pós-graduação

Como agradar os recrutadores nas redes sociais

Fábio Albuquerque
30-10-2018 6:25

As mídias sociais se tornaram uma vitrine para profissionais. Só no LinkedIn, canal profissional, mais de 460 milhões de usuários estão registrados e trocam diariamente informações sobre o mercado de trabalho, experiências e conteúdos ligados às suas funções no mundo corporativo. O grande número de trabalhadores e as trocas promovidas por eles despertam a atenção dos recrutadores nas redes sociais.

O fato é: em meio a tanta gente, como se destacar? Essa é a pergunta de muitos profissionais que desejam agradar recrutadores nas redes sociais e ter oportunidades de carreira. Neste artigo, mostraremos como aprimorar o seu perfil profissional para conquistar aqueles que visitam a sua página. Continue a leitura e confira!

como-agradar-os-recrutadores-nas-redes-sociais

Conheça a relação entre as redes sociais e o recrutamento moderno

As redes sociais surgiram há alguns anos como um canal de interação entre amigos. Com o tempo, o número de usuários cresceu exponencialmente, assim como as funções atribuídas a elas. Hoje, elas são utilizadas não só para pesquisar vagas, mas também conversar com recrutadores e interagir com profissionais do ramo ou aqueles com os quais nos identificamos.

O que muitos não sabem ou deixam passar despercebido é que as interações dentro desses canais podem ser observadas nas etapas de seleção para uma vaga. Com a renovação das táticas de seleção, os recrutadores passaram a dar ainda mais atenção ao que os profissionais compartilham em seus perfis, mesmo nos pessoais.

A explicação para isso é simples: só compartilhamos coisas com as quais nos identificamos. Assim, é preciso dar muita atenção ao que é publicado, pois isso pode interferir diretamente na sua imagem diante dos recrutadores.

Descubra como construir um perfil respeitável para atrair os recrutadores nas redes sociais

Os perfis nas redes sociais têm um impacto muito grande nas contratações atuais, todo cuidado é pouco com relação ao que é publicado. Afinal, os recrutadores estão atentos e não contratam mais apenas pelas competências, mas também por características da personalidade, que costumam ser visíveis nessas páginas. Descubra a seguir como tornar o seu perfil atrativo e como evitar problemas!

Baixe agora

Seja ético e respeitoso em suas postagens

As redes sociais são instrumentos estratégicos para os profissionais. Por essa razão, é fundamental ser ético e respeitoso em suas postagens. Posts com conteúdos polêmicos e que mostram um posicionamento preconceituoso da sua parte podem desprestigiar a sua imagem perante aos recrutadores, por exemplo.

Além da falta de articulação, não saber responder as pessoas com educação e respeito também são péssimos indicadores para os recrutadores. Mesmo na era da liberdade de expressão, você precisa ter uma conduta que respeite o princípio ético das relações em sociedade e a opinião do próximo, bem como ser justo.

Tenha bom senso

Um dos aspectos que mais interfere de maneira negativa na imagem dos profissionais nas redes sociais é a falta de bom senso. O excesso de exposição da vida pessoal, comportamentos tendenciosos, discriminação e fotos comprometedoras, por exemplo, explicitam a falta de cuidado em lidar com esses canais.

Sendo assim, pense muito antes de publicar qualquer coisa em seu perfil. Faça um exercício simples para filtrar o que deve ou não ser colocado, respondendo às perguntas: isso fere o direito de alguém? O que as pessoas pensarão ao ver determinado conteúdo? Que imagem estou passando ao fazer tal postagem? Não irei me arrepender de ter postado isso após algum tempo?

Mantenha uma boa aparência profissional

Essa dica também pode ser aplicada em suas redes pessoais, como Facebook, Instagram e Twitter, mas é especialmente válida para o LinkedIn. Uma boa imagem profissional envolve diferentes variáveis, como foto de perfil de qualidade e adequada, bom uso do português e convívio harmonioso com os outros profissionais que estão na rede.

Os recrutadores estão atentos à forma como você se representa. Ou seja, o tipo de conteúdo profissional que posta, grupos dos quais participa, comentários que faz em outros perfis, curtidas e outros. Por isso, busque agir como você quer que os recrutadores o vejam: um bom profissional, capaz de se encaixar naquela vaga que eles querem preencher.

Foque nas suas competências profissionais

giphy

Um erro muito comum cometido pelos usuários é aumentar as suas competências profissionais, como falar que possui um idioma avançado, sendo que a realidade está longe disso. Mesmo que não possua inúmeras habilidades, foque no que você tem de melhor e trabalhe em cima disso.

Por exemplo, você pode ter um perfil de comunicador e reforçar isso de maneira sutil, ao mesmo tempo em que deixa isso claro para quem visita a sua página. É possível colocar conquistas ligadas a tal característica dentro dos cargos já desempenhados, facilitando o reconhecimento pelos recrutadores.

Outro ponto importante é com relação às especializações e qualificações além da graduação. Hoje, os recrutadores buscam profissionais com uma bagagem de conhecimento mais ampla. Focar na busca por uma melhor formação e apresentar isso no seu perfil é um diferencial entre tantos candidatos.

Use recursos estratégicos

Palavras-chave, publicação de conteúdos relevantes e interação com outros perfis profissionais. Existem muitos recursos estratégicos que podem ser utilizados para facilitar que o recrutador o encontre o seu perfil e possa ver a sua relevância profissional.

No caso das palavras-chave, busque usá-las na descrição do seu perfil, cargos e colocá-las também na sua lista de habilidades. Isso facilita a busca de recrutadores por perfis que sejam compatíveis com algum cargo.

Já os conteúdos relevantes são o caminho para que você se torne autoridade em um assunto e possa conseguir um emprego ou gerar novas oportunidades de negócio. O conteúdo pode ter as mais diferentes temáticas. Desde insights sobre o seu setor de atuação até suas vivências pessoais. Quanto melhor escrito e expressivo, maior a chance de conseguir fazer networking.

Sobre as interações com outros perfis, busque comentar em posts de outros profissionais, compartilhe conteúdos deles e foque em trazê-lo para a sua lista de contatos. Sobre o último aspecto, isso poderá ajudá-lo com indicações futuras.

Faça uma revisão do perfil

Outra dica importante para aplicar é a revisão do perfil. Verifique se existem postagens antigas que não condizem com uma boa imagem profissional, busque limpar o seu perfil e verificar se ele passa impressão positiva para quem o visita.

Essa revisão precisa ser constante, afinal, a sua página é o seu cartão de visitas e qualquer coisa que interfira na impressão dos recrutadores pode comprometer ou facilitar a obtenção de oportunidades futuras. Por isso, vale a pena reforçar: cuidado com o que posta e compartilha!

Agradar os recrutadores nas redes sociais não é uma tarefa simples, mas é possível se você se atentar ao seu perfil. Como mostramos, o bom relacionamento com os outros usuários, uma apresentação profissional de qualidade e também a utilização de alguns recursos estratégicos impactam diretamente na sua imagem e podem ajudá-lo na sua carreira.

Como dissemos, a especialização é um dos diferenciais para um perfil de sucesso. Quer conquistar um currículo melhor e atrair recrutadores? Entre em contato conosco e descubra como os nossos cursos podem ajudar você!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos