Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Descubra como procurar emprego em outro estado

Você já perdeu boas oportunidades profissionais por não entender ao certo como procurar emprego em outro estado? Se esse é um dos seus maiores receios, acredite: com dedicação e um pouquinho de jogo de cintura, é possível conquistar uma vaga de destaque! Afinal, você fez um bom curso de graduação e está em busca constante de aprimoramento profissional, e certamente existe um empregador em busca de alguém com as suas habilidades.

Agora, imagine só se mudar para o nordeste brasileiro e, além de ter um bom emprego, poder contemplar as belezas naturais da região e curtir as belas praias. Parece uma ideia e tanto, não é mesmo?

Para tirar esse plano do papel e conseguir conquistar seu lugar ao sol, porém, é preciso ter alguns cuidados. Quer uma ajudinha para começar? Neste conteúdo especial, vamos responder ao seguinte questionamento: como buscar oportunidades em outros estados? Confira!

descubra-como-procurar-emprego-em-outro-estado.jpg

Pesquise sobre os locais

Mudar de cidade para trabalhar deve ser uma atitude bem pensada, e não tomada por impulso. Tenha em mente que o seu futuro depende dessa decisão, então, antes de mais nada, procure saber melhor sobre as características das cidades que despertam sua atenção.

Analise, por exemplo, como é o clima local e qual o custo de vida da região. Não se esqueça de fazer uma lista dos prós e contras do município, certificando-se de que você conseguirá se adaptar bem a sua nova moradia.

Tão importante quanto essa ação é pesquisar sobre o mercado local. Analise se existem boas ofertas de emprego na sua área e se as perspectivas são otimistas. Afinal, não faz sentido mudar-se para um local que não apresenta nenhuma proposta atrativa, concorda?

Fique atento ao currículo

Outra dica útil de como procurar emprego em outro estado é ter cuidado redobrado quando for redigir o currículo, principalmente na questão do endereço. O motivo? Ao perceber um endereço de residência em outra região, o recrutador ficará com o pé atrás e pode descartá-lo logo na primeira fase.

Por isso, o mais indicado é colocar um endereço local, seja da casa de amigos ou parentes, seja de um hotel em que você está instalado até encontrar uma residência permanente. Mas antes peça a permissão dos responsáveis e avise o que vai fazer.

Caso essa opção não seja viável, oculte esse dado e trabalhe bem as demais informações. Dê ênfase às suas experiências e mostre que está em busca de se especializar cada vez mais na área de sua graduação. Pode apostar: se eles se interessarem pelas suas competências e talentos, a localidade não terá tanta relevância.

Baixe agora

Deixe claro quais são as suas intenções

Uma maneira eficiente de mostrar suas intenções é elaborar uma carta de apresentação evidenciado a sua disponibilidade para mudança imediata. Isto é, caso você consiga a vaga, não vai hesitar nem por um momento em mudar de cidade.

Pelo contrário, aproveitará essa oportunidade para ampliar os seus horizontes. É importante dizer, ainda, que ir para a cidade em questão já é algo pensado e que a mudança ocorrerá em breve.

Tal abordagem deixará o recrutador mais tranquilo e com segurança para contratá-lo. Ele perceberá que você tem a coragem necessária para dar uma reviravolta em sua vida e que os planos vão ser colocados em prática em um futuro próximo.

Invista no networking

Às vezes, não basta boa vontade para conseguir um emprego em outro estado. É preciso ter uma mãozinha amiga. Nesse sentido, use e abuse do networking. Pergunte aos seus amigos e verifique se eles conhecem alguém no local que possa ajudá-lo a conquistar uma vaga de emprego.

Mas não fique só nisso. Participe de palestras e conferências que serão realizadas na região almejada. Dessa forma, você ampliará sua rede de contato profissionais e terá mais chance de encontrar um emprego.

Lembre-se ainda de que realizar uma especialização, seja uma pós-graduação, seja um MBA, além de aprimorar os seus conhecimentos e colocá-lo na frente dos demais candidatos, é uma forma eficiente de aumentar o seu networking.

Filiar-se a associações também é uma estratégia efetiva, uma vez que você terá contato com pessoas de áreas distintas, fator que possibilitará uma troca de informações e conhecimentos e, até mesmo, uma possível indicação.

Esteja pronto para as etapas virtuais

descubra-como-procurar-emprego-em-outro-estado.gif

Os recrutadores já perceberam que a tecnologia é uma forte aliada no processo de seleção. Otimizando o tempo, as entrevistas de emprego online, por exemplo, surgiram como um recurso eficiente e que se faz cada vez mais presente no universo corporativo.

Por isso, você deve estar preparado para esse momento. Afinal, os testes virtuais e as entrevistas remotas fazem parte da triagem, principalmente quando o candidato está distante. O importante, aqui, é manter a seriedade e dar a devida importância para essa fase, que tem sido cada vez mais importante  

Para não ter erro, procure um lugar silencioso e organizado, garantindo que não haja interrupções devido a barulhos externos. Outro ponto que merece atenção é a questão das roupas. Vista-se formalmente, como se estivesse em uma entrevista presencial. Além do mais, assegure-se de que a conexão esteja estável, ou seja, de que não existe perigo de o sinal cair e você perder o contato com o entrevistador. Portanto, fique atento: você, que busca informações sobre como procurar emprego em outro estado, deve saber que essa é uma etapa importante do processo.

Assuma os gastos

Em um momento marcado pela crise política e econômica, o que as empresas não precisam é de um colaborador que vai aumentar os gastos, não é mesmo? Por isso, na carta de apresentação, mencione que você arcará com todas as despesas relacionadas à mudança.

Mostre para o time de RH que você já tem tudo planejado. Mencione que você arcará com os gastos da sua estadia na cidade, incluindo aqueles ligados à realização das entrevistas. Em resumo, diga que você está disposto a pagar tudo para ter a chance de realizar uma entrevista presencial. Essa ação vai garantir pontos extras com os recrutadores, facilitando a sua entrada na empresa.

Dizer que vai mudar de cidade não é o mesmo que mudar-se de fato. Isso significa que você deve convencer o recrutador de que esse é um plano real e que será executado. Para proporcionar mais veracidade à sua afirmação, informe o dia em que você poderá iniciar o trabalho, caso seja contratado. Além do mais, mantenha o foco e demonstre o quanto a empresa tem a ganhar com a sua contratação.

Agora que você já sabe como procurar emprego em outro estado, compartilhe como está sendo a sua experiência com essa tarefa! Já conseguiu algum retorno positivo? Quais foram suas principais dificuldades? Conte para nós aqui nos comentários!

Acessar material

pós-graduação, mercado de trabalho

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS