Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Como evitar o desgaste da rotina de trabalho?

Postado por Fábio Albuquerque

Evitar estresse na rotina de trabalho é uma das grandes preocupações das empresas modernas e um dos maiores desejos de qualquer trabalhador. Todo mundo quer carregar no olhar aquela leveza de quem cumpriu as tarefas do dia e ainda se divertiu ao realizar seu trabalho. Para que isso seja alcançado, é possível que empregador e empregado desenvolvam ações que resultarão em uma mudança de postura do profissional.

Vamos conferir algumas dessas dicas para deixar o seu dia a dia mais prazeroso? Algumas delas podem até parecer drásticas, mas o importante é não deixar que sua rotina de trabalho prejudique você, nem a sua empresa. Confira!

shutterstock_277371893.jpg

O que as empresas podem fazer

Muito se engana o empregador que pensa que a motivação pessoal depende apenas do colaborador. A parte mais interessada em manter a motivação em alta deve ser justamente a empresa.

Afinal, equipes que têm suporte para evitar estresse na rotina de trabalho apresentam resultados melhores e trazem lucros maiores às empresas nas quais trabalham. Motivar profissionais, por sua vez, pode ser uma ação muito simples.

Confira algumas boas práticas para adotar:

Valorize o bom relacionamento

Não é raro encontrar por aí chefes que acreditam que, ao estimular a competitividade interna, terá aumento da lucratividade. De fato, uma certa competição interna pode motivar alguns perfis de colaboradores, mas as chances de gerar tensão e estresse são bem maiores.

Portanto, valorize o trabalho em equipe e proporcione oportunidades para que seus profissionais se relacionem bem entre si — para isso, vale promover pequenos eventos de lazer ou treinamentos motivacionais com foco no relacionamento interpessoal.

Ofereça programas de incentivo

Ao propor metas, ofereça sempre benefícios acessíveis para todos os colaboradores que as alcancem, em contrapartida. Mesmo que não seja algo monetário, oferecer coisas como um dia de folga ou a possibilidade de sair algumas horas mais cedo em uma sexta-feira é sempre uma boa ideia.

Pode até parecer que não, mas pequenos agrados como esses colaboram muito para a manutenção da motivação dos profissionais.

Baixe agora

Incentive pausas durante o dia

Muitas sociedades pelo mundo são adeptas da sesta, aquela breve pausa durante o expediente — geralmente após o almoço — para um cochilo. Fornecer locais confortáveis para descanso ou mesmo para a interação entre os profissionais é uma medida muito bem aceita pelos colaboradores.

Isso pode até potencializar a atenção do trabalhador durante o horário de trabalho, principalmente para aqueles profissionais que trabalham muito com a criatividade — essa é uma excelente forma de aumentar a capacidade produtiva deles.

Proponha a experiência do job rotation

Quando a empresa percebe que o desempenho de um trabalhador está diminuindo e precisa evitar o estresse na rotina de trabalho de todo o grupo ao qual ele pertence, vale estudar a experiência do job rotation.

Essa prática propõe pequenas trocas de lugar e de setor, por curtos períodos de tempo, para aquele profissional que precisa de novos ares. Além de dar uma oxigenada na rotina dele, o job rotation permitirá que ele aprenda novas coisas para, quem sabe, sugerir melhorias e inovações aos demais setores da empresa.

O que os trabalhadores podem fazer

Quando alguém diz que sua carreira depende de você e mais ninguém, essa pessoa está certa. A empresa na qual você trabalha pode até ajudá-lo, mas é você o maior interessado em manter a sua qualidade de vida, sem estresse, e desempenhando seu trabalho com excelência a ponto de ser reconhecido e valorizado.

Para isso, confira as seguintes dicas:

Invista em sua formação

É nos momentos mais difíceis que você deve procurar as soluções mais certeiras. Fazer um curso de especialização pode ser o pontapé inicial para melhorar as suas condições profissionais e evitar estresse na rotina de trabalho.

Quando você escolhe, por exemplo, uma pós-graduação paralela à sua área de atuação, você agrega mais conhecimento e amplia seu campo de atuação. Aproveite para entender as diferenças entre pós-graduação e especialização!

Pratique atividades físicas

Além de investir em sua saúde, a prática de atividades físicas possibilita que você descarregue todo o estresse e toda a tensão gerados na rotina laboral. Aproveite os finais de semana para práticas esportivas na natureza — fazer trilhas e caminhadas ao ar livre é ótimo para aliviar as preocupações do dia a dia.

Apostar em academias ou na natação também vale. O importante é manter-se em movimento para eliminar não apenas as calorias, mas todas as toxinas produzidas pelo estresse.

Faça alongamentos durante o trabalho

Se a prática de atividades físicas é complicada no seu dia a dia, faça, pelo menos, alguns alongamentos durante a sua rotina de trabalho. Até mesmo no banheiro, longe dos olhares dos colegas de trabalho e do chefe, você pode praticar alguns alongamentos para te deixar mais relaxado.

Caso a empresa em que você trabalha tenha um jardim ou alguma área externa, tente negociar com seus superiores de chegar um pouco mais cedo ou de sair uns minutos mais tarde de seu horário base para, no meio do expediente, esticar as pernas e caminhar um pouco por esses ambientes mais tranquilos.

Planeje a sua carreira

Caso você se encontre em uma situação em que não é mais possível evitar estresse na rotina de trabalho, considere replanejar a sua carreira. Seja investindo em uma formação profissional paralela, solicitando uma recolocação na empresa ou trocando de emprego.

Um profissional que chega ao ponto de não conseguir mais lidar com o estresse não desenvolve bem suas tarefas e a carga negativa do trabalho tenderá sempre a aumentar. Por isso, valorize sua saúde e busque alternativas.

Apesar da crise econômica pela qual estamos passando, o mercado sempre se reinventa. Duvida disso? Então, confira 3 novidades sobre o mercado de trabalho — quem sabe uma delas não é ideal para que você tenha uma atividade profissional com maior qualidade de vida?

Como podemos perceber, evitar estresse na rotina de trabalho é possível. Isso pode ser alcançado tanto com atitudes simples, de readequação de nosso dia a dia, ou com medidas mais drásticas, como uma troca de atividade profissional. Nesses casos, tanto as empresas como os profissionais têm papéis fundamentais para evitar e contornar as situações de estresse.

A empresa na qual você trabalha adota alguma destas práticas? E você, como se propõe a melhorar sua rotina de trabalho? Conte para nós e compartilhe suas experiências nos comentários!

Acessar material

pós-graduação, mercado de trabalho

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS