pós-graduação

7 formas de como melhorar os resultados da equipe

Mariana Brito
24-07-2018 7:00

Saber como melhorar os resultados da equipe é algo essencial para o sucesso de qualquer organização. Afinal, são as pessoas que ficam responsáveis por alcançar as metas e objetivos de uma empresa.

Por isso, melhorar as condições de trabalho delas é somente um dos passos necessários para alcançar o sucesso. Por meio do cultivo de um ambiente colaborativo, saudável e que estimula a produtividade, você oferece o clima ideal para que todos trabalhem focados nos resultados.

Motivar o capital humano da sua empresa é primordial para que ele seja mais produtivo, sem desperdiçar recursos ou aumentar custos.

Ficou interessado no assunto? Continue a leitura e confira 7 formas de como melhorar os resultados da equipe!

Saiba como melhorar os resultados da equipe

1. Seja um bom líder

Bons líderes são memoráveis, geram impacto e influenciam positivamente as pessoas, por isso são profissionais extremamente valorizados. Além de confiantes, são confiáveis, lembrados pelos colegas de trabalho e fortalecem a cultura organizacional com seu comportamento dedicado e autêntico.

Os conhecimentos são compartilhados com todos, sem distinções. Eles agem como mentores — direcionando os demais para o caminho do sucesso —, aprendem com os próprios erros e veem os riscos como algo natural diante de uma tentativa. Além disso, dedicam seu tempo aos outros e conhecem as necessidades da própria equipe.

Quem está num cargo de liderança trabalha para deixar um legado, cultivando boas ações para que durem e lidera pelo bom exemplo. O líder trabalha para inspirar os demais com suas ações e é dessa maneira que elas dão o melhor de si, afinal, têm um exemplo que seguem de perto.  

2. Estabeleça metas reais

Outra maneira de melhorar os resultados da equipe se dá a partir do estabelecimento de metas alcançáveis. Logo, de nada adianta apontar um patamar inatingível para sua equipe, pois isso só gera frustração — é preciso trabalhar com números e possibilidades reais.

Para isso, analise bem o potencial dos profissionais que trabalham com você, identifique os problemas que deixam os processos morosos e pouco produtivos, colabore para que as pessoas consigam focar nos resultados esperados e viabilize essa realização para que todos tenham a oportunidade de vencer.

Quando a equipe está diante de metas reais, ela se esforça para superá-las. O mesmo não acontece quando o desejado é, literalmente, impossível de se alcançar — isso põe sua reputação em jogo, bem como sua capacidade de gerir. Não adianta colocar a culpa na equipe, pois o responsável por ela assume o risco quando pede uma meta surreal, certo?

Baixe agora

3. Comunique as expectativas

As pessoas ainda não conseguem ler mentes e esse é um fato que precisa ser encarado com bastante atenção.

Líderes são comunicadores e faz parte da sua função notificar a equipe sobre o desempenho das atividades, os prazos que estão estabelecidos e os valores da organização. Isso garante que as tarefas sejam feitas da maneira correta, dentro daquilo que é esperado.

Quando for preciso, relembre-os e fale abertamente sobre o que você quer. Não confie na certeza de que os outros sabem o que devem fazer. Uma dica é falar claramente e documentar o que for dito em reuniões, e-mails, conversas e nas demais oportunidades que forem pertinentes. Isso evita desculpas e justificativas para o não cumprimento dos deveres e responsabilidades.

4. Otimize o fluxo de trabalho

O resultado não está saindo conforme o esperado? Experimente observar os processos da sua empresa, questionar os envolvidos e identificar quais são os gargalos que atrapalham a produtividade. Com essas ações em prática, você perceberá que um simples problema pode prejudicar toda a cadeia produtiva.

Converse com sua equipe e, em conjunto, encontre as soluções necessárias para otimizar o fluxo de trabalho. Você pode investir em novas ferramentas, em automação, na capacitação da equipe e outros métodos que aumentem a produtividade dos colaboradores.

De nada adianta cobrar melhores resultados da equipe se você não participa diretamente das melhorias no fluxo de trabalho, não é mesmo?

giphy

5. Dê e receba feedbacks

O feedback é um importante aliado do líder. Ele é uma ferramenta que conduz qualquer colaborador ao caminho do sucesso, possibilitando mais orientações, alinhamento de expectativas, identificação de necessidades, elogios e estabelecimento de prazos para que os pontos negativos sejam melhorados.

Muitos profissionais não alcançam os resultados esperados pela organização simplesmente por não receberem a orientação necessária.

Sendo assim, sem feedback, dificilmente alguém perceberá com exatidão os pontos que necessitam de melhoria. Por isso, chame sua equipe para conversar! Aproveite para ouvir o que seus colaboradores têm a dizer e deixe que eles façam sugestões, critiquem e exponham suas opiniões.

6. Capacite os profissionais

Uma empresa tem metas e objetivos muito claros. Sabemos que para alcançá-los, a equipe precisa estar alinhada em muitos sentidos — entre eles, na capacitação.

A falta de tempo ou interesse leva as pessoas à inércia profissional, fazendo com que elas deixam de aprender e se tornam ineficazes. Quando isso acontece, muitas empresas optam pela substituição dos profissionais. No entanto, o ciclo tende a se repetir quando não há uma intenção clara da companhia em relação ao conhecimento dos seus colaboradores. É preciso, então, incentivar a capacitação.

Oriente sua equipe para que todos façam cursos de pós-graduação, participem de workshops ou compareçam em eventos da sua área.

7. Cultive um bom clima organizacional

Quem sabe como melhorar os resultados da equipe também cultiva um bom clima organizacional. Você sabia que um ambiente de trabalho pode ser extremamente tóxico para a produtividade da equipe e desfocar todos os membros do objetivo principal quando se perde tempo com fofocas e especulações?

Para evitar essa situação, incentive uma cultura colaborativa, afinal, membros da sua equipe trabalham pelo mesmo propósito — o da empresa — e quando todos se ajudam, ninguém perde.

Um bom clima organizacional permite que as pessoas trabalhem com mais qualidade, dando o melhor de si, além de evitar a rotatividade de pessoal.

Saber como melhorar os resultados da equipe possibilita ganhos para todos — você, demais colaboradores e empresa, que se torna mais competitiva e capaz de expandir suas operações. Adote a postura de um bom líder, viabilize as mudanças necessárias para que os resultados sejam maximizados e torne a comunicação menos burocrática e mais horizontal, facilitando o acesso das pessoas à sala da gestão.

E você? O que faz para melhorar os resultados da sua equipe? Conte para nós pelos comentários!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos