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Como lidar com colegas de trabalho inconvenientes?

Postado por Fábio Albuquerque

Colegas de trabalho inconvenientes são algo que quase todo mundo, alguma vez na vida, já teve. São aquelas pessoas que têm o dom de aborrecer você em qualquer momento do dia.

Muitas vezes, é um desafio saber como lidar com colegas inconvenientes. E não importa qual seja o nicho da empresa, eles sempre estão por lá faltando alto ao telefone ou no WhatsApp, ocupando o banheiro por muito tempo, falando mal dos colegas pelas costas, sujando a mesa de trabalho coletiva, usando a impressora com artigos pessoais quando você mais precisa, entre outros hábitos irritantes.

Por mais que você saiba o cargo que terá ao entrar em uma empresa, infelizmente não consegue saber com quais pessoas precisará conviver. Geralmente, há quatro tipos de colegas inconvenientes que predominam nos ambientes corporativos.

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Conheça os 4 tipos de colegas inconvenientes

O fofoqueiro

Se você quiser saber alguma coisa sobre qualquer pessoa, ele certamente tem a informação. E não é preciso perguntar: Basta ficar perto dele e que você ouvirá a indiscreta conversa que tem com os demais ao seu redor.

Os tópicos costumam ser sobre a razão pela qual alguém foi mandado embora, com quem o outro colega anda saindo, a discussão que o analista teve com o seu superior etc.

O reclamão

Esse é outro tipo muito presente em qualquer cenário laboral. No ponto de vista dele, nada está bom e o mundo parece sempre conspirar contra ele, sobretudo no ambiente de trabalho.

Se alguém é promovido e passa a receber um salário maior, ele reclama. Se um colega consegue tirar férias antes, reclama também. As tarefas aumentam ou as metas ficam maiores? Lá vem reclamação. O que não falta é motivo para resmungos e chateações e ninguém gosta de ter perto uma pessoa assim, não é verdade?

É importante não dar muita confiança a esse tipo, pois o que ele mais quer é convencer você a reclamar também e isso pode prejudicar as suas relações e habilidades profissionais.

O falso

Sabe aquela pessoa que cumprimenta você todos os dias, demonstra ser confiável, mas no fim das contas aponta ao seu chefe tudo que julgar errado no seu trabalho ou comportamento? Pois é, este é o falso.

Não é muito difícil reconhecê-lo, pois normalmente é aquele para quem os funcionários mais velhos não costumam dar muita confiança, afinal tudo o que disser ou fizer poderá ser usado contra você e, pior ainda: Pelas suas costas.

O irritante

Esse é aquele que possui alguma mania ou hábito que tira as outras pessoas do sério. Ele até pode ser a pessoa mais divertida do happy hour, mas quando se trata de trabalho, é quem usa o telefone para fazer chamadas pessoais, enche a mesa de farelo enquanto come, faz piadas em momentos inapropriados, entre outras manias que conseguem aborrecer todo mundo, menos ele.

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Os quatro tipos acima são os mais recorrentes nas empresas. Embora possam ter nomes, cargos, aparência e trejeitos diferentes, eles estão lá. E existem algumas boas práticas para lidar com colegas inconvenientes da melhor forma possível, tais como:

Mantenha-se afastado de colegas inconvenientes

Se não for preciso estar próximo ou falar com essa pessoa durante o seu dia a dia, não o faça. Quanto mais você se afastar dele, melhor.

O pesadelo começa no momento em que você dá muita confiança a esse tipo de colega, que acaba não tendo nada mais importante a fazer do que espionar a sua vida e contar aos outros tudo o que acaba de descobrir, caso seja um fofoqueiro ou falso, ou te aborrecer do que começo ao fim caso seja um “reclamão” ou irritante.

Claro que nunca é possível ignorá-lo por completo, mas procure falar somente o básico e tratá-lo de forma neutra para que ele não encontre motivos para chatear ou fazer algo contra você.

Ajude seu colega a melhorar

Algumas vezes, as pessoas mais chatas da empresa não se reconhecem como tais e nem percebem o quanto seus hábitos são prejudiciais a todos que estão ao seu redor. Portanto, antes de dedurá-los ao seu chefe, tentar ajudá-los a serem pessoas e profissionais melhores é uma ideia válida.

Você pode começar de forma educada, pedindo para falar um pouco mais baixo ao telefone de modo a não atrapalhar a sua concentração, ou para deixar a mesa de trabalho limpa para que o escritório todo permaneça agradável, entre outros toques.

Eventualmente o colega chato pode realmente mudar os seu hábitos para melhor e você se surpreenderá com o quão fácil foi resolver esse problema.

Avise aos seus superiores

Quando você pede de forma educada ou, depois de algumas tentativas, num tom mais incisivo e o colega inconveniente continua do mesmo jeito, o melhor a fazer é envolver o gerente ou o departamento de recursos humanos.

Da mesma forma que você está sendo incomodado, outros colegas também estão e isso pode atrapalhar todo o fluxo de trabalho e produtividade da empresa, fazendo necessária a intervenção de um superior para colocar um ponto final na situação.

Mas lembre-se: Nunca apele para a grosseria. Isso fará somente com que você perca a razão dentro do seu ambiente de trabalho e o colega inconveniente passará de inoportuno a injustiçado.

Lembre-se que pessoas são diferentes

Antes de discutir com seu colega ou envolver o seu chefe, pare para refletir se a chatice dele é maior que seu nível de aceitação. É possível que você também incomode alguns colegas com seus comportamentos – ninguém está livre disso, certo? – mas o fundamental é que eles não atrapalhem o desempenho de todos.

Será que o colega chato realmente está irritando a tudo e a todos ou é você quem precisa aceitá-lo melhor? As pessoas são diferentes e lidar bem com cada uma delas faz parte do bom convívio, além de otimizar o seu networking. Por isso, antes de procurar o seu chefe, analise se a pessoa ao seu lado realiza bem o trabalho apesar de encher a paciência algumas vezes.

Seguindo essas dicas, você saberá como lidar com colegas inconvenientes, pois motivação é algo que não pode faltar no seu dia a dia assim como trabalhar de um jeito mais feliz. E se alguém causa aborrecimentos, tudo pode ir por água abaixo.

Por isso, saiba conviver com todas as pessoas na empresa, inclusive colegas de trabalho inconvenientes, da melhor maneira possível. Acompanhe nosso blog para mais dicas de carreira e mercado de trabalho, e não deixe de comentar nossos posts.

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Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

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