Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

9 dicas simples de como ser feliz no trabalho

Postado por Fábio Albuquerque

Quantos posts sobre pessoas que largaram seus empregos para fazerem o que amam você já leu pela internet? Com tantas histórias do tipo, ficamos cada vez mais descrentes no amor ao trabalho, certo?

É muito comum ouvirmos que pessoas de diversos países escolheriam outra carreira se tivessem a chance de começar de novo. Diante disso, é possível afirmar que nós, muitas vezes, não percebemos o quanto o trabalho pode ser uma fonte de prazer e orgulho.

Quer entender como mudar a sua relação com seu emprego e como ser feliz no trabalho? Leia nossas dicas!

comoserfeliznotrabalho.jpg

Goste do que faz

Precisamos parar de deixar o trabalho em segundo plano em nossas vidas. Pode ser que você não esteja no emprego de seus sonhos agora, mas enquanto você não chega lá, procure agir para que ele não seja apenas uma forma de ganhar dinheiro.

A satisfação plena exige um caminho a ser trilhado. Se você não está em uma posição desejada, encare esse fato como uma alavanca para realizar o seu sonho. É muito importante que o funcionário descubra qual é a sua fonte de motivação e corra atrás dela.

Saiba que nunca é tarde para recomeçar

De acordo com a Harvard Business Review, o primeiro arrependimento que as pessoas sentem em relação à carreira é aceitar um trabalho apenas pelo salário. A ilusão de decolar apenas em termos financeiros nos leva ao famoso "dinheiro não traz felicidade".

Outros arrependimentos, como não ter usado o tempo na escola de maneira mais produtiva, não ter começado o próprio negócio ou não ter se demitido no momento certo também estão listados no estudo.

Porém, é preciso ter em mente que nunca é tarde para recomeçar. São diversas as histórias de idosos que conseguem o primeiro diploma após os 80 anos. Não há nada pior do que conviver com o peso do arrependimento por não ter se arriscado.

Defina objetivos

Um passo importante para ser um profissional feliz é planejar a própria carreira. Definir onde você está, aonde quer chegar e qual trajeto precisa percorrer é essencial para reduzir riscos. Separe um tempo para si, prepare um aperitivo delicioso e comece a anotar seus planos!

Outra coisa importante para quem quer ser feliz no trabalho é saber se adequar. Se nada na vida é perfeito, por que razão o seu trabalho seria? Embora você tenha definido objetivos claros, isso não significa que tudo dará certo em 100% do tempo. Respire fundo e continue firme!

Baixe agora

Use a tecnologia a seu favor

Em meio a tantas abas com conteúdos interessantes sobre sua área de interesse e vídeos engraçadinhos, fica difícil não procrastinar e largar as tarefas importantes para a última hora. Lembre-se de que, da mesma forma que existem aplicativos para conectar você a pessoas e informações diversas, existem os que permitem que você se desconecte.

O método Pomodoro, por exemplo, ajuda a disciplinar o seu foco e permite pequenas pausas. Algumas extensões para navegadores de internet também permitem o bloqueio de determinados sites. Disciplina é um exercício, e é muito gratificante olhar para um longo dia de trabalho e ver quantos resultados você produziu!

Conheça e use seus talentos

Tem algum hobby que arranca elogios? Que tal começar a dar mais espaço a ele em sua vida? Encontrar a própria vocação pode ser uma missão difícil, mas alguns exercícios podem nos ajudar nisso.

Estar na zona de conforto nos dá sensações de segurança, entorpecimento e pertencimento. Porém, viver no automático, sem consciência de nossas próprias escolhas, é um caminho certo para a infelicidade. Na dúvida, busque por um coach de carreiras.

Organize a sua mesa

Por mais banal que pareça a decoração de sua mesa de trabalho, esse pequeno truque de motivação pode catapultar a sua criatividade. Identifique seu estilo de trabalho e tudo o que você precisa para fazê-lo fluir. Em seguida, procure transformar esse estilo de trabalho em materiais para enfeitar seu espaço de trabalho.

Você pode trazer alguns porta-retratos com fotos de momentos marcantes, usar post-its com recados motivacionais, trazer um bloquinho colorido para anotar recados, algumas caixinhas de chá ou balas e tudo o que motivar a sua produtividade.

Quanto mais personalizada e organizada a sua mesa for, mais você se lembrará de que o seu trabalho não é uma prisão, mas uma maneira de contribuir com o que você acredita.

Aprenda que falhas são uma lição — e não uma sentença

Aceitar falhas não é uma tarefa fácil. Afinal, ver que trabalhamos tanto tempo em uma tarefa e perceber que os resultados não eram os esperados é realmente frustrante. Algumas vezes, por ficarmos com medo de falhas, passamos inclusive por bloqueios criativos.

Por isso, é tão importante ver as falhas como oportunidades para que você melhore o seu trabalho. Reconhecer seus erros como etapas de um aprendizado vai diminuir o seu medo de prosseguir e vai contribuir com o seu processo de amadurecimento profissional.

Aos poucos, você desenvolverá maior empatia com colegas de trabalho novatos e saberá tomar decisões mais assertivas, já que sabe por quais caminhos não seguir.

Lembre-se que “a felicidade não é um ponto final”

A frase da autora Rashida Jones (“The Office” e “Parks and Recreation”) parece um tanto complexa, mas o seu sentido é simples. Normalmente, pensamos que, a partir do momento em que alcançarmos um certo posto, seremos felizes.

Os seres humanos, porém, são movidos por seus desejos, e toda vez que realizamos um projeto, logo começamos a ambicionar um novo patamar. Por isso, não espere o alcance de uma determinada meta para se sentir feliz. Aproveite bem a sua jornada e aprenda a se sentir feliz por seu aprendizado constante.

Entenda o seu organismo

Você pode ter tido uma noite de sono ruim, estar passando por momentos delicados na família ou entre amigos, estar com a dieta desbalanceada ou em um turno não muito favorável para a produtividade de seu organismo. Hormônios como a testosterona e o cortisol podem favorecer ou atrapalhar o funcionamento de algumas atividades em determinados momentos do dia.

Pessoas que trabalham melhor à noite, por exemplo, usam a melatonina (hormônio que impulsiona a criatividade) produzida no final do dia para trabalhar bem. Por isso, é muito importante prestar atenção ao ritmo de funcionamento de seu organismo e adequar-se a ele para trabalhar bem.

Para contornar problemas como os citados acima você pode balancear a sua alimentação para favorecer determinadas tarefas, regular o seu sono e, se possível, mudar o seu horário de trabalho. Tudo em prol de ser feliz.

E então? Curtiu as nossas dicas para ter um dia a dia mais leve em seu emprego? Qual conselho você daria para ser feliz no trabalho? Comente aqui e compartilhe suas histórias com a gente!

Acessar material

pós-graduação, mercado de trabalho

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS