pós-graduação

Conheça a história de 5 pessoas inspiradoras

Mariana Brito
08-05-2018 9:18

Algumas pessoas são verdadeiras fontes de inspiração, seja pelo trabalho que desenvolvem, as suas histórias de vida e superação ou ainda por impactarem a sociedade de alguma maneira, marcando o campo social, político, artístico, entre outros.

Não é por acaso que elas despertam curiosidade. Afinal, saber mais sobre pessoas inspiradoras pode ser o primeiro passo para se tornar uma, não é mesmo?

No artigo de hoje, trazemos 5 dos indivíduos que marcaram ou ainda marcam a história do mundo e como eles podem inspirar a sua carreira. Continue a leitura e conheça as histórias, feitos e superações dessas personalidades!

conheça-a-história-de-5-pessoas-inspiradoras-unipê

1. Leonardo da Vinci

Leonardo di Ser Piero da Vinci, ou simplesmente Leonardo da Vinci, foi um pintor, engenheiro, arquiteto, escritor e músico (entre outras definições) nascido em Anchiano, Itália. Famoso por sua grande contribuição para a arte, da Vinci também é uma inspiração de carreira para profissionais de todas as áreas.

Apesar de suas práticas pouco ortodoxas, que hoje poderiam ser vistas como uma lacuna à alta performance, Leonardo da Vinci é uma dessas pessoas inspiradoras. Inquieto, mas altamente criativo, da Vinci não tinha tanto foco, mas se destacava por sua curiosidade sobre tudo o que acontecia ao seu redor.

Essa busca por conhecimento é algo bastante valorizado na atualidade, bem como a multidisciplinaridade, quer um exemplo? É só observar como a tecnologia e design (arte) se fundem na criação de diversos produtos que utilizamos no dia a dia.

Assim, podemos pegar como lição de Leonardo da Vinci o seguinte fato: as pessoas que são capazes de transitar por diferentes áreas conseguem se adaptar à realidade mutável atual. Além de garantir uma carreira mais longa, é possível ter curiosidade em aprender e se manter aberto ao novo, o que contribui para o seu sucesso.

Baixe agora

2. Walt Disney

Walter Elias Disney, conhecido como Walt Disney, foi um produtor, roteirista, animador e empreender nascido em Chicago, Estados Unidos. Famoso por seu conglomerado de parques temáticos homônimos e por ter criado os personagens e desenhos mais marcantes de todos os tempos, ele foi um verdadeiro gênio da criatividade do século XX.

No entanto, a história de Disney mostra que os caminhos percorridos por ele nem sempre foram de sucesso. Além de ter sido demitido do jornal em que trabalhava, ele chegou a montar uma pequena produtora com o irmão e um amigo. Mas no começa ele precisava pagar para distribuir os seus filmes e teve até ideias roubadas pelo patrão para quem desenhava.

Mas Disney não desistiu e criou aquele personagem que seria o seu passaporte para o estrelato e o sucesso: Mickey Mouse. Depois disso, a carreira dele deslanchou e vieram outros personagens e a construção de um dos maiores impérios de animação, que até hoje encanta milhões de pessoas pelo mundo.

A lição que podemos tirar tanto de sua vida quanto de sua carreira é que, apesar do fracasso e críticas, Walt Disney não deu ouvido às pessoas, pois ele sabia do seu potencial, além de manter uma postura resiliente e de quem não desistiu do seu sonho.

Esse é um ensinamento que precisa ser levado ao dia a dia do profissional moderno: não desistir quando os obstáculos aparecerem, ainda mais considerando a atual competitividade. Logo, é preciso estar preparado, se especializar.

3. Arianna Huffington

A greco-americana Ariánna Stassinópulos, mais popularmente conhecida como Arianna Huffington, nascida em Atenas, é um dos nomes mais populares quando se fala em publicações online. Não é à toa que o seu jornal Huffington Post é bastante popular em vários países. No entanto, nem tudo começou tão fácil para ela.

A autora, escritora e economista trabalhou em jornais, e quando tentou deslanchar a sua carreira como escritora, teve suas publicações 36 vezes rejeitadas por editoras, antes mesmo de criar o seu site Huffington Post, que também demorou a chegar ao sucesso atual. Quando foi lançado, ele recebeu uma série de críticas da mídia.

Mas isso não impediu Arianna de continuar o seu projeto de construir um site agregador de notícias na web. O portal se tornou um sucesso, tendo mais acessos que o famoso The New York Times, além de receber um dos prêmios americanos de jornalismos mais importantes, o Pulitzer.

Em 2007, Ariánna entrou na lista das 100 mulheres mais influentes do mundo, da revista Time. Pouco tempo depois, sofreu com a Síndrome de Burnout pelo excesso de trabalho.

No entanto, isso só fez com que ela vivesse a partir de um novo propósito: o equilíbrio da vida pessoal e profissional. Ela chegou a escrever livros como a "A Terceira Medida do Sucesso", no qual fala sobre não sofrer com projetos inacabados, ter um tempo para si, mantendo sempre atenção ao estresse e rotina acelerada para alcançar o bem-estar. Um verdadeiro exemplo!

conheça-a-historia-de-5-pessoas-inspiradoras

4. Edgard Corona

Não poderíamos deixar de destacar os brasileiros nessa lista de pessoas inspiradoras. O nome que destacamos agora pode não ser muito comum, mas, com certeza, você já deve ter ouvido falar ao menos uma vez dos negócios desse empresário. Estamos falando de Edgard Corona, fundador do grupo Bio Ritmo, que inclui a rede de academias Bio Ritmo e Smart Fit.

Formado em engenharia química, Corona começou a sua vida profissional na indústria de açúcar da família, onde atuou durante 14 anos no interior de São Paulo, onde nasceu.

No entanto, foi em 1996 que ele decidiu se desligar do setor e fundou a sua primeira academia a Bio Ritmo. Hoje, ele possui mais de 360 unidades espalhadas pelo país e pela América Latina, um modelo em franca expansão.

O segredo do para ser bem-sucedido? Corona apostou na popularização das atividades físicas e adotou um modelo de academias não só acessível, mas também de alta qualidade, tal como os estabelecimentos premium do setor, com o benefício de cada um determinar a sua própria rotina de exercícios.

Em um artigo para a Endeavor, Edgar Corona destacou que "tudo, como você deve saber, começa com um propósito. Mas um propósito verdadeiro, de realmente transformar a sociedade — se você pensar só em dinheiro, é bem provável que não chegue a lugar nenhum".

É essa lição que fica para os profissionais: é preciso ter um propósito claro e seguir pelo caminho para alcançá-lo. Ou seja, de nada adianta querer mudar de profissão apenas para ganhar mais dinheiro, é preciso se encaixar naquela nova realidade.

5. Robinson Shiba

As pessoas que servem de inspiração para outras costumam enfrentar diversos desafios e superações antes de atingirem o sucesso. Um dos maiores empresários brasileiros do setor de alimentação em restaurantes é um exemplo para quem deseja começar a empreender.

Robinson Shiba, fundador da rede China in Box, nascido em São Paulo, foi estudante de odontologia e nem ao menos sonhava em empreender no setor gastronômico. No entanto, tudo mudou após ir aos Estados Unidos fazer um curso de aperfeiçoamento em inglês.

Lá, Shiba foi assaltado e perdeu todo o seu dinheiro, tendo que arrumar um emprego para se manter no país. Foi então que ele viu o quanto as pessoas consumiam comida pronta e que o modelo poderia ser adaptado à realidade brasileira.

Ao retornar ao Brasil, em 1988, Robinson não aplicou de imediato a sua ideia. Ele passou 4 anos estudando e pesquisando formas de aprimorar o negócio. A certeza de que vender comida chinesa no Brasil era um bom negócio fez com que ele iniciasse as operações da China in Box, em 1992.

O sucesso do empreendimento logo despertou a vontade de abrir franquias. Atualmente, a rede conta com centenas de lojas espalhadas pelo país.

As lições de Robinson para os profissionais são várias. Podemos destacar a mudança no rumo da carreira e a preparação, especialização para atuar na nova área. Esses dois fatores combinados aumentam muito as chances de sucesso em qualquer segmento que você decidir atuar.

As pessoas inspiradoras são um exemplo de resiliência e de que os momentos ruins precisam ser enfrentados para que se ganhe mais força. Todas as pessoas que mostramos no artigo têm uma característica comum: a capacidade de ver além do seu tempo e não desistir do seu sonho!

E então, gostou do nosso artigo? Conhece outras pessoas inspiradoras que gostaria de destacar? Deixe o seu comentário e participe!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos