Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Como a pós-graduação pode me dar vantagens competitivas?

Postado por Fábio Albuquerque

Hoje, muitos alunos se formam pensando em realizar uma pós-graduação, tendo em vista vantagens competitivas num mercado super concorrido. Mas será a pós-graduação um diferencial para ter um currículo mais competitivo?

De acordo com uma pesquisa da PayScale, uma consultoria americana, sim. Dados da pesquisa revelam que investir em cursos de mestrado, doutorado e especializações pode render um aumento de até 80% no salário do profissional. Ainda segundo a pesquisa, profissionais das áreas de Gestão de Empresas, Gestão de Marketing, Gestão de Finanças e Gestão de Negócios Internacionais costumam duplicar sua remuneração através de uma maior qualificação.

competitividade-blog-unipe-pos-graduacao

Escolhendo a pós-graduação

O profissional deve considerar que não é qualquer curso que vai dar esse upgrade no seu salário e na sua carreira. É preciso escolher o curso com bastante critério, sobretudo tendo em vista que a oferta é imensa, e chega a confundir até aqueles que apresentam mais experiência em sua área. Confira algumas dicas:

  • Cheque se o curso do seu interesse é realmente valorizado pelo mercado.
  • Verifique se a instituição é confiável, reconhecida pelo MEC e tem nome consolidado no setor educacional (principalmente se o curso for da modalidade à distância).
  • Veja se o programa do curso é compatível com os conhecimentos que você tem e pretende adquirir.
  • Analise o corpo docente: quanto mais professores reconhecidos pela atuação no mercado, mais valioso será o seu networking.
  • Ponha na balança preço, infraestrutura e benefícios: o custo da mensalidade não é indicativo de conteúdo de qualidade.

Complemento da graduação

A pós-graduação não só complementa o conteúdo da graduação, como promove novas abordagens em matérias até então apenas “pinceladas” no curso superior. Por isso é importante acertar na escolha da pós, pois o aluno terá um maior contato com áreas muito específicas da sua formação. Enquanto na graduação (bacharelado ou licenciatura, pois tecnológicos são mais específicos) a máxima é aprender um pouco de tudo, na pós, a regra é aprender tudo de um pouco.

Mercado de trabalho

Outro ponto positivo de um curso de pós é a aproximação com o mercado de trabalho. A começar pelo quadro de professores que, quanto mais qualificado e proveniente de regiões diversas do país, mais probabilidade de fazer da sala de aula uma ponte para o mercado de trabalho. A confiança estabelecida entre aluno e professor dentro da sala pode, lá fora, se transformar numa gratificante relação de trabalho, pois, muito mais efetivo do que enviar currículo, é se fazer conhecido e reconhecido por quem tem o poder de contratar ou indicar.

Como você percebeu, um curso de pós-graduação bem escolhido pode ser determinante para alavancar a carreira de qualquer profissional. Portanto, não hesite em pesquisar os melhores cursos existentes e as instituições mais renomadas para fazer seu investimento dar o retorno que você tanto espera, aumentando sua competitividade.

Ainda tem dúvidas sobre a pós-graduação? Conte para nós através dos comentários!

Acessar material

pós-graduação, carreira

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS