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9 dicas certeiras de como controlar a ansiedade

A ansiedade pode ser definida como uma preocupação excessiva com situações que ainda nem aconteceram, condição que pode gerar desconforto social, medo de falhar e sensação de impotência, entre outros sintomas.

Segundo a BBC, mais de 13 milhões de brasileiros já foram diagnosticados com ansiedade, fator comprobatório de que este é um dos principais problemas psíquicos que atinge a população atualmente.

Você faz parte desse grupo? Então é preciso encontrar alternativas para entender como controlar a ansiedade e levar uma vida mais saudável. Neste post, elaboramos 9 dicas que farão toda a diferença no seu dia a dia, proporcionando mais conforto e tranquilidade para você. Acompanhe!

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1. Controle a respiração      

O devido controle da respiração é um bom método para manter a ansiedade afastada da sua vida. Para isso, inspire e expire pelo nariz em ritmo lento e compassado, deixando o abdômen expandir. Esse exercício proporcionará o relaxamento do sistema nervoso autônomo, trazendo paz interior e mais foco nas ações profissionais e pessoais.

2. Faça atividades físicas

Movimentar o corpo contribui com a liberação de hormônios do prazer, como a dopamina, fator que está nitidamente ligado ao relaxamento mental.

Como diz a citação latina "mente sã, corpo são", a prática de atividades físicas combate ainda o estresse, ajuda na saúde como um todo e ainda mantém afastada a ansiedade, já que os pensamentos ficarão mais amenos.

Portanto, busque a orientação de um educador físico e comece hoje mesmo a realizar alguma atividade que esteja sintonizada com o seu estilo de vida, como uma caminhada. Uma outra dica é a yoga, pois os movimentos são inspiradores e relaxantes.

3. Medite  

A meditação controla a ansiedade pelo fato de contribuir com as tomadas de decisões, já que a pessoa fica mais focada e concentrada nos afazeres do dia a dia.

Dessa maneira, reservar cerca de 30 minutos em sua rotina para essa atividade faz com que o cérebro desacelere, deixando a mente no presente, ou seja, as preocupações certamente serão amenizadas.

Com isso, haverá mais harmonia em seu interior, auxiliando inclusive nos estudos e ainda no preparo para um novo desafio no mercado de trabalho.

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4. Encontre um propósito na vida  

Muitas vezes, encontrar um propósito na vida, mesmo que seja criar um animal de estimação, pode afastar os sintomas da ansiedade.

Isso porque as pessoas que se sentem prestativas e que reconhecem os valores de suas atividades conseguem lidar com mais facilidade diante das adversidades da vida, ou seja, sofrem menos do que as que geralmente estão sem metas preestabelecidas.

Portanto, busque sentido em seus afazeres e valorize-se sempre, independentemente do que esteja fazendo. Afinal, você é único.

5. Monitore seus pensamentos      

Sabendo-se que os pensamentos podem ser nossos aliados ou inimigos, nada melhor do que monitorá-los ao longo do dia.  

Como geralmente as pessoas ansiosas têm ideias pessimistas, uma boa dica é fortalecer os pensamentos positivos, as boas vibrações e, ainda, alimentar o sentimento de gratidão.

No entanto, como é quase impossível fugir das preocupações, os especialistas orientam que as pessoas reservem um determinado período de tempo no dia, como 30 minutos em casa, por exemplo, para ficarem divagando.

Outra dica é postergar a preocupação, diminuindo a energia que se concentra nela. Deixe que determinado pensamento confuso retorne somente amanhã.

6. Reserve um tempo para você    

A conturbação do cotidiano é uma inimiga das emoções. Depois de um dia de trabalho exaustivo, quantas pessoas não entram em um segundo expediente dentro de casa?

É o filho que precisa fazer o dever de casa, a filha querendo dinheiro para sair com o namorado, o jantar que ainda não está pronto, a fechadura que quebrou. Enfim, exemplos não faltam.

Com isso, acontece uma sobrecarga no sistema nervoso central, causando estresse, irritação e, consequentemente, ansiedade.

Apesar de as ocupações serem inevitáveis, procure reservar algumas horas para o seu devido descanso, como a leitura de um livro agradável. Assista a filmes, pratique seu hobby predileto e dê um cochilo na rede.

Busque ficar um tempo consigo mesmo e aprenda a ouvir a voz interior, sendo um bom exercício não só de meditação como também de afastamento da ansiedade.

7. Tenha contato com a natureza

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Que tal uma praia no fim de semana? Ou aquele frescor de uma cachoeira? Quem sabe um feriado em uma casa no campo?

Está faltando dinheiro e tempo? Então faça um passeio no parque de sua cidade. Caminhe embaixo de árvores. Respire bem o ar e ouça o canto dos pássaros.

São atitudes simples que modificam o olhar frente ao dia, pois começamos a nos sentir parte do todo. A mente relaxa e o sentimento de bem-estar aumenta.

8. Valorize a família     

Ficar ao lado das pessoas que você ama também é um bom exercício para controlar a ansiedade. Portanto, reserve mais tempo para sua família.

Caso você tenha filhos pequenos, brinque com eles. Ajude-os nas lições, converse, faça as refeições na mesa, enfim, mantenha uma interação agradável, respeitando as diferenças entre os membros de sua família.

Com isso, os conflitos serão amenizados e os problemas de excessivas preocupações certamente se amenizarão.

9. Tenha uma alimentação saudável     

Alguns alimentos são verdadeiros vilões quando o assunto é ansiedade, como os doces, bebidas alcoólicas, farinha de trigo e café. Isso porque eles aliviam os sintomas em um primeiro momento, mas pioram o quadro com o passar dos dias ou semanas. A dica é buscar uma alimentação saudável, com verduras, legumes e frutas, além de manter sempre o equilíbrio de acordo com o seu peso.

Peixes também são excelentes alimentos para controlar a ansiedade, pois são ricos em ômega 3, estabilizando o humor. Alimentos ricos em vitamina B, como espinafre, ovos, laticínios e cereais, também são boas alternativas.

Quem está se preparando para concursos públicos e entrevistas de emprego ou fazendo uma pós-graduação deve ter ainda mais cuidado para que a ansiedade não prejudique a conquista dos objetivos. Portanto, procure viver bem e mantenha a mente sempre calma para resolver as pendências do dia a dia: se não for possível resolver tudo hoje, lembre-se que o amanhã está cheio de novas oportunidades para recomeçar!

E você, já sofreu ou sofre com a ansiedade? Conte sua experiência pra gente aqui nos comentários e participe da conversa!

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Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

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