pós-graduação

Descubra como fazer networking de forma eficaz

Fábio Albuquerque
13-09-2018 7:32

Está em busca de melhores oportunidades de carreira, mas ainda não sabe muito bem como fazer isso? Que tal começar descobrindo como fazer networking?

O networking é uma prática que serve para construir uma rede de relações profissionais. Em outras palavras, ele aproxima pessoas com interesses semelhantes, em que os envolvidos dão e fornecem apoio. Independentemente da idade, tempo de experiência e área de atuação, todo profissional pode se beneficiar com muitas oportunidades imperdíveis na carreira, desde que façam o networking da maneira correta.

Se conectar as pessoas certas pode ser o caminho que levará sua carreira para onde você quiser. Hoje, os relacionamentos profissionais saudáveis constituem um grande diferencial no mercado.

Neste post você aprenderá como fazer networking de forma eficaz e se aproximar de pessoas com potencial de abrir grandes portas em sua trajetória. Acha que vale a pena apostar? Continue a leitura e descubra o que precisa fazer!

descubra-como-fazer-networking-de-forma-eficaz

Defina o seu objetivo

Antes de qualquer coisa, você precisa identificar qual é o seu objetivo profissional: necessita de investidores para uma ideia? Quer uma vaga em uma grande empresa? Qual área e qual cargo lhe interessam?  

A partir do momento em que definir claramente a meta, será muito mais fácil direcionar esforços para alcançá-la. Procure tomar decisões realistas e que sejam condizentes com o seu perfil. Assim, você pode traçar um plano que faça sentido com o que pretende conseguir.  

Pense na sua formação, nas experiências que acumulou até agora, nas especializações e demais cursos que concluiu — tudo isso deve ser considerado. Afinal, você precisará se valorizar e mostrar que tem todas as qualidades necessárias para conseguir o que deseja.

Participe de eventos

Com o objetivo em mente, é hora de entrar em ação. Pesquise por workshops, palestras e demais eventos relacionados ao seu assunto de interesse e, sempre que possível, compareça. Eles são as melhores opções para construção de seu networking.  

Em eventos, muitos profissionais que são referências em seu segmento estarão disponíveis para compartilhar conhecimento e trocar contatos. Nesse processo, nada é melhor do que o contato cara a cara. Aproxime-se e inicie contato de forma cordial, assim você pode dar início a bons contatos futuros.  

Baixe agora

Distribua cartões de visita

Em cada evento, você terá a oportunidade de conhecer dezenas de pessoas. Após se apresentar e conversar brevemente com elas, distribua o seu cartão de visita. Isso contribuirá muito para que você seja lembrado posteriormente.

Na hora de fazer o cartão, opte por modelos que apresentem os seus dados — nome, e-mail, telefone, redes sociais e página na web — de forma clara e direta, sem deixar o espaço muito poluído.

Crie coragem

Não tenha medo de abordar seus alvos. Mesmo que seja tímido e ainda pouco conhecido em sua área de atuação, crie coragem porque todo o esforço valerá a pena. É importante em cada conversa pedir licença, cumprimentar e sorrir — isso conta muito para ganhar a simpatia das pessoas. Procure circular pelo ambiente e ser proativo ao tomar a iniciativa para um bate-papo.

É crucial que você seja sincero e não queira parecer outra pessoa, pois a autenticidade é muito valorizada no meio empresarial. Portanto, conheça as suas qualidades, descubra como explorá-las em prol do seu objetivo e busque se desenvolver no que é frágil, sem mentir. Ah, e tome cuidado para não parecer desesperado. Aguarde a sua vez de falar e aja com segurança.

Compartilhe experiências

O networking é uma via de mão dupla. Então, ao mesmo tempo em que fala sobre os seus desejos e conhecer práticas de sucesso, compartilhe experiências que possam ajudar outras pessoas também. Pegue os cartões de visita delas e pense se pode auxiliá-las com alguma indicação ou com o envio de algum material interessante.

A eficácia do networking está no envolvimento mútuo. Ou seja, tem que ser bom e produtivo para todas as partes envolvidas.  

Não se esqueça que no ambiente de trabalho também é necessário mostrar que é um bom funcionário e ser bem-visto pelos colegas. O futuro pode reservar surpresas em lugares nunca imaginados. Portanto, seja generoso, reconheça o bom trabalho dos colegas e busque auxiliar os outros sempre que possível.

descubra-como-fazer-networking-de-forma-eficaz

Faça follow up

No dia posterior a uma abordagem é indispensável que você faça follow up. Isso significa dar retorno ou buscar resposta de alguém. Para isso, reúna os cartões de visita que pegou e mande um e-mail para agradecer pela conversa ou enviar algum material.  

Se o contato for muito promissor ou a conversa deixou pontos pendentes, marque uma reunião. Aproveite também para já incluir os números de telefone como seus contatos.

Explore as redes sociais

Atualmente, a internet ocupa um papel enorme na vida das pessoas. Muito além do entretenimento, as redes sociais também são ótimas para que você conheça pessoas valiosas. Nossa recomendação é que você explore todas as possibilidades que elas oferecem. O LinkedIn, por exemplo, tem o potencial de conectar você a grandes oportunidades, graças à presença de inúmeros recrutadores e profissionais que fazem indicações para as melhores vagas.

Você pode estudar e escrever artigos sobre a sua área de interesse. Neles, compartilhe curiosidades, aprendizados, experiências, práticas que deram certo e também as que falharam. Fazendo isso, ao mesmo tempo em que ajudará inúmeros colegas, você conseguirá chamar a atenção e voltar olhares importantes para o que tem a dizer. Lembre-se: quem não é visto, também não é lembrado.

Seja persistente

Os frutos do networking não costumam ser imediatos. Ao fazer uso dessa prática, tenha em mente que os resultados podem demorar. Durante a espera, é crucial que não desista e mantenha o trabalho, buscando sempre ampliar sua rede.

Continue frequentando eventos, escrevendo e divulgando artigos. Aprimore-se com especializações e cursos de pós-graduação. Ao mesmo tempo em que constrói oportunidades em longo prazo você também deve investir em si mesmo — para que esteja preparado para abraçá-las.

Agora que você já sabe como fazer networking, coloque as dicas em prática, e dê os primeiros passos para dar um novo sentido para a sua carreira.  

E aí, o que achou do artigo? Você tem mais dicas para conseguir garantir uma boa rede de contatos? Compartilhe com a gente nos comentários!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos