Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

9 cursos online que irão te ajudar a decidir em que se especializar

Postado por Fábio Albuquerque

É cada vez mais difícil administrar o tempo entre estudo, trabalho e família, certo? Mais ainda, é escolher a área em que se especializar! Por isso, o ideal é buscar referências em cursos online que podem ajudar você a tomar essa decisão.

Antes de decidir a área de especialização, é preciso considerar diversos fatores, como o seu conhecimento prévio, as exigências do mercado e a facilidade de colocar os conteúdos em prática no dia a dia.

Quer saber mais sobre o assunto? Veja esses 9 cursos online que ajudarão você a se decidir em que se especializar!

9-cursos-online-que-irao-te-ajudar-a-decidir-em-que-se-especializar.jpg

1. Trabalho em equipe

Trabalhar em equipe pode ser muito prazeroso, mas também desafiador. Porém, o mercado de trabalho exige cada vez mais essa capacidade dos profissionais.

Por isso, é importante estar preparado para as diferenças de opiniões e as várias maneiras de encontrar a solução para um problema.

Para ajudar nesse processo, uma universidade da Austrália desenvolveu um guia prático com diversos tipos de equipes e conselhos para se tornar um profissional mais ativo nas discussões.

O curso é gratuito, apenas quem quiser o certificado precisa pagar.

2. Habilidades de negociação

As organizações exigem cada vez mais que o profissional seja capaz de negociar. Essa habilidade é ainda mais imprescindível se a pessoa trabalha nas áreas de compras ou vendas.

Os cursos de graduação geralmente não abordam muito essas questões, ficando apenas na parte teórica do estudo. Por isso, é importante investir no aprendizado online com cursos rápidos ou até mesmo em especializações.

Sendo assim, é aconselhável estudar técnicas de persuasão aplicadas às vendas, gestão de relacionamento com os clientes e planejamento estratégico de vendas.

Se quiser começar hoje mesmo a investir nessa área, é só acessar o curso “Introdução à negociação: um livro de estratégias para se tornar um negociador persuasivo e com princípios”, da Universidade de Yale. Muitas aulas são disponibilizadas gratuitamente.

3. Liderança dentro das organizações

Cada vez mais, os empreendedores buscam profissionais que possam ajudá-los de maneira estratégica. Nesse sentido, as organizações precisam de líderes que impulsionem os demais colaboradores a desenvolverem suas atividades buscando o sucesso da empresa.

O curso “Desenhando e Liderando uma Organização Empreendedora” foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts, e tem como objetivo ensinar a avaliar uma instituição de forma analítica para melhorar as chances de sucesso da empresa.

Baixe agora

4. Gerenciamento de riscos e tomada de decisões

Um profissional de sucesso também deve ter a capacidade de analisar os riscos, gerenciá-los e tomar decisões importantes com base nas informações que possui.

Para isso, é importante conhecer um pouco sobre administração e finanças, métodos de gerenciamento de riscos e as melhores escolhas para cada situação.

O curso “Modelando riscos e realidades” foi desenvolvido pela Universidade da Pensilvânia e ensina métodos básicos de mensuração e gerenciamento de riscos.

5. Gestão de pessoas

Se você trabalha ou pretende ingressar na área de gestão de pessoas, é imprescindível conhecer um pouco mais sobre o assunto.

Para isso, é bom compreender os fatores que podem motivar a equipe, quais as dificuldades que os profissionais enfrentam no ambiente de trabalho e o que pode ser feito para melhorar o dia a dia dentro da empresa.

Se você quer se aperfeiçoar nesse segmento, o Sebrae oferece o curso gratuito “Investindo em pessoas”. Ele aborda os princípios básicos para a gestão de pessoas e tem carga horária de 6 horas.

6. Logística e Supply Chain

Outro curso que pode ser fundamental na carreira, dependendo da área que o profissional atua, é o de Logística e Supply Chain. Ele desenvolve habilidades na gestão de processos logísticos, com técnicas de otimização de procedimentos e redução de custos.

Quem se interessa em conhecer um pouco mais sobre essa área, pode fazer o curso gratuito de “Logística e Supply Chain”, da Oxford Home Study.

Por ser um curso flexível, é possível estudar de qualquer lugar e em qualquer horário. O curso ensina como entregar produtos ou serviços aos consumidores e melhorar os procedimentos.

cursos-online-que-irao-te-ajudar-a-decidir-em-que-se-especializar.gif

7. Comunicação e Marketing

Saber se comunicar é essencial em qualquer profissão, mas nos dias atuais essa habilidade se torna cada vez mais imprescindível. Quando associada às técnicas de marketing, ela pode se tornar uma ferramenta ainda mais útil.

Com o passar dos anos, as tecnologias mudaram e com isso também modificaram as formas de desenvolver ações de marketing.

Nesse sentido, o profissional deve conhecer as maneiras mais práticas de divulgar as ações da empresa utilizando ferramentas como Google, blogs e redes sociais. Também precisa alcançar resultados e analisá-los.

Para aprender sobre esses assuntos, há dois cursos online que são indicados. Um deles é o “Introdução ao Marketing Analítico”, que é disponibilizado em português. Ele ensina o conceito de marketing e mostra como desenvolver ações com base nos resultados.

Outro curso gratuito é o “Introdução à Otimização de Pesquisas (SEO)”, desenvolvido pela Universidade da Califórnia. Ele ensina como fazer o site da empresa aparecer nos primeiros resultados dos mecanismos de busca, como Google, Bing e Yahoo.

8. Análise de dados

As empresas precisam reunir informações estratégias para que possam se diferenciar no mercado. Para tanto, elas necessitam contar com profissionais qualificados na área de inteligência de negócios.

Esses especialistas são capazes de entender as estruturas de dados e integrar as diversas plataformas existentes.

Para entender mais sobre o assunto, é indicado fazer cursos na área de tecnologia e dados estatísticos. O curso “Estatísticas: desbloqueando o mundo dos dados”, da Universidade de Edinburgh, apresenta os conceitos essenciais para entender as informações do dia a dia.

Outro tema que também está disponível online é o “Big Data, Computação em Nuvem e Tecnologias de CDN Emergentes”.

Ele reúne palestras que abordam assuntos como: o que faz a computação em nuvem, exemplos de aplicabilidade e modelos de IaaS (Infrastructure as a Service) e PaaS (Platform as a Service).

9. Gestão de projetos

Cada vez mais as empresas precisam de profissionais que sejam capazes de gerenciar projetos.

Para tanto, é fundamental ter um conhecimento prévio sobre gerenciamento de custos e riscos, gerenciamento de aquisições e comunicações, gestão de mudanças e outras metodologias dentro desse contexto.

Nesse sentido, um primeiro passo para se atualizar sobre essas metodologias pode ser a realização do curso “Técnicas de Gerenciamento de Projetos para Profissionais de Desenvolvimento”. Ele é oferecido pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento.

O curso apresenta conceitos e caminhos que podem ser aplicados no gerenciamento de projetos para promover mudanças substanciais nas organizações.

Há muitos cursos online que podem ajudar você a escolher uma área em que se especializar! Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário e compartilhe conosco qual o curso que você decidiu fazer!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS