Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Como mudar de carreira sem perder o que conquistou?

Postado por Fábio Albuquerque

Em algum momento de sua carreira, é possível que perguntas inquietantes apareçam: será que estou na profissão certa? Tenho prazer no que faço? Posso produzir mais e melhor? A insatisfação é um estado que pode ser muito proveitoso, uma vez que impulsiona a motivação do ser humano a evoluir e a buscar novos desafios.

Quando um sentimento de frustração começa a incomodar, ou os resultados não são os esperados e, apesar de muito esforço, a realização profissional parece inalcançável, mudar de carreira deve ser uma opção a ser considerada.

Em paralelo, se as possibilidades de evolução parecem distantes e nenhum prazer existe num trabalho específico, a pergunta mais relevante a ser feita é: como mudar de carreira?

Confira a seguir algumas dicas de como mudar de carreira, manter suas conquistas, planejar novas metas e atingir o sucesso.

como-mudar-de-carreira-sem-perder-o-que-conquistou-1.jpg

Entenda as razões para a mudança

Mudar de carreira requer mudanças em você. Essas mudanças trazem novas atitudes, hábitos e um comportamento mais evoluído. Como consequência para essas modificações, as perspectivas e desafios aumentam e as possibilidades de acerto, realizações e conquistas se multiplicam. Sem falar na motivação gerada pelos desafios e em um novo avanço profissional.

Outra grande vantagem na mudança de carreira é que, se a mudança for bem feita e planejada, as conquistas anteriores se juntarão às novas, em uma transição sem perdas e com ainda mais motivação para alcançar resultados positivos.

Em síntese, mudar pode não parecer uma escolha ideal e sair da zona de conforto parece assustador. No entanto, prêmios e conquistas podem ser alcançados com essa atitude, principalmente no mundo corporativo.

Planeje como mudar de carreira

Você já sabe da importância do planejamento para a mudança de carreira. Agora, vamos ver quais são os passos necessários para o êxito.

A primeira etapa passa pelo autoconhecimento. É extremamente relevante saber quem você é, quais as suas qualidades mais fortes, quais pontos exigem melhoria e desenvolvimento. É preciso conhecer suas aptidões, habilidades natas e desenvolvidas e entender as características de seu comportamento que lhe permitirão desenvolver outras habilidades.

Ao agir assim você não apenas preservará as habilidades naturais e aquelas que sua carreira anterior o ajudou a desenvolver, como poderá detectar novas habilidades a serem desenvolvidas — tão promissoras quanto as atuais.

Depois disso, é hora de procurar qual será a nova carreira a seguir. Pesquise os segmentos nos quais seu perfil se encaixa, entenda quais as possibilidades dentro da nova área, qual a qualificação necessária, quem são os profissionais de destaque e o que fazer para alcançar o sucesso.

Feito isso, avalie se as novas possibilidades de carreira realmente atendem às suas necessidades, descreva em detalhes as etapas necessárias para alcançar os novos objetivos e finalize seu planejamento.

Refine as expectativas

É importante listar as suas expectativas relacionadas às novas possibilidades. Remuneração, fatores críticos de sucesso, adequação ao perfil, oportunidades de trabalho em sua cidade, eventuais necessidades de mudança de local e sua capacidade de administrar essas necessidades — esses são aspectos fundamentais para que você possa identificar o que realmente pode ser atingido na nova carreira.

Seja bem específico e detalhista quanto às expectativas. A distância em relação ao futuro pode atrapalhar essa definição. Por isso, é essencial estudar as tendências de mercado para a nova carreira, futuras exigências, qual o perfil do profissional de sucesso atual e quais novas habilidades serão exigidas desses profissionais. Essas informações lhe darão o caminho a ser trilhado não apenas na nova etapa de qualificação, mas também nas futuras.

Vale lembrar que os benefícios dessa etapa incluirão remuneração mais atrativa, reconhecimento pelo mercado e maiores realizações profissionais. Portanto, o trabalho duro irá lhe render ganhos em níveis acima dos atuais. Percebeu o tamanho do desafio?

Baixe agora

Mantenha as habilidades

Você é o resultado de suas escolhas ao longo de sua vida. Logo, tudo aquilo que você aprendeu, desenvolveu e se tornou capacitado a fazer deverá ser mantido, de modo a aperfeiçoar o seu perfil com as novas competências que serão adquiridas.

As habilidades atuais o trouxeram até aqui e o fizeram ser quem você é. Para avançar será preciso adquirir novas e diferentes habilidades e agrega-las ao seu perfil. Essa excelente notícia lhe mostra quem você poderá ser em um futuro próximo. É preciso gostar de quem você será e projetar esse perfil de forma a facilitar sua transformação.

Suas habilidades precisarão ser aprimoradas para se tornarem realidade. Além de saber quais habilidades serão exigidas, será preciso saber como chegar até elas e como se tornar um expert. Esse será seu diferencial na carreira. Qualquer um pode ser mediano. Sua mudança deverá conduzi-lo a outro nível.

como-mudar-de-carreira-sem-perder-o-que-conquistou.gif

Busque ajuda profissional

Depois de escolher entre as opções disponíveis, o principal ingrediente da futura carreira será o conhecimento. Além da teoria, o conhecimento prático fará toda a diferença em seu desempenho. Você precisará buscar uma especialização que lhe forneça o conhecimento para a nova profissão. O network adquirido ao longo dos anos deve ser acrescido de novos contatos, aumentando suas perspectivas.

Por exemplo, um administrador poderia buscar especialização em logística, de forma a trazer uma visão humana para o segmento, ou Big Data, para gerir dados com vistas a extrair resultados. Já um advogado, com base em sua visão do emaranhado legal ao qual estão sujeitas as empresas, e tomando a capacidade de julgamento e análise de entendimentos divergentes, tem caminhos muito promissores.

A especialização em Administração Pública abrirá oportunidades para atuação em empresas que prestam serviços a municípios, estados ou à federação, ou ainda o próprio negócio em consultoria a órgãos dessas esferas.

Gestão Bancária e Finanças Corporativas integram uma área que expandirá os horizontes para atuação em empresas de grande porte, trazendo habilidades jurídicas e de negociação para o ambiente financeiro, sem mencionar a visão dos reflexos legais ao cenário de investimentos e demonstrações financeiras.

A experiência jurídica transportada para uma especialização em Gestão de Pessoas ajudará a reduzir riscos trabalhistas, aumentando a segurança jurídica nas relações de trabalho e prestação de serviços. Também a especialização em Gestão Empresarial pode ser enriquecida com os conhecimentos práticos de um profissional experiente, acostumado ao trato diário com a legislação trabalhista, tributária e empresarial.

Depois dessa leitura fica fácil perceber que caminhos devem ser traçados de forma planejada e com objetivos bem estabelecidos. Sua experiência e habilidades são sua recompensa por ter chegado até aqui. E podem ser o primeiro degrau na escalada rumo a novos desafios, superação e conquistas.

Como mudar de carreira pode ser a decisão que abrirá portas e perspectivas sem precedentes, com certeza os prêmios serão valiosos e compensadores. Mas o caminho precisa ser bem desenhado, planejado e com alicerces robustos.

Quer entender melhor como mudar de carreira e conquistar mais? Conta pra gente nos comentários suas dúvidas e suas inseguranças.

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS