Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Descubra como conseguir uma vaga de emprego

Postado por Fábio Albuquerque

Não é novidade para ninguém que o mercado está cada vez mais instável e competitivo. Exatamente por esse motivo, descobrir como conseguir uma vaga de emprego se tornou uma preocupação comum.

Felizmente, existe uma série de providências que você pode tomar desde já para começar a vencer esse desafio! Confira 6 dicas essenciais para quem quer achar o seu espaço no mercado de trabalho:

descubra-como-conseguir-uma-vaga-de-emprego.jpg

Mantenha o seu currículo atualizado

Se você é um profissional realmente interessado naquilo que faz, provavelmente está sempre encontrando formas de se atualizar e de se manter a par de tudo o que acontece à sua volta.

Os eventos e os cursos de formação, de especialização e de pós-graduação que você frequenta serão de grande valia na hora de preencher o seu currículo adequadamente.

Além do mais, muitas empresas de recrutamento consideram um currículo atualizado como um dos fatores de escolha quando estão elegendo algum profissional para uma entrevista de emprego.

Portanto, fique atento para manter esse tipo de informação em dia. Tire um tempo para rever o seu currículo e atualizá-lo com informações relevantes. Feito isso, você estará apto para começar a sua busca.

Não encare o processo como uma jogada na loteria

A pressa, a ansiedade e o desespero para se recolocar profissionalmente pode levar o profissional a enviar currículos e a entrar em contato com diferentes empregadores de uma maneira extremamente ineficiente — e até mesmo inconveniente.

A energia dispendida para enviar diversos currículos sem nenhum resultado poderia ser investida em ações com foco e com estratégia. Uma tática eficiente seria entrar em contato com as empresas com as quais o profissional se identifica e se alinha com o modo de trabalho.

Outro ponto que contribui bastante é averiguar quais empregadores poderiam se interessar mais pelo perfil profissional do candidato. Fugir dessa regra é o mesmo que se deparar com um professor de Matemática buscando vaga para dar aulas de Geografia: simplesmente não funciona!

Baixe agora

Invista no seu autoconhecimento

Não vai adiantar muito seguir os direcionamentos do tópico anterior se você não se conhecer suficientemente bem para fazer as melhores escolhas na hora de enviar o seu currículo.

Por isso, separamos algumas dicas primordiais que poderão te ajudar:

  • Identifique quais são os seus pontos fortes e os seus pontos fracos atualmente na profissão;
  • Pense em que tipo de trabalho você realmente gostar de fazer e que agrega algum tipo de valor para a sua vida;
  • Não tenha medo em reconhecer os seus erros e se aprimorar constantemente;
  • Lembre-se de que se atualizar também faz parte do seu processo de descoberta pessoal;
  • Faça uma pós-graduação e veja como esse investimento pode ser algo de grande valia durante a sua jornada.

Não é à toa que, hoje, profissionais de coaching são requisitados para ajudar diversas pessoas em diferentes níveis de ascensão. Acredite: muitas pessoas que você admira também recebem a orientação de profissionais preparados para ajudá-los nos mais diversos desafios da vida!

Ser graduado deixou de ser um diferencial há bastante tempo. Por isso, não se acomode em uma zona de conforto que só te puxará para baixo na escalada profissional. Esteja sempre aberto para o conhecimento e siga em frente!

Invista na sua rede de contatos

A internet é um meio muito tentador, tanto pelas suas potencialidades quanto pela ilusão de interatividade que pode causar nos mais desavisados.

Não pense que as centenas (ou até os milhares) de amigos no Facebook ou de seguidores no Twitter e no Instagram representam, de fato, uma rede de contatos ativa e produtiva.

Muitas vezes, isso tem mais a ver como uma necessidade de querer ser visto do que realmente estabelecer contatos que serão frutíferos. Para sair dessa cilada, confira os seguintes direcionamentos:

  • Em vez de ater às redes sociais corriqueiras, experimente outras, como o LinkedIn;
  • Pesquise quem são as pessoas de referência na sua área e nos seus trabalhos recentes;
  • Frequente eventos nos quais poderá encontrar pessoalmente colegas da sua área;
  • Procure entender o que é marketing pessoal e se exponha corretamente.

descubra-como-conseguir-uma-vaga-de-emprego.gif

Tenha segurança durante a entrevista

Existem algumas estratégias simples que podem te ajudar bastante no momento de uma entrevista. Muitas pessoas se sentem apreensivas quando finalmente têm essa chance e acabam se atrapalhando desnecessariamente.

Uma das melhores formas de se preparar para uma entrevista é pesquisar um pouco mais sobre a empresa e sobre a vaga a qual você se candidatou. Fazendo isso, você estará se precavendo de ficar sem resposta para as perguntas mais importantes que podem surgir.

Questões básicas como pontualidade e vestimenta adequada (formal e de acordo com a política da empresa) são mais do que fundamentais para o seu sucesso.

Outra estratégia é simplesmente acreditar em você mesmo e agir com naturalidade. Os entrevistadores são pessoas preparadas para identificar posturas falsas e discursos vazios no momento da entrevista. Certifique-se de não cometer essa gafe!

Não deixe o desanimo te vencer

Em situações de crise e de alta competitividade, não pense que você é o único a encontrar dificuldades em conseguir uma vaga de emprego.

Muitas pessoas estarão na mesma situação que você, fazendo tudo o que podem para superar os desafios que encontram. Pense que se você tem caminhado na direção certa e que, ao usar essas estratégias, as suas chances de resolver esse problema podem ser maiores.

Caso as coisas não saiam como o esperado, lembre-se de que não existem garantias na hora de solucionar essa questão. Invista em você e persista até vencer.

Uma última questão que pode te ajudar a ter mais persistência e resiliência nesse momento de desafio é jamais levar para o lado pessoal uma rejeição para uma vaga de emprego.

Fazendo isso, o desânimo só vai aumentar, e você poderá fechar todas as portas nessa mesma empresa que te rejeitou. Tenha a cabeça no lugar, pois isso vai te ajudar a superar as suas dificuldades.

Existe algum ponto sobre como conseguir uma vaga de emprego que você quer que a gente aborde? Conte para a gente aqui nos comentários: nossa equipe está preparada para te ajudar a superar esses desafios o quanto antes!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS