pós-graduação

Concursos públicos 2019: quais são os mais esperados

Fábio Albuquerque
13-12-2018 6:36

A carreira pública é uma boa alternativa para quem busca influenciar positivamente na administração pública, inserindo boas ideias e boas práticas na gestão governamental. Além disso, ser concursado garante a você grande estabilidade e um rendimento mensal bastante satisfatório, quando comparado aos cargos semelhantes na iniciativa privada. Para ajudá-lo, listamos neste post as melhores alternativas de concursos públicos 2019.

Inicialmente, abordaremos a importância da pesquisa para identificação das melhores oportunidades. Posteriormente, falaremos sobre os concursos públicos mais esperados. Por fim, explicaremos sobre a importância do estudo e análise do edital. Confira!

concursos-publicos-2019-quais-sao-os-mais-esperados

Pesquise e identifique as melhores oportunidades

Todo ano surgem diversos concursos nas mais diferentes esferas. Entretanto, você não pode cometer o erro de prestar um concurso apenas por prestar. É necessário fazer um processo de reflexão para entender quais são as suas necessidades e qual atividade você está mais preparado e, principalmente, apresenta maior afinidade.

Dessa forma, o primeiro passo é identificar o seu perfil de concurso público. Por exemplo, se você é formado em arquitetura e sua afinidade é o projeto arquitetônico, deve procurar por concursos que oferecem a opção do cargo arquiteto entre as vagas disponíveis cuja as funções envolvam as práticas ligadas ao projeto.

Posteriormente a identificação da vaga, você deve procurar por concursos em áreas afins. No exemplo citado, há áreas com mais afinidade ao trabalho do arquiteto, como órgãos de conservação e ministério dos transportes, por exemplo.

Ainda que boa parte dos concursos e órgãos públicos ofereçam a vaga do exemplo citado, as instituições específicas apresentadas oferecem uma quantidade maior de oportunidades a esse tipo de profissional.

Dessa forma, é importante identificar qual é o seu perfil profissional e a correspondência dele ao seu nível de escolaridade, que é um critério para o preenchimento de vagas em um concurso público (ensino médio, técnico ou superior).

Veja quais são os concursos públicos 2019 mais aguardados

Agora que você já sabe da importância de conhecer o seu perfil e como alinhá-lo às expectativas de concursos com programação para ocorrer em breve, vamos listar aqui as principais oportunidades de concurso público para o ano de 2019.

Baixe agora

Ministério do Trabalho

O atual Ministério do Trabalho — antigo Ministério do Trabalho e Emprego — fez a requisição para o preenchimento de vagas com a elaboração de dois concursos, que devem ser aferidos na área de ciência e tecnologia e outra para o Fundacentro.

O Fundacentro é uma instituição governamental que tem como principal objetivo tratar da segurança e saúde do trabalhador. Outra vaga deve ser destinada a um Agente Administrativo.

Para executar o concurso e trabalhar no Ministério citado, você deve cumprir as exigências do Edital, que ainda não foi lançado, conhecer conceitos básicos de administração pública, português e regras internas do ministério.

O governo que iniciará a sua legislatura no ano de 2019 estuda acabar com o ministério, mas isso não implica que os concursos serão, necessariamente, descartados, uma vez que a pasta, caso se concretize a extinção, deve ser delegada para outro órgão, provavelmente o Ministério da Justiça.

Ministério dos Transportes

O Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil é responsável por disciplinar e regulamentar a condução de pessoas e mercadorias pelo território nacional, seja ele praticado por vias terrestres, aéreas ou aquaviárias. O ministério é responsável também por planejar investimentos no setor, além de realizar pesquisas e análises para que ele seja efetuado de forma mais segura e eficiente.

Com o intuito de otimizar o serviço prestado, o Ministério dos Transportes solicitou a realização do concurso para preenchimento de vagas em dois setores: Agência Nacional de Transporte Aquaviários e ANTAQ. Entre os profissionais mais solicitados para a área estão engenheiros, geógrafos e outros, mas o edital deve ser analisado para confirmação dessas informações.

giphy

ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica — ANEEL já havia solicitado a realização de um concurso público ano passado, e como o pedido não foi atendido, voltou a reformá-lo neste ano, o que traz boas perspectivas para que em 2019 ele venha finalmente acontecer.

A exigência do pedido do ano passado era da contratação de 139 analistas e técnicos administrativos.

DNIT

O Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes é uma autarquia federal, que tem como principal objetivo disciplinar investimentos e estudos sobre a condição da infraestrutura e do transporte nacional. Essa autarquia é diretamente vinculada ao Ministério dos Transportes.

No ano anterior, o DNIT fez a solicitação de concurso para preenchimento de 1.098 vagas para técnicos e analistas, número que deve se manter mais ou menos parecido para o ano de 2019.

Ministério da Defesa

O Ministério da Defesa fez a requisição por meio de um documento para a realização de um concurso público para o provimento de vagas para o Plano Geral de Cargos do Poder Executivo. Embora a certeza só possa ser dada após a liberação do Edital, estima-se que as vagas devam ser para o setor administrativo.

Outra requisição do ministério é a realização de um concurso público para o Plano de Carreira dos Cargos de Tecnologia Militar.

Ministério da Indústria

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços protocolou um pedido de concurso público para o ano de 2019. As vagas devem ser preenchidas para a Superintendência da Zona Franca de Manaus. Recentemente, o governo eleito acenou para a unificação deste ministério, que ficará na pasta do Ministério da Fazenda, o que não deve, necessariamente, afetar a necessidade da contratação de novos funcionários.

Conheça a importância da identificação do perfil do concurso e da compreensão do seu edital

Conforme mencionamos, você deve identificar qual o estilo de concurso mais adequado ao seu perfil para ter mais facilidade, tanto para ser aprovado como para se manter no cargo. Além disso, é importante analisar o edital, verificar assuntos requisitados e as atribuições dos cargos.

Sendo assim, há uma grande variedade para concursos públicos 2019. Analise com cautela aquele que esteja mais alinhado aos seus gostos pessoais, objetivos profissionais, carreira e nível de escolaridade. Boa sorte!

Agora que você já sabe quais são os concursos públicos mais promissores para o ano de 2019, compartilhe este artigo em suas redes sociais para que seus amigos também saibam sobre eles!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos