Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

Áreas mais promissoras no mercado de trabalho atual: saiba quais são

Postado por Fábio Albuquerque

Como o cenário macroeconômico do país é basicamente de crise para o resto de 2015 - com uma taxa de crescimento irrisória, retração do crédito, produção industrial abaixo da média, inflação estourando a meta, aumento de impostos, juros em ritmo crescente e desemprego batendo às portas de pequenas e grandes empresas - o mercado de trabalho brasileiro está em busca de profissionais ligados à área de finanças justamente para auxiliar na política de contenção de gastos e otimização dos processos.

Embora “áreas promissoras no mercado de trabalho” não seja o termo mais adequado para o momento da nossa economia, agora é a hora certa para o profissional transformar todas essas circunstâncias negativas em uma chance de se destacar naquilo que faz. É como diz um ditado popular, “em tempos de crise há quem chore e os que vendem lenços”. Confira abaixo algumas áreas mais demandadas pelo mercado de trabalho atual.

areas-mais-promissoras-blog-unipe-pos-graduacao

Gestão

Gerente de contas, gerentes regionais, diretores comerciais, gerentes de risco, gerentes de planejamento financeiro e controle, gerentes de controle interno. Esses são apenas alguns dos cargos que a crise econômica alçou ao posto de “imprescindíveis” em qualquer empresa ou instituição e logo se transformaram em áreas mais promissoras de 2015. O perfil desses profissionais é de formação básica em economia, administração ou ciências contábeis, com uma pós-graduação em áreas afins, de preferência MBA em alguma de suas múltiplas modalidades de gestão.

Direito

Advogado tributarista, advogado especialista em recuperação judicial e de crédito. Empresas lançam mão de salários competitivos para atrair advogados capacitados para lidar com impasses judiciais envolvendo cobranças e dívidas das mais diversas natureza. A formação em direito tende a ser complementada com uma pós em Direito Tributário e Processo Tributário, Direito Econômico e Empresarial, Direito Administrativo e Gestão Pública.

Marketing

Dentro desse panorama preocupante de desaceleração do consumo das famílias brasileiras em função do fim dos programas de incentivo ao consumo e redução da oferta de crédito, o estrategista em marketing se torna essencial para empresas que precisam manter o comércio aquecido. Sendo assim, o profissional de marketing com especialização em consumo ou de marketing digital, com uma pegada em métricas para detectar resultados estão entre os mais procurados no setor.

Tecnologia da Informação

Dentro da área de TI, arquitetos da informação, programadores e desenvolvedores de apps e analistas de negócios estão entre os especialistas mais procurados neste momento. E a demanda tem crescido graças à profusão de startups em todo país. Os especialistas atuam estruturando quadros de TI não só em startups, mas também em grandes empresas e companhias de médio porte, principalmente as envolvidas com lançamentos de produtos tecnológicos.

Que a crise econômica não tem previsão de acabar, é inegável. Mas o Brasil tem se mostrado um país que sabe se virar nos cenários mais antagônicos, e uma prova disso é que consegue manter a procura e a contratação de profissionais qualificados que possam fazer a diferença na hora de reverter os resultados.

Portanto, o aprimoramento do currículo deve ser uma constante, e uma das melhores opções é o curso de pós-graduação, não só por abranger as áreas mais visadas do momento, como também por promover a maior aproximação do profissional com o mercado de trabalho.

Acessar material

pós-graduação, carreira

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS