Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Confira 8 vantagens de praticar meditação no trabalho

Postado por Fábio Albuquerque

Todos convivemos com pressões, problemas interpessoais, falta de reconhecimento e condições de trabalho inadequadas. Esse ambiente, aliado ao cenário político e econômico, leva a desgaste e estresse. Como algumas empresas estão combatendo esses males? Incentivando a meditação no trabalho.

Essa técnica milenar permanece atual e vem mostrando resultados expressivos no ambiente corporativo.

Além da rotina apertada, o profissional precisa se especializar, elaborar um planejamento de carreira e decidir entre um MBA ou pós-graduação.

Para contribuir com sua preparação e ajudá-la a tomar decisões corretas, preparamos este post com 8 vantagens de aderir a essa prática. Confira!

confira-8-vantagens-de-praticar-meditacao-no-trabalho.jpg

1. Aumenta a vitalidade mental

Pausas e descanso são necessidades do ser humano e práticas de pessoas bem-sucedidas.

Mas você se lembra de momentos de pausa nas atividades em que tenha se dedicado exclusivamente ao descanso mental?

Dar uma pausa no trabalho e manter a mente ativa em conversas no corredor, tomando um café ou em outra atividade corriqueira não permite que sua mente descanse. Ao contrário, você só mudou o foco mental para outras atividades, mas seu cérebro ainda está trabalhando.

Mente sã, corpo são. A meditação pode ser a resposta para problemas de memória, falta de disposição e desmotivação.

A boa notícia é que, para praticar meditação, você não precisa subir uma montanha e se isolar do mundo. No espaço de trabalho, ouvindo uma música calma e agradável de sua escolha, 10 minutos de concentração e relaxamento farão a diferença no seu dia.

2. Melhora as defesas do organismo

Outra boa notícia! Meditar por 10 minutos durante o dia ajuda a controlar a pressão arterial, fortalece os mecanismos de defesa, combate a insônia e previne contra a depressão.

Se você não consegue uma boa noite de sono, não apenas o dia seguinte ficará prejudicado, mas uma sequência de dias. O "efeito cascata" atrapalha sua disposição física e mental, sua produtividade cai a níveis preocupantes e a mente recebe mais cargas negativas.

Percebe como a meditação pode ajudar seu físico e sua mente a realizar os objetivos de vida?

Quando você está bem, fica fácil planejar e cumprir o planejamento. E, se seus planos contemplam estudos e carreira caminhando juntos, sua mente é sua ferramenta principal.

Baixe agora

3. Ajuda a combater o estresse

Comprovadamente, a meditação no trabalho combate o desgaste mental e o estresse. Pesquisas atestam que pessoas que passaram a praticar meditação apresentaram menos sinais de estresse e cansaço mental.

Isso porque a meditação tem como premissa a respiração lenta e gradual. Sabemos que o oxigênio é ingrediente vital para nossa saúde, e a boa e correta oxigenação do sangue e cérebro proporcionam o bom funcionamento de todo o corpo.

4. Ajuda a tomar decisões

Uma das consequências do cérebro sadio, em virtude da meditação, é que ele funciona de maneira mais rápida e efetiva. A saúde mental proporcionada pela meditação no trabalho agiliza o processamento de informações. Em paralelo, a disposição física lhe traz uma sensação de segurança, primordial para decisões acertadas e rápidas.

Se você lida com pessoas durante o dia, com atendimento a clientes ou no RH, sua capacidade de compreender os outros precisa ser impulsionada.

Os diferentes comportamentos e modos de agir precisam de respostas adequadas e diferentes. A meditação a ajudará a ter melhor percepção dos demais, adequando suas reações e respostas.

5. Desenvolve habilidades construtivas

Outro benefício da meditação no trabalho é que ela aumenta a capacidade cognitiva e de concentração e desenvolve a criatividade e a percepção.

Esses aspectos são aperfeiçoados por causa da melhora da saúde mental. Essas habilidades sempre estiveram em sua mente, entretanto, estavam sobrecarregadas por preocupações e sentimentos negativos. Ao liberar sua mente dessas cargas prejudiciais, seu cérebro ficará leve e apto a exercer as atividades natas e tão essenciais.

Você já ficou constrangida ao receber ou transmitir um feedback negativo? Com sua percepção aumentada, sua receptividade e capacidade de comunicar sem constranger alguém sofrerão mudanças significativas.

Será mais fácil compreender o outro, entender o que ele está dizendo e, por outro lado, encontrar a melhor maneira de falar algo que soaria negativo, mas precisa ser dito.

Essas habilidades serão muito úteis quando você precisar negociar. Altos executivos de vendas e negociação são especialistas em utilizar da criatividade e percepção do outro para encontrar soluções satisfatórias para as duas partes.

vantagens-de-praticar-meditacao-no-trabalho.gif

6. Aperfeiçoa habilidades socioemocionais

Habilidades socioemocionais são aquelas ligadas ao comportamento com interferência direta nos relacionamentos interpessoais.

Aceitação, resiliência, consciência e estabilidade emocional podem ser adquiridas e desenvolvidas. Diferentemente das habilidades natas, essas são resultado da prática diária em relacionamentos.

A meditação regula impulsos emocionais, interferindo positivamente até na linguagem corporal, tão importante em negociações e relacionamentos com liderados, pares e superiores.

Ao melhorar sua capacidade de assimilação, a meditação a ajudará a compreender seu comportamento e o de seus colegas. Premissa em relacionamentos, o perfeito entendimento das ações e reações minimiza ruídos de comunicação e evita desgaste entre os membros de uma equipe.

O desenvolvimento de suas habilidades tem relação direta com o aumento de sua produtividade.

Todos os benefícios listados até agora contribuem para o desenvolvimento de inteligência emocional. Mas, além das vantagens já abordadas, existem duas que trazem evolução significativa para o progresso pessoal e da carreira.

7. Potencializa o autoconhecimento

Sempre que você pratica meditação, pensamentos e sentimentos emergem, e há um motivo para isso. Algumas facetas prejudiciais de seu comportamento precisam ser tratadas, e outras, eliminadas. Por esse motivo, a meditação facilita o autoconhecimento, fundamental para seu sucesso pessoal e profissional.

Conhecendo suas virtudes, limites e pontos de melhoria, você se tornará apta a trabalhar cada um desses aspectos.

Esse exercício diário promove a autoconfiança e a aceitação de outros pontos de vista. Às vezes, rejeitamos boas ideias simplesmente porque elas surgem de pessoas que não aceitamos totalmente.

E quando a autoconfiança aumenta, não precisamos rejeitar coisa alguma com base em juízos preconcebidos, pois estamos aptos a lidar com diferentes formas de ver o mundo.

8. Melhora a autoestima

Pessoas bem resolvidas têm boa autoestima, estão receptivas a diferentes ideias e pontos de vista e não colocam limites para seu próprio desenvolvimento.

Vida pessoal interfere diretamente na carreira, e vice-versa. Portanto, as vantagens da meditação que beneficiam você como pessoa surtirão efeitos positivos em sua vida profissional.

Por isso, a inteligência emocional impulsiona sua carreira e vida pessoal. Dotada de mais equilíbrio, o caminho não será tão espinhoso ou sinuoso, e você conseguirá caminhar e correr em direção a seus objetivos.

Sua vida e carreira não precisam de uma super-heroína, mas de uma protagonista.

Aquela que conhece e lida com seus defeitos, potencializa suas virtudes e impulsiona sua vida e carreira em direção a conquistas, realizações e sucesso. A meditação no trabalho é mais uma das ferramentas que você aprenderá a utilizar para tornar esse caminho mais prazeroso.

Entendeu como a meditação pode ser o caminho para seu crescimento? Então, comente o que achou desta matéria e como ela a ajudou!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS