o auxilie na busca pelo curso certo de qualificação. Ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Compartilhe-a conosco por meio dos comentários!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos