Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Descubra como alcançar o sucesso

Postado por Fábio Albuquerque

Quem dera fosse possível obter os melhores resultados com um estalar de dedos, não é mesmo? A vida certamente seria muito mais fácil e simples! Mas a realidade é bem diferente: como nós sabemos, bons resultados exigem comprometimento. Afinal, nada cai do céu, certo?

O cenário é o mesmo para os profissionais já graduados e que buscam uma oportunidade exclusiva no mercado. Lembre-se de que o mundo está em constante evolução e, para não ficar ultrapassado, é fundamental investir na sua carreira e superar alguns desafios.

Mas calma, não estamos falando de nada impossível. Pelo contrário: com dedicação e persistência, é possível trilhar um caminho gratificante, que será marcado por vitórias e aprendizados.

Se você quer saber como alcançar o sucesso na prática, principalmente no que diz respeito ao mercado de trabalho, esse post é pra você. Confira nossas dicas e descubra como atingi-lo em 7 passos:

descubra-como-alcancar-o-sucesso.jpg

1. Não procrastine

Sabe aquele tradicional ato de deixar para depois? Pois não existe nada mais prejudicial para uma pessoa do que essa mentalidade: quando ela menos espera, já se passaram dias, meses e anos e nada foi feito para sair do lugar.

A procrastinação é um péssimo hábito que pode trazer consequências sérias em diversas áreas da vida, desde a realização de uma pós-graduação para conquistar um cargo melhor até a prática de atividades físicas para ter uma vida mais saudável.

Na rotina dos procrastinadores, a palavra "depois" é praticamente uma constante. O problema é quando eles percebem que, de repente, já se passou tempo demais e os objetivos foram ficando para trás. Fique atento para não cair nessa armadilha, pois essa é uma fórmula certa para atrasar a sua vida.

2. Seja você mesmo

Parece frase de livro de autoajuda, não é? Mas acredite: ser autêntico é fundamental para expandir seus relacionamentos, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Ninguém quer conviver com alguém que simula sentimentos, forja atitudes e oferece sorrisos superficiais. As pessoas são diferentes, e essa é a beleza da vida!

Inclusive, aquilo que você considera estranho pode ser o que te diferencia dos demais e onde está toda a sua graça. Então, assuma sua personalidade e valorize aquilo que te torna único. Pode apostar: ser autêntico vai garantir pontos extras nas mais variadas esferas.

Mas não se esqueça de buscar formas de se tornar ainda mais interessante para as empresas, realizando, por exemplo, uma especialização que seja correlacionada com a sua área de atuação.

Baixe agora

3. Supere o medo

Às vezes, o medo de errar ou buscar mudanças é tão grande que deixa as pessoas paralisadas. Elas preferem não realizar determinada ação ao trabalhar com a possibilidade de fracassar, o que resulta em uma atitude acomodada. Afinal, elas não sabem lidar com possíveis quebras de expectativa.

Se sentir que o medo está paralisando você, estufe o peito e encare agora mesmo os obstáculos, por mais difíceis que eles pareçam. Como seus pais já devem ter dito alguma vez, "o não você já tem, agora é trabalhar para conseguir o sim" — e você o conseguirá somente se sair da zona de conforto.

Fique atento para não deixar que o medo de falhar te impeça de alcançar voos mais altos. Lembre-se que o único empecilho entre você e o seu sonho é apenas você mesmo, e mais ninguém.

4. Tenha força de vontade

Sabe aquelas pessoas que sempre se levantam após um tombo e acreditam que é questão de tempo até conseguir a meta estipulada? Elas são conhecidas, sobretudo, pela sua disciplina e força de vontade, e acredite: essa é uma característica comum de pessoas bem sucedidas.

A perseverança, conhecida também como garra, é fundamental para alcançar a realização plena. Nesse aspecto, a pessoa sabe que pode ter perdido uma batalha, mas não a guerra. Assim, cada dia é um novo recomeço, com infinitas oportunidades e possibilidades de fazer diferente e descobrir como alcançar o sucesso.

5. Desapegue das amarras e das velhas desculpas

Não são raros os casos em que as pessoas se apoiam em desculpas — às vezes sem nenhum sentido lógico — para não seguir adiante. Elas se esquecem, porém, que o mais prejudicado nessa história toda são elas mesmas.

Pare para analisar se você usa justificativas infundadas como escudo para não realizar alguma ação. Caso perceba essa atitude, utilize sua energia, criatividade e força em prol daquilo que deseja. Essas, sim, são fortes aliadas para o seu crescimento profissional e pessoal.

Para se desapegar das antigas amarras e dos velhos hábitos que nunca trouxeram nada de positivo para a sua vida, é preciso primeiro identificar quais são os vícios e costumes que estão atrapalhando a sua trajetória. Ao detectá-los, não pense duas vezes para eliminá-los.

Cabe, aqui, se auto questionar sobre o motivo pelo qual você ainda não começou a sua especialização. O que te impede de dar o próximo passo rumo ao sucesso profissional? Talvez, você esteja se apoiando em desculpas que nem existam mais!

descubra-como-alcancar-o-sucesso.gif

6. Não tenha pensamentos negativos

É bem difícil prosperar se você mesmo já se convenceu de que nada dará certo, não é? "Isso não é para mim", "eu não vou conseguir", "não nasci para ganhar" são pensamentos comuns e perigosos para quem quer prosperar, então fique atento a eles para mudar sua perspectiva.

Para começar, elimine o "não" das suas frases e veja o lado bom de cada situação. Saiba que pensar que as coisas não vão dar certo só vai deixá-lo mais desmotivado, e esse sentimento não o ajudará em nada.

Uma dica aqui é buscar ficar em um ambiente positivo. O mais recomendado é viver rodeado de pessoas com alto astral, que vão fornecer o devido incentivo para que você conquiste suas metas.

7. Mentalize o resultado em longo prazo

Se você atua como enfermeira já há algum tempo, por exemplo, mas quer conquistar o cargo de responsável por todo o setor, é preciso pensar na possibilidade de investir em um curso de especialização em enfermagem, que proporcionará mais aptidão para ocupar a função.

Para que isso ocorra, será necessário fazer certas concessões, diminuindo a sua vida social. Afinal, você terá que conciliar o seu trabalho com uma outra atividade. Apesar de parecer um grande sacrifício em um primeiro momento, pode ter certeza que ao conquistar o seu objetivo, você ficará em êxtase e terá plena certeza de que cada privação e esforço valeram a pena.

Isso mostra que você soube analisar o quadro geral, reconhecendo que no futuro seria recompensado de uma maneira mais satisfatória. Afinal, conquistar a vaga é algo extraordinário e mais vantajoso do que ter algumas horas livres para se divertir.

Perceba, nesse aspecto, que é preciso ter em mente aonde você quer chegar e não abrir mão dos seus sonhos por pequenas recompensas efêmeras. Lembre-se que elas são apenas uma forma de te distrair do objetivo principal.

Como você viu, não existe uma fórmula mágica capaz de mostrar como alcançar o sucesso, mas seguindo essas dicas e criando um planejamento de vida e carreira, você estará um longo passo mais próximo dos seus objetivos!

E você, já coloca em prática alguma dessas ações? Tem outras dicas sobre o assunto para compartilhar com nossos leitores? Conte pra gente aqui nos comentários!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS