pós-graduação

Entenda a relação entre autoconhecimento e sucesso profissional

Ana Flávia da Fonseca
12-07-2018 8:00

Antigamente, a qualificação profissional era o fator que mais pesava no currículo de alguém. Nessa nova era do trabalho, em que trabalhamos com inteligência artificial, realidade aumentada, big data e outras ferramentas, novos elementos são considerados.

Entre eles, destacamos o comportamento, a competência e a criatividade. Esses elementos não são adquiridos em sala de aula. Para que eles façam parte do seu currículo, é preciso iniciar uma longa jornada para um destino pouco explorado: seu interior. E se você julga que se conhece bem, prepare-se para mudar de opinião.

Continue a leitura e entenda a relação entre autoconhecimento e sucesso profissional.

Autoconhecimento e sucesso profissional - descubra a relação entre eles

O que o autoconhecimento revela?

A personalidade revela as preferências e características das pessoas. O modo como elas manifestam é o que conhecemos como comportamento. Você pode ser introvertido e, diante de uma situação inesperada, demonstra o contrário — sem ninguém saber o verdadeiro esforço que está fazendo.

Quando a situação se torna corriqueira, esse esforço pode fazer mal. Afinal, ele vai contra aquilo que você é. No entanto, é possível resolver essa situação e amenizar a dor de ter que se expor. Por meio do autoconhecimento, você descobre o que causa a introversão e como pode contorná-la.

Ter consciência sobre a própria personalidade possibilita conhecer e explorar mais os próprios limites, direcionando sua carreira para áreas e empresas que têm interesse em usar o seu potencial — do jeito que ele é.

Bom para elas e excelente para você, que conseguirá mostrar verdadeiramente sua essência.

O autoconhecimento revela seus pontos positivos e aqueles que podem ser melhorados. Por meio dessa jornada pelo seu interior, é possível descobrir suas competências e crenças limitantes, aquelas que impedem você de crescer pessoal e profissionalmente.

Baixe agora

Quais os benefícios do autoconhecimento?

Conhecer-se é uma habilidade essencial para todos os aspectos da vida. O autoconhecimento é a chave para o sucesso profissional. Ele direciona suas ações para que você conquiste seus objetivos e seja realizado em sua carreira. Isso evita o desperdício de potenciais e traz boas oportunidades no mercado.

Pelo autoconhecimento, você descobre aquilo que tem de melhor.

Consciente disso, adquire autoconfiança para fazer uma entrevista de emprego ou liderar uma equipe em um desafio proposto pela companhia. Ao saber o que faz bem, você potencializa suas habilidades e passa a ser mais valorizado.

Da mesma maneira que você identifica seus potenciais, descobre também aquilo que não faz tão bem. Perceber suas limitações é o primeiro passo para superá-las. Na sequência, você cria a coragem necessária para romper obstáculos. É nesse aspecto que você descobre aonde quer chegar.

Profissionais que se conhecem bem têm metas e objetivos claros.

Eles traçam seus caminhos rumo ao sucesso por meio de um eficiente planejamento, focando naquilo que faz sentido para a própria carreira. Isso enriquece o currículo e aproxima o profissional daquilo que ele almeja para o futuro.

Como desenvolver o autoconhecimento?

Comece se questionando. Pergunte-se o que lhe faz bem, do que você gosta, quais são seus desejos e busque identificar os pontos que necessitam ser melhorados. Como o autoconhecimento é um processo que traz muita clareza, é necessário que você esteja atento ao que motiva e enfraquece suas ações.

Aprenda a dizer não. E não tenha medo de ficar sozinho ou desapontar os outros. Existe uma diferença entre ser bom e anular seus desejos. Quem diz sim sem questionar também é percebido pelos demais como alguém sem determinação e influenciável.

Você pode manter sua postura gentil e prestativa. Entretanto, não se obrigue a agradar os outros o tempo todo. O não para o outro pode ser um sim para a sua personalidade. Aproveite para, a partir dessa premissa, buscar novas oportunidades e experiências. Tente ultrapassar limites!

Saia da zona de conforto

Muita gente associa a zona de conforto com aquelas situações agradáveis que tornam a vida mais leve. A verdade é que não é assim. Ela é composta por essas e outras situações que nos impedem de questionar, pensar e tomar decisões. É aí que mora o perigo: permanecer na inércia.

Experimente sair da sua zona de conforto. Encare o novo para entender o que você gosta ou não, bem como para aprender a lidar com mudanças. Essa é a abertura necessária para o aprendizado — algo extremamente importante para o sucesso profissional, afinal, quem não se atualiza fica para trás.

Não tenha medo de mudar de opinião

E por falar em abertura, que tal se abrir para novas opiniões? Pessoas inteligentes reconhecem o momento de mudar de opinião, abrindo-se para novos pontos de vista. Esse é um sinal de maturidade. Desconstrua velhos conceitos e mude de ideia quando for preciso. Exercite seu pensamento e autoconhecimento!

Tire um tempo para você

Aproveite para tirar um tempo para si. Já ouviu falar que “saco vazio não para em pé”? Essa máxima popular é válida para a saúde física e mental. Dedicar momentos para o seu bem-estar possibilita relaxar, se conhecer e pensar melhor a respeito das oportunidades que a vida apresenta.

giphy

Que atividades devo buscar?

Já experimentou meditar, fazer ioga ou praticar algum exercício físico? Essas atividades reforçam o poder de concentração, pois todo seu esforço é voltado para a realização da prática — o que permite relaxar, afinal, você aprende a controlar seus pensamentos.

Outra maneira de buscar o autoconhecimento é ficando off-line. Já percebeu como o excesso de conectividade deixa você sobrecarregado? São tantas redes sociais, sites e e-mails para conferir que, se deixar, você passa o dia todinho on-line. E isso prejudica muito sua produtividade.

A partir do momento em que você perde sua concentração por causa de uma notificação do celular, por exemplo, fica muito difícil retomar o raciocínio e o ritmo necessário para executar o trabalho. Mesmo nos momentos de folga, tente novas opções para se distrair. Leia um livro ou pratique um hobby.

Quem pode me ajudar nessa busca?

Você também alcança o autoconhecimento por meio da ajuda de profissionais da psicoterapia. O acompanhamento psicológico oferece orientação, levando você à reflexão interna. Por meio dele, você identifica as melhores maneiras para lidar com tudo o que está ao seu redor.

A conquista do autoconhecimento leva tempo e parece difícil. Mas não é algo impossível, ok? Com organização e determinação, você conhece mais os seus potenciais e limites, alcançando uma vida bem-sucedida tanto no aspecto pessoal quanto profissional. Para estar bem com os demais, antes é preciso se resolver internamente.

Fundamental no alcance do equilíbrio, essa relação entre autoconhecimento e sucesso profissional aproxima você da sua personalidade, do que motiva e também daquilo que desanima.

Ademais, possibilita uma visão mais precisa para aprender a lidar com todos os aspectos que fazem parte da sua vida e da sua evolução pessoal e profissional.

E a sua relação com o autoconhecimento? Você busca se conhecer melhor para maximizar suas competências? Deixe seu comentário a seguir.

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos