pós-graduação

9 dicas de como ser uma pessoa melhor

Ana Flávia da Fonseca
05-07-2018 7:40

Como seres humanos, buscamos crescer continuamente. Nossas mentes são inquietas e precisam de estímulos para que possamos absorver novos conhecimentos e modos de ver a vida. E, na busca de como ser uma pessoa melhor, todos encontramos barreiras que questionam nossas reais intenções.

Preconceitos, sentimentos ruins, como preguiça e estresse, falta de organização ou tempo impedem esse crescimento pessoal e profissional. No entanto, vencer essas barreiras permite chegar ao objetivo traçado, que é ser uma pessoa bem preparada para encarar as adversidades da vida e sempre contribuir positivamente com ela.

Continue a leitura e confira 9 dicas de como ser uma pessoa melhor!

9-dicas-de-como-ser-uma-pessoa-melhor

1. Repense o modo como vê a felicidade

A felicidade é sua meta? Se você respondeu que sim, saiba que essa atitude, que parece ser lógica, não vai te ajudar a ser uma pessoa melhor. Isso acontece porque quem busca ser feliz acaba se sentindo mais infeliz, afinal, esse não é um estado permanente. Ou seja, buscar a felicidade pode levá-lo à frustração.

Entenda a felicidade como uma emoção. Como tal, ela vem e vai ao longo do tempo. Desapegar dessa ideia como meta é uma atitude mais inteligente, pois você vai aproveitar mais os momentos do seu cotidiano — em vez de estipular patamares para que o seu dia seja 100% feliz.

2. Esteja sempre disposto a mudar

Para ser uma pessoa melhor, você deve estar disposto a mudar. O mundo atual também exige isso de todos, afinal, novas tecnologias, processos, carreiras e conhecimentos surgem diariamente. Isso cria desafios que precisam ser superados, permitindo que o sucesso seja alcançado.

Essa capacidade de adaptação deve ser aplicada tanto na vida pessoal quanto na profissional, possibilitando que hábitos antigos e nocivos à sua saúde sejam eliminados. No mercado de trabalho, estar disposto a mudar é fundamental em negociações, para contornar situações inesperadas e conviver bem com os demais.

Baixe agora

3. Aproveite mais e se irrite menos

Ao sair de casa e encarar um trânsito congestionado, você é do tipo que surta? Ou desconta nos outros as insatisfações que vem acumulando durante a semana? Essas são situações que indicam altos níveis de estresse, portanto, tente aproveitar mais os momentos e se irritar menos.

Se aborrecer porque o trânsito está congestionado não fará com que ele desapareça, apenas prejudicará sua saúde. Sendo assim, olhe para as coisas que irritam você e tente encará-las com menos seriedade. Ao contrário do que você imagina, o que aborrece não vem de fora e sim do seu interior.

4. Saiba respeitar e conviver com as diferenças

Apesar de sermos seres humanos, temos nossas diferenças. E o segredo de como ser uma pessoa melhor está exatamente no ponto em que você entende e respeita esse fato. Por mais parecido que você considere ser de alguém, vocês continuam sendo completamente diferentes.

Raça, gênero, religião, opiniões políticas e até torcidas por times rivais no futebol são características que devem ser respeitadas, porque, não importa o que você diga, elas continuarão existindo. Em vez de atacar sempre que alguém for contrário ao que você acredita, apenas ouça e entenda o ponto de vista do outro — você não é obrigado a concordar com ele, apenas respeitar.

5. Faça algo por você

Você quer mesmo ser uma pessoa melhor? Faça algo por você! Olhe-se no espelho e veja o que incomoda. Com base na resposta, questione-se para descobrir se é algo que precisa ser mudado ou que você necessita aprender a conviver. Trabalhar a auto aceitação também é uma forma de crescer.

Se você julga que precisa mudar, experimente comprar novas roupas, faça exercícios físicos, mude o corte de cabelo ou saia para conhecer outras pessoas. Seu ano foi cansativo e você merece férias? Viaje! E, se não tiver companhia, vá só e sinta o poder da liberdade.

6. Experimente se desconectar

Infelizmente, muitas pessoas permanecem dependentes das redes sociais. Elas sentem a constante necessidade de compartilhar o que estão fazendo, mandar indiretas para desafetos ou bisbilhotar a vida do outro. No entanto, isso não faz o menor sentido para quem deseja ser uma pessoa melhor.

Experimente se desconectar. Vá ao parque da sua cidade e desligue o smartphone. Caminhe, sinta o aroma das flores, deite na grama ou simplesmente sente e observe o tempo passar. Leve um livro! Não seja dependente da impressão que transmite aos outros, muito menos do que eles mostram para você.

9-dicas-de-como-ser-uma-pessoa-melhor

7. Respeite quem você é

Você também precisa se respeitar. Não é porque os outros estão dizendo que você deve fazer algo que esse é o caminho certo. Conheça suas limitações e trabalhe o autoconhecimento. Descubra quais são seus propósitos, valores, objetivos e modos de enxergar a vida.

Não tome uma atitude apenas para agradar os demais, pois isso não traz o retorno esperado. O segredo está exatamente no que você faz para estar bem consigo. Aprenda a dizer não e seja um bom amigo, colega de trabalho, companheiro e cidadão. Valorize suas experiências e contribua sempre com o seu melhor.

8. Supere a procrastinação

Não adianta ler esse texto e dizer que amanhã você vai começar a dar os primeiros passos para ser uma pessoa melhor. Comece hoje! Prepare o relatório que está pendente, dê os parabéns para quem faz aniversário no dia e cumpra cada um dos seus compromissos previstos para hoje.

Deixar para amanhã o que pode ser feito hoje alimenta um monstro muito perigoso dentro de você. Por ele, você passaria o dia todo sem fazer nada, apenas dormindo ou talvez se divertindo por aí. O fato é que você tem responsabilidades e, para ter tempo livre, elas precisam receber sua atenção.

9. Jamais pare de estudar

Por fim, nossa última dica de como ser uma pessoa melhor é jamais parar de estudar. O conhecimento é renovado constantemente e, se você deseja crescer pessoal e profissionalmente, precisa estar sempre atualizado. E o cérebro humano precisa de exercícios para se manter sempre ativo.

Leia, pesquise e aprofunde-se nos temas pelos quais se interessa. Prepare-se para progredir na carreira e não se contente apenas com o diploma da universidade. Busque pós-graduações e prepare-se para alçar novos voos. Seja uma pessoa em dia com os conhecimentos da sua área.

E aí? Como ser uma pessoa melhor? Reflita sobre os pontos abordados aqui e pense bastante acerca das suas atitudes. Deixe seu comentário a seguir e conte o que você já faz sobre o assunto!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos