pós-graduação

Adquira diferencial competitivo com a inteligência mercadológica

Fábio Albuquerque
09-10-2018 7:36

Você já ouviu falar de inteligência mercadológica? Sabe o que é e como funciona essa competência? Entende quais são os benefícios da inteligência mercadológica e como ela pode auxiliar sua empresa a chegar ao sucesso? Se não, está na hora de descobrir!

Grandes empresas que se destacam no mercado têm algumas coisas em comum. Entre elas, o fato de conseguirem visualizar o futuro do contexto no qual estão inseridas e aproveitar as oportunidades antes mesmo de elas se tornarem nítidas para outras pessoas. Tudo isso faz parte do conceito de inteligência mercadológica.

Ficou curioso para saber mais sobre o assunto? Leia este artigo e descubra o que é esse conceito, como utilizá-lo em uma empresa e quais são os benefícios que ele pode gerar para o negócio.

adquira-diferencial-competitivo-com-a-inteligencia-mercadologica

O que é a inteligência mercadológica?

Você já ouviu falar no famoso feeling que empreendedores e líderes dentro de uma organização precisam ter para aproveitar as oportunidades que o mercado oferece, não é mesmo? Esse conceito, que gera uma série de insights importantes para o sucesso de uma organização, está muito relacionado ao conceito de inteligência mercadológica.

Ele se refere à competência de saber como analisar os dados e a situação atual do mercado, identificar tendências e planejar a melhor forma de aproveitar as oportunidades identificadas para gerar resultados significativos para a empresa. Ou seja, é a capacidade de um profissional de mapear o contexto ao seu redor de forma profunda, buscando por nichos ainda não ocupados por outras empresas e tendências que ainda não estão nítidas para a maioria das pessoas.

Ela é extremamente importante para as empresas da atualidade, independente do cargo assumido pelo colaborador. Isso porque, se antes era valorizado o funcionário que sabia como receber ordens e segui-las, hoje o que está em alta é a capacidade de análise, crítica e formulação de planos de ação capazes de levar a empresa a outro patamar e se diferenciar no mercado.

A melhor notícia é que essa competência pode ser adquirida e treinada. Além disso, existe uma série de ferramentas tecnológicas voltadas para a análise de dados que podem auxiliar no desenvolvimento da sua inteligência mercadológica.

Baixe agora

Como utilizar a inteligência mercadológica na empresa?

Hoje os colaboradores têm mais voz ativa dentro das empresas. Isso significa que você é capaz de dar feedbacks e sugestões aos líderes, além de propor ações de melhoria para que a organização potencialize os resultados. Essa brecha se mostra como uma grande oportunidade para que você aplique a inteligência mercadológica dentro do negócio no qual atua, independente do departamento.

Dentro do setor de RH, por exemplo, a inteligência mercadológica pode ser utilizada para uma análise das competências que serão mais valorizadas no futuro da empresa, de acordo com novas atuações que ela pode assumir. A partir disso, você pode propor treinamentos que preparem os colaboradores para essas mudanças e, com isso, alinhem o time em torno do que o mercado exige.

Já no setor de vendas, a inteligência mercadológica pode ser utilizada para a identificação de novos nichos de mercado e potenciais clientes. Dessa forma, a organização é capaz de se organizar em torno de um novo projeto, atendendo às demandas dos clientes de acordo com a realidade atual.

Além desses exemplos, a inteligência mercadológica ainda pode ser utilizada no departamento administrativo, financeiro, de marketing, entre outros, trazendo uma série de benefícios para a empresa como um todo.

Quais são os benefícios da inteligência mercadológica para a organização?

Como você já deve ter percebido, a inteligência mercadológica pode gerar uma série de vantagens para a empresa. Descubra agora algumas delas.

Ajuda a identificar novas oportunidades de atuação

Com a inteligência mercadológica, a empresa é capaz de identificar novas oportunidades nas quais pode investir. Isso porque a organização deixa de analisar o mercado apenas superficialmente, indo na profundidade das tendências e inovações em relação à própria atuação.

Isso significa que essa competência amplia a sua visão de mercado, fazendo com que você consiga ver oportunidades onde ninguém vê. Dessa forma, a empresa é capaz de se destacar ao aproveitar lacunas ainda não identificadas por outras organizações.

Aumenta a inovação

giphy

A inteligência mercadológica também aumenta a inovação dentro da empresa, um conceito fundamental para o bom posicionamento da organização nos dias de hoje. Isso porque ela identifica novas formas de realizar as atividades, assim como serviços e produtos diferentes que podem ser oferecidos aos clientes.

Dessa forma, a organização é capaz de ocupar outros nichos de mercado que ainda não foram ocupados.

Identifica tendências de consumo

As dores e necessidades dos clientes mudam constantemente. Com isso, é essencial que a empresa saiba como identificar essas transformações e agir perante elas para atuar de forma coerente com o que o mercado exige.

Essa é uma das propostas da inteligência mercadológica. Com o uso dessa competência, a organização consegue prever com maior assertividade as tendências de consumo dos clientes, se adequando a elas para se manter competitiva.

Cria um diferencial competitivo para o negócio

Uma das principais vantagens oferecidas pela inteligência mercadológica é o fato de ela criar um diferencial competitivo para o negócio. Isso porque hoje são poucas empresas que contam com colaboradores capazes de identificar novas oportunidades e analisar o mercado com profundidade.

Dessa forma, quando a organização conta com funcionários que têm essa competência, ela cria novas formas de fazer o convencional, criando um diferencial competitivo que faz com que ela se destaque perante as concorrentes.

Como você percebeu, a inteligência mercadológica é uma competência que pode trazer grandes benefícios para a empresa. E a melhor notícia é que ela pode ser desenvolvida por meio de treinamentos e cursos, o que faz com que você se destaque diante dos outros profissionais do mercado. Portanto, invista em si mesmo e comece agora a buscar novas formas de desenvolver a inteligência mercadológica e potencializar seus resultados.

E aí, o que você achou deste artigo? Ficou com alguma dúvida ou gostaria de dar algum depoimento sobre o assunto? Então, deixe um comentário abaixo! Estamos ansiosos para entender como o conteúdo ajudou a sua carreira.

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos