Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Como usar o tempo parado no trânsito de forma produtiva

Postado por Fábio Albuquerque

Ficar algum tempo parado no trânsito tornou-se uma rotina para a maioria das pessoas que utilizam carro ou meio de transporte público para se locomover, mas, obviamente, ninguém adora perder tempo parado dentro do veículo, ao som de buzinas escandalosas e pessoas reclamando.

No entanto, alimentar o estresse ou o tédio durante as horas em que ficamos estagnados no trânsito não é a melhor maneira de aproveitá-las — você pode utilizar essas horas para realizar atividades importantes ou simplesmente para relaxar, mesmo que isso pareça um desafio! Existem distrações que podem ser grandes aliadas nesses momentos, principalmente para quem está se preparando para ingressar em um curso de pós-graduação, por exemplo.

Muito comum nas cidades grandes, os congestionamentos fazem parte da rotina das ruas, então que tal pegar carona nas nossas dicas e descobrir como aproveitar o tempo parado no trânsito?  Veja-as a seguir!

como-usar-o-tempo-parado-no-transito-de-forma-produtiva.jpg

Aprenda um novo idioma

As demandas profissionais e a própria globalização trouxeram a necessidade de conhecer novas línguas e culturas, mas, devido à correria do dia a dia, nem sempre temos tempo de aprender um novo idioma. Assim, os congestionamentos são uma ótima oportunidade para finalmente estudar um pouco mais aquela língua na qual estamos interessados.

Uma sugestão é adquirir aulas online, que podem ser assistidas em qualquer lugar, bastando acessá-las por meio do seu smartphone ou de qualquer outro dispositivo móvel. Além dos cursos online, ainda é possível consultar livros ou baixar aplicativos que ajudam no aprendizado de um novo idioma.

Para aqueles que já possuem algum conhecimento sobre a língua, fica mais fácil treinar e absorver o aprendizado — para quem está iniciando essa jornada, é recomendado concentrar-se bastante e também contar com a ajuda de algum material online ou professor virtual.

Estude para se capacitar no emprego atual

Assim como as ruas da cidade, o mercado de trabalho também está bastante concorrido — por isso, obter destaque é fundamental para superar os adversários e manter-se à frente dos negócios. Mas como se capacitar no emprego?

Antes de responder essa pergunta, lembre-se das “horinhas vagas” que você passa no trânsito, apenas olhando pela janela do carro ou do ônibus. Este é o momento ideal para realizar pesquisas, fazer relatórios ou simplesmente se preparar para aquela reunião importante com o sócio da empresa ou para a tão esperada entrevista de emprego.

Quantas vezes você ouviu dizer que tempo é dinheiro no seu emprego? Então não desperdiçar preciosos minutos ou horas no trânsito é essencial, além de lhe tornar mais capacitado para o exercício das suas funções.

Comece a meditar

A meditação é um exercício mental que pode ser realizado em qualquer lugar, basta concentrar-se e esvaziar os pensamentos. Ficar em silêncio no trânsito até parece impossível, mas quem já está acostumado a se desconectar do mundo por meio da meditação garante que é mais simples do que podemos imaginar.

Encarar o trânsito é um dos momentos mais tensos da nossa rotina, por isso uma simples buzina é suficiente para roubar a nossa paz, deixando-nos totalmente estressados logo pela manhã. Porém, para se livrar destes momentos de tensão, indicamos usar um fone de ouvido e relaxar ao som de mantras e músicas mais tranquilas.

Apesar do desafio, meditar durante o tempo parado no trânsito é importante para começar e terminar o dia bem, sem falar dos benefícios que essa prática oferece para o nosso corpo e a nossa mente. Não custa tentar, não é mesmo?

Baixe agora

Leia um livro

Ainda é muito comum recorrermos ao uso do celular quando estamos sem fazer nada. No entanto, por mais que esse gesto seja automático, buscar outras fontes de informação é crucial para aproveitar melhor o tempo — mesmo parado há horas no trânsito. Nessas horas, um livro pode ser a nossa melhor companhia, sabia?

Por meio das páginas de um livro, um motorista ou passageiro poderá desligar-se do trânsito e descobrir novos mundos, em livros de ficção, ou aprofundar-se em conhecimentos necessários, em livros técnicos e científicos. Aproveitar esse tempo começando ou terminando de ler aquele livro especial é um hábito que evita a procrastinação e ainda proporciona instantes de relaxamento para o cérebro.

Lembre-se de que ficar parado no trânsito é uma situação incômoda, mas o tempo pode passar mais rápido caso você esteja lendo um bom livro!

Estude para aquela prova importante

Vai fazer uma pós-graduação ou uma prova importante? Seja dentro do carro, no metrô ou no ônibus, estudar é indispensável para qualquer pessoa. Durante o tempo livre no trânsito, ainda é possível fazer lições e resolver provas antigas.

Mesmo no trânsito, os estudos podem ser realizados, tanto assistindo a vídeo-aulas como consultando amigos e professores. Sabemos que estudar após um dia de trabalho é muito cansativo, então não encare o tempo no trânsito como algo perdido. Aproveite esse momento para se encontrar em outros assuntos importantes, de modo que contribua para sua própria vida profissional e pessoal.

Ouça música

As músicas possuem alto poder relaxante, além de influenciar diretamente o nosso humor. Assim, se você não está disposto a ler um livro ou simplesmente estudar, que tal colocar aquela música de que você tanto gosta?

Além disso, se você está sem inspiração para escolher uma música que levante o seu astral ou lhe faça relaxar, pode consultar playlists prontas em aplicativos de música ou criar a própria pasta contendo as faixas que adoraria escutar no trânsito.

Se você está acostumado a enfrentar os grandes congestionamentos, é melhor evitar que qualquer situação de estresse estrague o seu dia, e nada melhor do que ter as suas próprias músicas para te distrair enquanto espera passagem!

Aproveite a companhia de quem está do seu lado

Não existe nada mais desagradável do que ficar em silêncio por horas dentro de um carro ou de um ônibus. A tensão do momento, juntamente com o nervosismo pelo atraso que talvez ocorra, deixa as pessoas introspectivas, mas, ainda assim, a comunicação é a melhor arma contra o tédio e mau-humor nesses momentos.

Aproveite as horas no trânsito, então, para conversar com a pessoa que está acompanhando você, falar sobre qualquer tipo de assunto. Talvez seja o momento ideal para se conciliarem ou aprofundarem a relação.

Agora que já sabe como melhor aproveitar o tempo parado no trânsito, nenhum congestionamento vai roubar a sua paz. Conhece outro hobby ou outra atividade que pode ajudar a passar o tempo no trânsito? Então, deixe o seu comentário pra gente.

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS