Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Descubra como equilibrar vida pessoal e profissional

Postado por Fábio Albuquerque

As mudanças no mercado de trabalho trouxeram desafios que temos que enfrentar todos os dias. Um desses, sem dúvida, é como equilibrar vida pessoal e profissional.

Separar tempo para cuidar de si, da família, ter atividades de lazer, atender as demandas de trabalho e ainda planejar o futuro da carreira aumentam a dimensão desse desafio.

Executivas, em especial, precisam lidar com esses conflitos de gestão de tempo, pois são muito exigidas na vida profissional e são o suporte essencial na vida da família.

Possuidoras de um perfil dinâmico, multitarefa e ágil em lidar com contingências, acabam recebendo alta carga de demandas de fora do trabalho, o que exige maior esforço e planejamento.

Confira as 6 dicas que separamos para que você consiga equilibrar vida pessoal e profissional!

descubra-como-equilibrar-vida-pessoal-e-profissional.jpg

1. Pratique o autoconhecimento

Condição fundamental para alcançar equilíbrio, o autoconhecimento permite conhecer suas virtudes desenvolvidas, potenciais em desenvolvimento, pontos de melhoria e limites.

Sem um claro conhecimento desses aspectos, será difícil determinar seu status atual e, consequentemente, o posicionamento futuro: onde chegar, etapas a vencer, como e quando alcançar.

Pelo autoconhecimento, você conseguirá determinar quais atitudes e hábitos a impediram de alcançar seus objetivos, corrigindo posturas e evitando erros futuros.

Essa prática lhe proporcionará o desenvolvimento de inteligência emocional, tornando mais fácil evitar e administrar conflitos de relacionamentos em ambas as esferas, trazendo clareza e leveza nas tomadas de decisão.

2. Organize-se

Demandas não param de chegar, muitas solicitações "para ontem", pedidos de ajuda, tudo isso dentro das 24 horas de um dia.

Se apagar incêndios não é sua profissão, deixe isso claro para todos. Algumas tarefas são realmente urgentes, mas é você quem precisa decidir sobre isso. E é preciso agir para que a urgência não vire parte da rotina.

Muitas vezes, as urgências acontecem porque alguém não fez o que tinha de fazer no tempo certo. Detectar essas situações lhe dará uma ferramenta para evitar demandas que consomem seu tempo e atrasam as outras tarefas.

É essencial praticar uma boa gestão do tempo. Procure evitar distrações, mensagens inoportunas e principalmente aquela ansiedade por checar seus e-mails a todo momento.

Utilize-se da tecnologia para automatizar ações rotineiras, use e abuse da agenda e aplicativos de lembretes e incentive outros a fazerem o mesmo.

E lembre-se: você está buscando como equilibrar vida pessoal e profissional. Incentive todos que a cercam a adotarem essas práticas. Principalmente a família e amigos.  Alta produtividade beneficia a todos.

Baixe agora

3. Delegue tarefas

Você não pode fazer tudo sozinha. Carregar o mundo nas costas é tarefa hercúlea e impossível.

Selecione tarefas que outras pessoas podem fazer, sem comprometer os resultados, e delegue. Oriente, treine se necessário, e cobre apenas os resultados.

Ao fazer isso em casa e no trabalho, os resultados serão animadores. Os envolvidos experimentarão os sentimentos de realização e satisfação e estarão motivados a cooperar ainda mais.

Essa atitude significa mais tempo para você pensar, planejar e viver.

4. Estabeleça prioridades

Na vida pessoal e profissional, estabelecer prioridades a ajudará a dar foco às atividades que, além de gerar mais produtividade, produzirão realização e satisfação. Esses sentimentos alimentam a motivação e minimizam o cansaço e o estresse.

Ordenar as atividades por prioridade é um importante passo para liberar a mente de preocupações com tarefas de menor relevância — que, entretanto, podem demandar muito tempo e esforço.

Ao listar prioridades para seu próprio desenvolvimento, vale pensar em aprender outro idioma, ampliar o networking e planejar o futuro da carreira.

Desnecessário dizer que o planejamento da carreira passa, necessariamente, pelo aperfeiçoamento e especialização. E as melhores oportunidades surgem para as pessoas mais preparadas.

Considerada um diferencial no passado, a especialização se tornou uma necessidade. Por isso, pesquise bastante antes de fazer uma pós-graduação. Encontre as opções de MBA ou pós-graduação que melhor se encaixem em seu planejamento de carreira e venham ao encontro de seus objetivos.

como-equilibrar-vida-pessoal-e-profissional.gif

5. Planeje como equilibrar vida pessoal e profissional

Um planejamento eficaz compreende vida profissional e pessoal. Mesmo porque não conseguimos nos dissociar, uma vez que ideias e soluções aplicáveis em ambas as esferas nos ocorrem a todo o tempo, onde quer que estejamos.

Por isso, o planejamento é considerado o roteiro de sua vida. Idealize, sonhe, desenhe os melhores caminhos a seguir, que ferramentas serão necessárias, objetivos a alcançar e os meios necessários.

No planejamento de carreira, se você atua na área de humanas, algumas opções surgem com perspectivas animadoras. No MBA em Gestão Empresarial, você ampliará seus conhecimentos e poderá oferecer serviços mais abrangentes. Em Gestão de Pessoas, você se tornará especialista no principal patrimônio das organizações.

E, se o Direito é uma área atraente, a especialização em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho poderá abrir oportunidades em várias frentes.

Expandindo ainda mais os horizontes no Direito, sua pós-graduação poderá ser em Direito Previdenciário ou Mediação, Conciliação e Arbitragem.

Existe ainda a possibilidade de se tornar um profissional híbrido. As empresas buscam profissionais com esse perfil, pois eles se especializam em áreas diversas, ampliando sua atuação.

6. Envolva os demais

O engajamento de todos é fundamental para o sucesso de seu planejamento. Ao analisar as oportunidades de especialização com sua família e expor às pessoas mais próximas as necessidades de apoio, investimento e eventuais ausências, você provocará o comprometimento de todos.

Os objetivos são mais facilmente alcançados quando todos estão engajados. Colaboradores, pares, amigos e família podem e devem participar de seu planejamento

Se os resultados beneficiarão todos os envolvidos, não apenas você, é justo preparar, principalmente a família, para cooperar durante o período de especialização. O investimento de recursos, esforço pessoal, dias e noites dedicados a aperfeiçoar suas competências por meio do conhecimento trará recompensas permanentes.

Promova a paz entre carreira e vida pessoal. Em alguns momentos de lazer, você poderá ter ideias fantásticas sobre trabalho, e vice-versa. Em momentos no trabalho ou junto aos seus contatos, você receberá sugestões para atividades de lazer e diversão com família e amigos.

Você é uma pessoa plena. Não alimente conflitos entre os aspectos pessoal e profissional de sua vida.

Depois dessas sugestões sobre como equilibrar vida pessoal e profissional, é hora de começar. Mãos à obra!

Queremos ouvir a sua experiência entre vida pessoal e profissional. Deixe seu comentário!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS