Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Descubra 10 vantagens de fazer um MBA

Postado por Fábio Albuquerque

Após concluir a graduação e se estabelecer na carreira, muitos profissionais ficam em dúvida sobre o próximo passo a ser tomado e questionam as vantagens de fazer um MBA. O curso de especialização é uma das possibilidades para quem deseja ser reconhecido e tem se tornado um pré-requisito para conquistar posições de liderança em grandes corporações.

Diferente de outros tipos de especialização, o MBA é um curso superior lato sensu, voltado para o setor gerencial ou administrativo. É ideal para quem gosta de estudar apenas assuntos diretamente relacionados a sua profissão e tem menos tempo para se dedicar, se o compararmos por exemplo com a frequência exigida pela graduação.

Porém, esses não são os únicos benefícios obtidos com o MBA, há diversas outras vantagens neste tipo de diploma. Ele permite ao aluno um foco mais corporativo, dando maior preparo para administrar negócios e atuar na gestão de empresas ou setores específicos.

Outra possibilidade do curso é ampliar os horizontes, permitindo um reposicionamento profissional ou até mesmo mudança de área. Quer saber mais sobre essa modalidade de certificação?

descubra-10-vantagens-de-fazer-um-MBA.jpg

Quais são as vantagens de fazer um MBA?

1. Aumenta a base de contatos com a especialização

Com uma ampla rede de conexões, são maiores as chances de não perder oportunidades, como indicações de trabalho, recomendações de eventos relacionados a carreira ou criar laços com profissionais renomados.

O networking ainda é decisivo no meio corporativo, servindo como elo entre colegas de profissão ou instituições, tanto para quem busca um novo emprego quanto para aqueles que visam maior destaque.

2. Permite a realização do seu marketing pessoal

Além de ampliar o número de contatos do aluno, o MBA também permite que as empresas vejam o profissional como alguém empenhado em se manter atualizado, com mais profundidade em questões executivas.

3. Conquista uma remuneração maior

Critérios como experiência e capacidade de trazer resultados para a empresa são indicativos de competência, mas o diploma de MBA pode ser crucial para um aumento de salário, promoção de cargo ou até mesmo contratação em outra companhia do mesmo ramo.

4. Valoriza o currículo

Com o mercado de trabalho tornando-se mais competitivo, o diploma de graduação não tem o mesmo peso de antes. Ele continua sendo importante, mas não oferece a oportunidade de aprofundar conhecimento.

Há pouco tempo, bastava fazer graduação para estar à frente dos outros candidatos na hora da entrevista. Hoje, a situação é diferente. Como o acesso à universidade está facilitado, o MBA é um plus, uma oportunidade de mostrar expertise em determinada área e se destacar dos demais — tudo isso descrito no currículo.

5. Mais conhecimento para a solução de conflitos

No ambiente profissional, o MBA serve para dar maior preparação ao aluno, permitindo que ele esteja pronto para tomar decisões e resolver problemas com mais autonomia. Quem se forma em uma especialização mostra inclusive a capacidade de arriscar de forma acertada, com base no aprendizado e vivência acadêmica.

Baixe agora

6. Possibilidade de alteração de área

Além de trazer benefícios que alavancam a vida profissional, o MBA pode servir como atalho para outros setores, direcionando o estudante para uma profissão distinta, dependendo da formação inicial. Portanto, a especialização serve também como recurso para conduzir a carreira para outra direção, desde que relacionada com a graduação.

7. Possibilidade de abrir seu próprio negócio

Com o aprendizado na prática, obtido pelos anos de trabalho, aliado ao domínio de disciplinas atuais, o profissional pode atuar como empreendedor em sua área, estando mais bem preparado para lidar com o mercado.

Muitas empresas contratam consultores para suprir a demanda de projetos temporários, reduzindo o custo que teriam com a contratação permanente do profissional. Como prestador de serviço, o consultor expande seu leque de alternativas em um cenário de crise financeira ou desemprego.

8. Chance de se tornar um expert no seu ramo

Os conteúdos da graduação são aprofundados durante o curso de MBA, já que muitas disciplinas costumam ser removidas da grade curricular para dar ao graduado conhecimento mais abrangente.

A ênfase escolhida na especialização entrega ao aluno mais uma fatia de mercado para ser explorada, sendo um passo adiante para aplicar conhecimentos que até então estavam no campo da teoria.

9. Acesso a informações, palestras e conferências relevantes para a carreira

A convivência do aluno com professores e colegas permite o debate de ideias e troca de experiências. A faculdade é, acima de tudo, um ambiente que proporciona a discussão de assuntos relativos ao curso e o encontro de pensamentos em comum.

Essa atmosfera rica de trajetórias profissionais diversas possibilita a abordagem e reflexão de temas complexos, tendo como exemplo situações reais enfrentadas por gestores ou líderes de mesma formação.

10. Reciclagem de alto nível

Estar atualizado é um requisito básico para manter-se ativo em qualquer profissão. O estudo funciona como um aperfeiçoamento em determinada área, assim como permite a descoberta de conteúdos já abordados na graduação por uma ótica diferente.

Esta nova percepção de um especialista em desenvolvimento é como um upgrade, com a vantagem de adicionar ao currículo conhecimentos particulares de certo nicho de mercado.

O que mais é preciso saber para fazer um MBA?

Para fazer o planejamento de seus próximos passos, a fim de atingir seu objetivo profissional, é preciso ter em mente qual será a finalidade do MBA. Seja ela assumir um cargo de gestão, receber uma promoção, valorizar a remuneração, atualizar os conhecimentos ou trabalhar em outro setor.

É importante escolher um curso que esteja de acordo com a meta estabelecida, avaliando as disciplinas, a instituição e sua relevância perante os empregadores. Investir em outras formas de aperfeiçoamento aliadas ao certificado de especialização, como um novo idioma, agregará mais prestígio e autoridade ao acadêmico.

Após analisar as vantagens de fazer um MBA e o valor agregado para o futuro profissional, também é necessário escolher uma faculdade que supra as necessidades do aluno e vá de encontro com suas expectativas.

Agora que você já conhece as vantagens de fazer um MBA, veja mais informações no site para conhecer os cursos do Unipê. Se ficou interessado, basta comentar aqui no post!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS