Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Como se tornar um profissional de sucesso na sua área

Postado por Fábio Albuquerque

As relações de trabalho nos últimos anos têm mudado drasticamente e de maneira extremamente veloz. Com a chegada da chamada Geração Y (pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990) à idade adulta, associada à nossa entrada definitiva na era da informação e do conhecimento, o perfil do profissional de sucesso se transformou.

Antigamente, vistos como simples "engrenagens de uma máquina", facilmente substituíveis, os profissionais de hoje em dia estão sendo considerados peças-chave, fundamentais para o sucesso e bom desempenho das empresas. Justamente por isso, as companhias têm sido cada vez mais exigentes quando o assunto é selecionar os colaboradores que farão parte de suas equipes.

Dentro desse cenário, somente profissionais realmente qualificados têm a chance de se destacar e construir uma carreira sólida e de sucesso. Além disso, em situações de crise econômica e financeira, como a que vivemos no Brasil atualmente, destacar-se em seu ramo de atuação é uma maneira fundamental para manter a empregabilidade, mesmo em tempos de corte de pessoal.

Pensando nisso, no post de hoje, separamos algumas dicas valiosas de como se tornar um profissional de sucesso e ser reconhecido dentro de sua área de atuação. Vamos lá?

como-se-tornar-um-profissional-de-sucesso-na-sua-area.jpg

Atualize-se e aprenda de maneira constante

Não adianta. Apesar de diversas características subjetivas e emocionais contarem muito para o seu sucesso profissional, o conhecimento técnico profundo e atualizado sobre a sua área de atuação ainda é o caminho mais eficiente para alcançar a carreira dos sonhos.

Tornar-se um especialista em um assunto que você tenha interesse, por meio de cursos, pós-graduações, MBAs ou outras formas de especialização, é extremamente eficiente na hora de conseguir uma boa colocação profissional. Saber muito sobre determinada questão continua sendo melhor do que saber mais ou menos sobre muitas.

Seja um apaixonado

Cá entre nós: quem consegue se dedicar, com afinco e motivação, horas de seu precioso tempo na realização de uma atividade que não lhe traz nenhuma satisfação pessoal? Ninguém, certo?

Por isso, apesar de parecer extremamente clichê (e é mesmo!), procure estudar e se profissionalizar em algo que você realmente goste de fazer e que esteja alinhado com os seus valores e propósitos pessoais. Dessa maneira, destacar-se dentro de sua área de atuação será uma consequência natural, afinal, você adora se dedicar e aprender sobre sua função!

Conheça-se

Para que você consiga cumprir bem o item citado acima, você tem que ter muito claro para si mesmo quais são as suas paixões, certo? E não há maneira mais fácil e clara de descobrir isso do que conhecendo quem você é.

Muitas pessoas passarão pela sua vida, mas no final das contas, você é quem estará em sua própria companhia até o final de seus dias. Por isso, pare por um momento e reflita sobre questões importantes: o que você deseja para sua vida? Quais seus pontos fortes? E os fracos? Seus valores, ideais de vida, gostos?

Acredite: tendo essas respostas, você saberá que rumo profissional deverá tomar e terá muito mais vontade e ambição para alcançá-lo.

Baixe agora

Aprenda a trabalhar em equipe

Uma das características mais marcantes das mudanças nas relações atuais de trabalho é a valorização cada vez maior do bom trabalho em equipe. Times fortes, unidos e motivados fazem milagres dentro de uma empresa. E as companhias já estão cientes disso.

Por isso, se você busca se tornar um profissional de sucesso e não tem um bom traquejo para lidar com outras pessoas, trate de aprender agora mesmo! A união faz a força e é sempre muito bom poder contar com a ajuda e os ensinamentos de outros colegas.

Desenvolva inteligência emocional

Apesar de fundamental, ser excelente apenas tecnicamente não garantirá um futuro profissional promissor. Ter a capacidade de autocontrole e autodomínio de suas emoções são características buscadas e valorizadas nos profissionais que ocupam cargos de liderança.

Afinal, qual é a empresa que vai arriscar sua reputação ao contratar alguém que é extremamente instável emocionalmente, que não sabe lidar com adversidades de maneira madura, assertiva e positiva? Pense bem nisso.

Seja ético e profissional

Aprenda de uma vez por todas: fofocas, intrigas, mentiras e "puxadas de tapete" não combinam com ascensão profissional. Evite esses comportamentos a todo o custo! Obviamente, ao trabalhar em contato direto com pessoas, você se deparará com esse tipo de situação o tempo todo, mas aprenda a se livrar elegantemente delas e não participe.

Da mesma maneira, esforce-se para manter uma imagem profissional positiva com os seus superiores e colegas: seja pontual, produtivo, educado com todos, e saiba expor suas ideias sem parecer arrogante ou o dono da verdade. Acredite: isso faz uma diferença enorme no modo como os outros lhe enxergam.

Inove, crie e pense positivo

A hiperconectividade trouxe com ela as mudanças extremamente rápidas e fugazes de padrões, comportamentos e tendências. O que estava em alta ontem, hoje pode não servir mais. Por isso, criatividade e inovação são essenciais para qualquer pessoa, de todos os setores.

Da mesma maneira, conseguir enxergar os problemas e as adversidades de uma maneira positiva e construtiva, buscando soluções "fora da caixa", são ideais buscados por praticamente todas as companhias, independentemente de seu ramo de atuação. E adivinha quem vai se destacar profissionalmente dentro desse cenário? Se você imaginou pessoas criativas, inovadoras e positivas, acertou em cheio.

Ser um profissional de sucesso atualmente não é uma tarefa fácil, e exigirá muito esforço e dedicação da sua parte. Talvez, você não tenha ou não consiga desenvolver com êxito todos os itens citados nesse post ao mesmo tempo. Mas não se preocupe com isso!

Foque-se em uma coisa de cada vez, construa seu caminho, aproveitando todas as oportunidades de crescimento e evolução que forem surgindo durante a caminhada. Todo o esforço valerá a pena, especialmente quando você olhar para trás e perceber a trilha de sucesso que percorreu para chegar lá!

Gostou de descobrir como se tornar um profissional de sucesso? Tem mais alguma dica que você considera primordial e que não foi citada nesse post? Compartilhe sua opinião nos comentários e ajude a enriquecer a discussão sobre esse assunto!

Acessar material

pós-graduação, mercado de trabalho

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS