pós-graduação

Como aproveitar o tempo livre de forma produtiva

Mariana Brito
17-07-2018 8:00

Trabalho, estudo, descanso. Essas são as tarefas que mais requerem dedicação e tempo todos os dias. Na correria, é bem provável que você já tenha usado a famosa expressão "não tenho tempo". Mas será que você realmente está sobrecarregado durante as 24 horas do dia?

De acordo com um levantamento realizado pela Statista, o brasileiro gasta mais de 4 horas diárias utilizando o smartphone. Também se sabe que, na maior parte do tempo, os usuários estão apenas navegando nas redes sociais e checando mensagens nos principais aplicativos.

Você não quer fazer parte dessas estatísticas, não é mesmo? Continue acompanhando e veja como aproveitar o tempo livre de forma produtiva!

Veja como aproveitar o tempo livre da melhor maneira

Organize-se

Pode parecer exagero, mas organizar o tempo livre é o método mais eficiente para aproveitá-lo bem. Descarte as horas de trabalho ou estudo e veja quanto tempo vago você tem todos os dias.

Estabeleça metas de acordo com o tempo disponível e encaixe seus principais objetivos na sua rotina. Se você pretende seguir um objetivo profissional já definido, elabore um cronograma e veja o que você pode fazer a cada dia. Vinte minutos podem ser preciosos ou entediantes: você decide.

Não se esqueça de reservar um tempo para descanso e momentos de lazer. É possível aprender e realizar várias atividades, mas é preciso estabelecer um limite. Separe algumas horas para ficar com a família, sair com os amigos e descansar.

Faça exercícios físicos

A prática de exercícios físicos deve estar na lista de prioridades. Aproveitar o tempo livre se movimentando faz com que o metabolismo acelere, prevenindo doenças como diabetes e osteoporose, por exemplo.

Para isso, é muito importante escolher algum esporte prazeroso. Você pode correr, fazer natação, dançar, pular corda ou andar de bicicleta. Qualquer movimento conta, inclusive utilizar as escadas em vez do elevador.

Entre inúmeros benefícios, os exercícios físicos favorecem a coordenação motora, diminuem o risco de doenças cardíacas e ainda melhoram a disposição! Lembre-se de consultar um profissional da saúde antes de iniciar as atividades físicas.

Baixe agora

Leia mais

Ler revistas, livros, jornais, artigos e blogs é uma ótima maneira de aproveitar o tempo livre. Essa atividade é relaxante e, ao mesmo tempo, melhora o funcionamento do cérebro. Os bons resultados desse hábito são perceptíveis já nas primeiras semanas.

Ler ajuda no desenvolvimento pessoal, interpessoal e também profissional. Isso porque a leitura melhora a concentração, desenvolve a comunicação, amplia a capacidade de memorização e expande o conhecimento.

Quem lê constrói senso crítico e desenvolve a empatia, ou seja, a habilidade de compreender realidades diferentes. Mantenha sempre um livro na mochila e utilize aqueles minutos dentro do ônibus para mergulhar em novas histórias!

Faça cursos extracurriculares

A Internet contém uma infinidade de conteúdo dos mais diversos temas. Todos os dias, vários novos cursos recebem matrículas. Aulas presenciais, inclusive gratuitas, também são oferecidas frequentemente.

Aposte em temas que despertam seu interesse ou aproveite para melhorar seu currículo. Este pode ser seu momento para aprimorar o inglês, aprender a bordar ou fazer aulas de desenho.

Cursos de pós-graduação também são sempre uma ótima ideia. A especialização diferencia o profissional e empresas investem em profissionais que sabem muito sobre um determinado assunto.

Contribua para uma causa

As empresas estão sempre à procura de profissionais que estão dispostos a ajudar o próximo. Na verdade, os benefícios em ser voluntário não se resumem apenas ao mundo do trabalho.

Ao se dedicar a essa atividade, você não só exercerá a cidadania como também sentirá bem-estar emocional por contribuir para uma causa. Essa também é uma maneira de desenvolver a empatia, melhorar o trabalho em conjunto e fortalecer o convívio com pessoas diferentes.

Aprenda um novo idioma

Dominar ao menos uma segunda língua é, atualmente, uma habilidade obrigatória. Além de expandir as possibilidades de crescimento profissional, aprender um novo idioma é outro passatempo que deve ser levado a sério.

giphy

A Universidade Estadual da Pensilvânia constatou, por exemplo, que bilíngues têm mais facilidade em realizar mais de uma tarefa ao mesmo tempo. O estudante também fica mais atento e toma decisões de maneira mais rápida. Ou seja, concentrar-se em ler, escrever, falar e ouvir ao estudar um outro idioma vai muito além de uma simples aula.

Há outros métodos de ensino para os que não conseguem se adaptar aos das escolas tradicionais. Muitos aplicativos para celular estão a todo vapor porque mandam lembretes diariamente para praticar o idioma no horário escolhido. O usuário, por sua vez, se sente motivado ao marcar pontos em uma espécie de jogo!

Consuma bons conteúdos

Documentários e filmes didáticos têm grande importância cultural, mas não é só isso. Esse tipo material é fonte de informação, conhecimento e proporciona diversas reflexões. O conteúdo audiovisual traz percepções diferentes aos do livro, por exemplo.

Aposte em filmes com engajamento histórico, social e filosófico. O repertório adquirido é imenso, melhorando a capacidade de argumentar e, consequentemente, respeitar a opinião do próximo em uma discussão.

Além do audiovisual e de vídeos online produzidos por criadores de conteúdo, podcasts são ótimos para quem gosta de aprender e refletir enquanto realiza outras atividades. É possível expandir horizontes enquanto você lava a louça, pedala na academia ou apenas descansa.

Cuide da sua mente ao aproveitar o tempo livre

Sua mente é seu maior patrimônio e merece um tempo dedicado especialmente a ela. Em meio ao consumo de tantas informações, é essencial separar alguns minutos para desacelerar, relaxar e dar atenção ao que de fato está sendo compreendido.

É por isso que a meditação está sendo cada vez mais praticada. A atividade regula os impulsos nervosos, ajuda a melhorar o sono, reduz a ansiedade, diminui a agressividade e melhora o foco, entre uma série de outros benefícios.

Você pode frequentar um local que dá aulas de meditação ou recorrer a vídeos guiados na Internet. É importante dar atenção à respiração, à postura e aos sons ao seu redor. Além disso, cuidar da mente também é levar uma vida mais leve e equilibrada!

Como você viu, é possível utilizar o período livre de maneira produtiva sem que o momento se torne desgastante ou estressante. Organizar bem as tarefas e selecionar o tempo disponível é o ponto-chave para utilizar o ócio ao seu favor!

E você? Quais são suas atividades favoritas? O espaço dos comentários é seu! Deixe outras dicas para aproveitar o tempo livre de forma produtiva!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos