pós-graduação

Conheça 5 motivos para continuar aprendendo

Fábio Albuquerque
20-11-2018 8:22

O mercado de trabalho já não é mais o mesmo de quando seus pais, tios e avós tinham a sua idade. Ele exige do profissional atual uma capacidade maior de adaptação para acompanhar as novas tecnologias, os processos e as metodologias inovadoras. Por isso, é fundamental continuar aprendendo.

Ter um diploma de graduação já não é suficiente no mercado atual. Mais competitivo, dinâmico e exigente, ele busca por perfis profissionais diferenciados. Assim, há necessidade de aprimorar conhecimentos, adquirir habilidades e ser criativo. É preciso ir além e estar um passo adiante para se destacar.

Continue a leitura e conheça 5 motivos para continuar aprendendo. Seja o profissional que você tanto deseja!

conheca-5-motivos-para-continuar-aprendendo

1. Exercitar o cérebro

Você sabia que exercitar o cérebro é tão importante quanto a prática de atividades físicas? Estimular esse órgão com frequência é um hábito que desenvolve diferentes habilidades. Isso influencia o funcionamento da rede sináptica, composta pelas células que transmitem os impulsos nervosos.

Quando ela é incitada, surgem novas conexões e impulsos ainda mais fortes. Manter essa parte do corpo ativa colabora com o desenvolvimento do raciocínio, ativando áreas como a memória, a estruturação lógica e as operações mentais. Você precisa praticar para não ficar enferrujado.

Essa prática tem até um nome, “neuróbica” — uma mistura de neurociência e aeróbica. Faz parte dela atividades como:

  • Resolver caça-palavras;

  • Usar a mão contrária em situações inusitadas;

  • Assistir a filmes legendados no idioma original;

  • Tentar a leitura de um texto visto pelo espelho;

  • Fazer contas à moda antiga, entre outras.

Os exercícios de “neuróbica” permitem que você descubra o que o faz sentir bem, além de enxergar seu potencial em diversas áreas. Por meio deles, tanto a memória quanto a concentração ganham um reforço e seu raciocínio passa a ser mais rápido, o que o ajuda a adquirir novas habilidades e aperfeiçoar conhecimentos.

Baixe agora

2. Adquirir novas habilidades

Aprender um novo idioma ou descobrir como tocar um instrumento musical são novas habilidades adquiridas — a melhor forma de maximizar suas chances por boas colocações no mercado de trabalho. Trata-se de algo que deixa você mais feliz e realizado. Contudo, essa nem sempre é uma tarefa fácil.

O aprendizado de coisas novas ajuda a estimular o cérebro, fazendo com que ele se altere de forma substancial — incluindo a melhoria da memória, aumento da inteligência verbal e aprimoramento das capacidades linguísticas. Quando você se esforça por algo novo, a habilidade se torna cada vez mais fácil e presente no seu cotidiano.

Em outras palavras, podemos afirmar que a prática de experiências antes desconhecidas reduz a intensidade de trabalho do cérebro. Vem daí a necessidade de sempre adquirir novas, para que ele continue em movimento. Por isso, vale a pena investir em cursos de idioma, extensão, pós-graduação e até passatempos.

Antes de escolher um curso, garanta que você esteja pronto para aprender. Será necessário ter bastante disposição para obter resultados significativos. Além disso, verifique como a nova habilidade contribuirá para os seus objetivos. Perceba, também, como você aprende melhor e consiga o apoio certo para prosseguir.

3. Aperfeiçoar conhecimentos

Você lembra como era o telefone celular de alguns anos atrás? O aparelho era muito simples: possuía uma tela pequena e um teclado físico alfanumérico. Quem teve um e hoje consegue mexer em um smartphone precisou aperfeiçoar conhecimentos — algo constante por causa da tecnologia que está sempre em evolução.

Ainda falando sobre o passado, a elevação de conhecimentos era optativa. Há algumas décadas, qualquer pessoa que concluía um curso de graduação chegava ao mercado de trabalho em uma boa colocação, mesmo sem uma formação específica. Médicos e engenheiros não eram questionados sobre cursos de especialização.

O fato é que era menor a velocidade da ciência e o volume de pesquisa de tempos passados. Por isso, não havia pressa ou necessidade em se atualizar. Contudo, esse panorama mudou: o processo de globalização avança diariamente e o desenvolvimento tecnológico transformou o ambiente de trabalho, bem como as relações entre as pessoas.

Hoje em dia, o profissional que se limita em seus conhecimentos acaba desatualizado. Retomando o exemplo citado sobre o telefone celular antigo, imagine o que acontece com quem limitou seus conhecimentos ao aparelho antigo! Certamente, perde muito em relação às facilidades que os smartphones proporcionam.

4. Ser mais criativo

giphy

Criatividade tem a ver com a capacidade humana de criar — algo responsável por grandes soluções e transformações. Encontramos nessa característica uma das chaves para a evolução da humanidade, tanto do ponto de vista individual quanto coletivo.

Apesar de todos as pessoas possuírem a capacidade criativa, alguns a desenvolvem mais do que outros — e o mercado de trabalho está de olho nisso. Profissionais criativos são mais desejados pelas empresas, pois conseguem solucionar problemas com menos recursos e de maneira mais fácil.

Empreendedores costumam ter esse traço, sabia? Eles enxergam as oportunidades em áreas muitas vezes ignoradas pelas empresas já consolidadas no mercado. A solução vem de uma análise detalhada entre a necessidade do público e a oferta de produtos e serviços para supri-la.

Profissionais criativos se tornam especialistas nos assuntos com os quais têm mais afinidade. Eles valorizam as próprias ideias e não se abalam com a falta de encorajamento dos outros. Além disso, combinam a inovação com processos antigos e abrem caminhos para fora da zona de conforto.

5. Alavancar a carreira

Perceba que continuar aprendendo leva você a exercitar o cérebro, adquirir novas habilidades, aperfeiçoar conhecimentos e ser mais criativo. Todos esses benefícios se consolidam no crescimento da sua carreira. Sem eles, sua vida profissional tende a estagnar, já que algumas pessoas perdem espaço no mercado de trabalho porque estão desatualizadas.

Nesse contexto, destacamos a importância da realização de uma pós-graduação em uma instituição de qualidade, a fim de aprofundar conhecimentos. É fundamental que você escolha um caminho, dentro da sua área de atuação, para se transformar em especialista naquele assunto.

Trata-se de uma maneira muito eficaz de construir autoridade, ou seja, ser reconhecido pelo seu conhecimento. Dessa forma, outros profissionais e empresas passam a enxergá-lo como referência, alguém que tem a capacidade de encontrar soluções criativas e adaptadas às necessidades de qualquer público.

Convencido de que é importante continuar aprendendo? Como você viu, a busca contínua por aprimoramento pessoal e profissional é muito benéfica. Por isso, procure os melhores parceiros e faça com que sua jornada de conhecimento seja rica em experiências e traga os resultados esperados!

Gostou do conteúdo? Então curta a nossa página no Facebook e fique por dentro de conteúdos como este!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos