pós-graduação

Descubra as principais características de um profissional de sucesso

Fábio Albuquerque
01-11-2018 6:52

São muitos os fatores que contribuem para o sucesso de uma carreira. Entre eles, estão as competências, as qualificações e o nível de esforço que você faz para se destacar. No entanto, você sabe quais são as principais características de um profissional de sucesso?

Proatividade, capacidade de resolver problemas, poder de persuasão, coragem e comprometimento são algumas delas — tão importantes que, dependendo do contexto, podem se transformar em critério na hora de escolher um entre dois ou mais candidatos para uma vaga.

Nos últimos anos, vimos surgir e crescer uma crise econômica que causou retração no mercado — diminuindo a quantidade de vagas e aumentando o nível de competitividade entre os profissionais. Por isso, é importante que você faça uma autoavaliação para aprimorar ou adquirir alguns diferenciais.

Continue a leitura e saiba mais sobre as principais características de um profissional de sucesso!

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Proatividade

O profissional proativo tem um comportamento de antecipação, no qual não espera para tomar certas iniciativas — como criar projetos, resolver problemas, organizar tarefas ou colocar em prática qualquer outra atividade sem depender de uma ordem.

Trata-se de um nível de independência muito admirado nas empresas, pois algumas atividades não necessitam de um pedido ou uma demanda para que sejam executadas. Basta ficar atento à rotina.

Se a entrega do relatório semanal acontece toda sexta-feira, por que esperar que o seu gestor ou alguém solicite isso? O mesmo vale em outras situações em que você tem a liberdade para agir.

Quem é proativo está em constante busca por novos desafios, solucionando diferentes problemas e conseguindo os melhores resultados. Como toma a iniciativa, consegue o bom andamento dos processos para si e os demais colegas.

Persuasão

Outra das características de um profissional de sucesso é a persuasão: capacidade de fazer alguém agir a partir de uma técnica de comunicação. Não se trata de convencer uma pessoa, ok? Convencer significa vencer por argumentação.

A pessoa persuadida pode até não concordar com você, mas ela se rende ao que foi solicitado e faz por livre e espontânea vontade — o que é muito bom para que seja mantido um clima harmonioso no ambiente de trabalho.

A persuasão ajuda a construir sua autoridade profissional, principalmente como líder. Ela apela para aspectos como as vontades e as emoções das pessoas, servindo para solidificar a empatia entre vocês.

Quem sabe persuadir consegue negociar bem, abrindo portas para oportunidades variadas. Se você domina a técnica, é capaz de orientar melhor uma equipe de profissionais por meio do compartilhamento de ideias.

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Comprometimento

Característica básica para todo profissional de sucesso, não é verdade? O fato é que, mesmo sabendo disso, nem todos as pessoas se envolvem com seus respectivos papéis nas empresas.

Quem pensa em finalizar suas tarefas, ir embora e receber o pagamento no fim do mês não é um profissional comprometido. Isso traduz aquela máxima do “não fez mais do que a obrigação”.

O conceito de comprometimento está relacionado com o de responsabilidade, ou seja, tudo o que for realizado por você deve ser encarado com compromisso. Não basta fazer o seu, é preciso se preocupar com o conjunto.

O profissional comprometido entende que ele faz parte de algo maior e que, para que a empresa funcione corretamente, todos devem funcionar em perfeita sincronia. Por isso, faz o necessário para que haja sincronia entre seus colegas.

Coragem

Soa cômico, mas a palavra coragem desencoraja pessoas a falar sobre o assunto. Em determinadas empresas, ela é vista com um olhar de desconfiança — pois é associada a uma atitude de risco.

O fato é que ter coragem não significa adotar uma postura de ações repentinas, ousadas ou sem planejamento. O profissional corajoso é transparente em relação às próprias necessidades e limitações.

Trata-se de uma característica muito importante para as organizações que valorizam a transparência em sua cultura, pois seu colaborador sabe quais são seus limites, receios e temores.

Mais importante do que isso, a coragem faz com que o profissional entenda que todos os desafios devem ser encarados de frente. Em vez de buscar subterfúgios, o corajoso corre atrás das estratégias que valorizam o time e trazem resultados.

Flexibilidade

Para ser um profissional de sucesso, não basta ter apenas um excelente currículo e qualificações técnicas. É preciso ser valorizado no ambiente de trabalho. E a flexibilidade é a característica que o ajuda a alcançar esse patamar.

Uma boa dose de flexibilidade oferece uma certa resistência às mudanças — algo fundamental no atual contexto no mercado de trabalho. Com o surgimento de novos processos e tecnologias, surge a necessidade e aprender e se adaptar constantemente.

Mas mudanças geram incômodos. Para muitos profissionais, sair da zona de conforto não é uma tarefa das mais fáceis — eles evitam correr riscos. O principal benefício da flexibilidade é aprender a se moldar a qualquer situação.

Destacamos que ser flexível não significa se deixar manipular, deixar de ter opiniões ou parar de expôr ideias. Você pode fazer tudo isso e muito mais, sempre agindo com naturalidade diante de diferentes circunstâncias.

Resiliência

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Você sabia que as empresas preferem contratar profissionais resilientes? Ser resiliente significa superar e se adaptar em várias situações, de diferentes níveis de risco e dificuldade.

Esse conceito tem a ver com o de flexibilidade, mas vai além. Além da questão da adaptação, o profissional resiliente sabe que não deve deixar que as emoções tomem conta das suas atitudes no dia a dia.

Afinal, em momentos de pressão, é comum que as emoções se sobressaiam à capacidade de ser mais lógico e racional. Por isso, o resiliente procura saídas para não ser reativo. Ele lava o rosto, respira fundo ou até medita para se acalmar.

No ambiente de trabalho, você enfrenta desafios que precisam ser superados da melhor maneira. Por mais difíceis que sejam, torna-se complicado passar por eles sem se recuperar ou aprender com essas experiências.

Capacidade de aprender

O conhecimento é algo que se renova constantemente. O que você viu na faculdade, por exemplo, talvez já esteja desatualizado. Por isso, é importante buscar novos conhecimentos e outras maneiras de aprender.

Cursos de idiomas, pós-graduação, extensão ou capacitação servem para atualizar você com as demandas do mercado. Trata-se de um diferencial para a sua carreira.

Aquele profissional que deixa de aprender com os próprios erros e ignora a necessidade de buscar conhecimentos, se torna menos desejado pelas organizações, independentemente de sua área de atuação.

Essa e as demais características de um profissional de sucesso que foram citadas neste texto servem para que você reflita sobre sua situação. Tenha sempre em mente que para alcançar o patamar desejado, é necessário investir no desenvolvimento de cada uma delas.

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