pós-graduação

Descubra como lidar com mudanças de forma positiva

Ana Flávia da Fonseca
28-04-2018 7:10

John F. Kennedy, o 35º presidente dos Estados Unidos disse, certa vez, que “a mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente perderão o futuro”. Isso significa que é fundamental descobrir como lidar com mudanças de forma positiva.

Não há nada mais confortável e seguro do que uma rotina conhecida e bem previsível. Você acorda sempre à mesma hora, toma as mesmas providências, percorre o caminho até o trabalho no horário previsto, recebe o mesmo dinheiro ao final do mês e paga as mesmas contas. Toda a rotina está bem organizada e nada o surpreende.

Esse é o cenário de um ciclo sem riscos e sem atropelos, mas, também, sem novos desafios e possibilidades. Contudo, a vida não é sempre assim, não é mesmo? Alguns até prefeririam que fosse, outros têm pavor de uma rotina tão milimetricamente planejada.

Pensando nisso, apresentamos, ao longo deste post, alguns elementos que, certamente, poderão ajudar você a encarar as mudanças de forma positiva. Boa leitura!

descubra-como-lidar-com-mudancas-de-forma-positiva

Conscientize-se de que temos, apenas, o controle parcial das coisas

Primeiramente, é altamente recomendável internalizar a seguinte verdade: temos, apenas, o controle parcial das coisas. Em geral, daquelas que nos dizem respeito. Portanto, saiba que você pode fazer aquilo que está ao seu alcance, mas, a parte do outro é do outro. Entender essa questão é um passo importante para aprender a lidar com todas as novidades que surgirem.

Entretanto, também haverá momentos nos quais você não poderá controlar, sequer, as suas próprias ações. Você pode se preparar para fazer uma prova importante para a sua carreira e, no dia do exame, se sentir mal, ficar preso no trânsito ou ter um compromisso urgente na mesma data.

Então, por mais que você tenha se dedicado por meses ou anos, terá que aceitar o adiamento do seu objetivo. Nessas situações, para atuar como um profissional diferenciado, o ideal é não se desesperar e persistir.

Conheça os seus pontos fracos

Em algumas situações, será preciso muito autoconhecimento para aprender a lidar com as próprias inseguranças. Uma vez que nem todas as mudanças são igualmente previsíveis, você deve se esforçar ao máximo para ser flexível e se adaptar rapidamente a novos cenários e situações.

Nesses momentos, é imprescindível conhecer os seus pontos fracos. Por exemplo, se você é muito ansioso e sabe que terá que mudar de casa, prepare uma lista de providências que deverão ser tomadas antes da efetivação da mudança. Ela pode ser assim:

  • Combinar o serviço com o pintor;
  • Programar a entrega dos móveis;
  • Providenciar as documentações necessárias;
  • Pedir uma folga no trabalho para resolver essas questões com tranquilidade.

Além de fazer tudo com antecedência, não deixe de realizar atividades físicas nessa época, pois, elas ajudam muito a aliviar a tensão.

Baixe agora

Atue nos pontos de sua jurisdição

Pergunte-se sempre: essa ação depende exclusivamente de mim?  O que eu posso fazer? Quais partes dependem de outras pessoas e o que eles podem fazer? A partir dessa divisão das tarefas, dê o seu melhor no que foi acordado e fique tranquilo em relação ao trabalho. Cada um deve estar ciente de sua atuação e saber quando as entregas devem ser feitas.

Entenda a mudança como algo positivo

A mudança deve sempre ser entendida como algo positivo. Por mais que muitas mudanças nos abalem ou nos tirem do eixo, elas são oportunidades valiosas para o nosso constante aperfeiçoamento.

A perda inesperada do emprego pode sinalizar que você precisa mudar os rumos profissionais ou, simplesmente, indica a necessidade de dedicar mais tempo à sua capacitação e aprimoramento. A reprovação em um teste que garantiria uma promoção no trabalho pode deixar claro que algumas competências ainda precisam ser amadurecidas.

Ao aceitar o processo de mudança como algo natural e, sobretudo, necessário, lidar com ele se torna mais fácil, possibilitando que você tome decisões mais qualificadas. Se, em vez disso, você ficar se martirizando e contando quantos anos você está na empresa aguardando uma promoção, desperdiçará energia com coisas que não farão a mínima diferença e, logo, perder valiosas oportunidades de se desenvolver enquanto profissional e ser humano.

Ressignifique o que não for positivo

descubra-como-lidar-com-mudancas-de-forma-positiva

Ressignificar as situações é extremamente necessário para quem pretende lidar com as mudanças de forma positiva. Um bom exemplo disso ocorre quando há a necessidade de reformar nossa casa.

De fato, todas as reformas, via de regra, geram algum transtorno. Entretanto, se, em vez de pensar na casa cheia de areia e cimento, você começar a considerar o quanto a sua residência ficará linda ao final do processo, será mais fácil aceitar os desconfortos passageiros.

Você deve lidar com as mudanças profissionais da mesma forma: troca de chefia, troca de unidade de trabalho, mudanças no seu horário e, até mesmo, uma troca de setor. Em alguns momentos, você poderá escolher em que área atuar, mas, em outros, isso não será possível, portanto, tente tirar proveito da situação de mudança e não perca a oportunidade de aprender com ela.

Encontre sempre um valor para ser celebrado

É preciso se abrir às mudanças que a vida nos apresenta. Caso tenha surgido, a partir das alterações sofridas, algo que, inicialmente, você não gostou ou julgou prejudicial, tente reverter esse pensamento para encontrar os pontos positivos desse processo. Comece mudando o seu humor em relação à situação. Evite ficar de cara amarrada e indisposto só porque isso aconteceu. Aceite o novo e comece abrindo um sorriso.

Encontre um valor em meio a essa mudança que possa ser destacado e celebrado. Talvez você tenha deixado uma equipe de trabalho para atuar em uma nova equipe. Identifique as pessoas interessantes que possam contribuir para o seu aprendizado e aperfeiçoamento, ligando-se a pessoas abertas e de bem com a vida.

Não se esqueça de que conviver com pessoas boas nos torna melhores e contribui para que apliquemos, a cada situação específica, a melhor solução para entender como lidar com mudanças de forma positiva.

Gostou do nosso artigo? Como você tem lidado com as mudanças que permeiam nossas vidas? Deixe um comentário no post e divida conosco a sua experiência!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos