Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

8 motivos para fazer uma especialização em Gestão de Pessoas

Postado por Fábio Albuquerque

As atividades da área de Recursos Humanos não se restringem mais às burocracias envolvidas na contratação e no desligamento de funcionários de uma empresa. Hoje, os profissionais desse departamento ajudam a definir onde a companhia quer chegar e são responsáveis por traçar o perfil ideal dos colaboradores capazes de atingir esse objetivo. Por isso, a área exige cada vez mais profissionais com especialização em Gestão de Pessoas.

A Gestão de Pessoas faz parte da área administrativa das organizações e se dedica a potencializar talentos profissionais em benefício da empresa. Para compor equipes mais eficazes, leva em consideração não só as competências técnicas, mas também as aptidões pessoais dos trabalhadores, como a capacidade de comunicação e de relacionamento.

8_motivos_para_fazer_uma_especializacao_em_Gestao_de_Pessoas.jpg

Como funciona a atuação do profissional especializado?

O gestor de pessoas se ocupa de toda a trajetória de um colaborador dentro da empresa, o que inclui seu recrutamento, seleção, evolução profissional e desligamento, em razão de aposentadoria ou outro motivo.

Vale destacar que, dentro desse quadro de atuação, o principal papel do gestor é favorecer o desenvolvimento humano dos colaboradores, tendo em vista a ampliação da vantagem competitiva do negócio. Afinal, funcionários bem preparados são o capital mais valioso de uma empresa no mercado atual.

Além disso, esse profissional tem o dever de auxiliar a organização a concretizar sua missão e a alcançar suas metas. Para cumprir essa obrigação, ele precisa trabalhar o treinamento e a motivação dos colaboradores, aprimorar a qualidade de vida dentro do ambiente corporativo, estimular e conduzir mudanças importantes para a competitividade do negócio, acompanhar e tentar aumentar constantemente o nível de satisfação dos funcionários, entre outras ações.

Por que fazer uma especialização em Gestão de Pessoas?

Confira 8 excelentes motivos de investir nessa especialização:

1. Tornar-se um profissional indispensável

O quadro de funcionários é o maior patrimônio de uma empresa, conforme o conceito de Gestão de Pessoas. Por esse motivo, toda organização, independente de seu porte, precisa de um profissional especializado em gerir o capital intelectual.

Sobretudo em tempos de crise, o gestor de pessoas é indispensável por ter a capacidade de selecionar talentos e alinhar as atividades dos colaboradores às mudanças de mercado, assegurando a boa performance da empresa.

Baixe agora

2. Ingressar num mercado constantemente favorável

A demanda por gestores de pessoas não costuma diminuir com as oscilações econômicas. Afinal, as organizações precisam de especialistas para revisar o mapa de colaboradores quando o cenário da empresa não parece tão oportuno; e também para recrutar novos talentos quando o mercado está aquecido.

Saiba mais sobre o que as empresas esperam de profissionais com pós-graduação em Gestão ou MBA.

3. Melhorar as chances de aumento salarial

Se você é daquelas pessoas que vive se perguntando “a pós-graduação pode aumentar meu salário?”, acredite: a resposta é sim. A especialização em Gestão de Pessoas oferece a você conhecimentos valiosos e atuais sobre a área, o que agrega muito valor ao currículo profissional e amplia as perspectivas de carreira.

Além disso, estudos indicam que quem tem um MBA, por exemplo, consegue aumentar o salário em mais de 100%, até três anos após a conclusão do curso.

4. Expandir a perspectiva de carreira

O investimento numa especialização, como o MBA, é primordial para estender as possibilidades de carreira, pois ajuda a suprir necessidades individuais ligadas à profissão. Ao especializar-se em Gestão de Pessoas, o indivíduo pode atuar de forma especializada ou de maneira mais generalista.

As opções vão de cargos em consultorias de recrutamento e seleção a Gerente de Benefícios, Coordenador de Cargos e Salários, Analista de Folha de Pagamentos, Diretor de Departamento Pessoal, entre outros.

5. Acompanhar as mudanças de mercado

Quem já atua na área de Recursos Humanos sabe que o setor passa por atualizações contínuas. Por essa razão, o profissional não pode se acomodar.

A única forma de acompanhar as mudanças é ir atrás de conceitos, ferramentas, informações e práticas atuais, ou seja, investir em capacitação. No MBA, você tem contato com conhecimentos atualizados e de grande relevância para o mercado.

6. Aperfeiçoar a capacidade de comunicação

Quem almeja fazer carreira na área de Gestão precisa ter uma boa capacidade de comunicação. Afinal, boa parte dos conflitos corporativos são consequência de falhas na comunicação entre gestores e funcionários, o que gera boatos, fofocas e outras complicações que prejudicam muito o clima organizacional e a performance da empresa.

A especialização em Gestão de Pessoas trabalha disciplinas de Comunicação e Marketing Interno e de Negociação e Gerenciamento de Conflitos.

7. Aprimorar as habilidades interpessoais

Ter boas habilidades interpessoais é fundamental para quem lida diretamente com os colaboradores de uma empresa e tem a tarefa de extrair todo o potencial deles. O tipo de abordagem, a linguagem não verbal, a empatia e a capacidade de ouvir e de dar feedback são algumas das aptidões trabalhadas no MBA em Gestão de Pessoas, por meio da disciplina de Desenvolvimento Interpessoal no Trabalho.

Assim, o profissional que faz a especialização fica mais bem preparado e atinge melhores resultados para a organização.

8. Ampliar seu networking

A especialização em Gestão de Pessoas promove a convivência com diferentes profissionais e incentiva a troca de experiências dentro da sala de aula. Desse modo, você expande seu know-how e sua rede de contatos, o que pode garantir boas indicações de trabalho e até mesmo parcerias para a criação de um negócio próprio.

Como escolher o curso certo?

Se você quer se especializar, mas não sabe que tipo de curso escolher, calma! O UNIPÊ tem a melhor opção para você: o MBA em Gestão de Pessoas. Com ele, o aluno aprende conceitos de Gestão por Competências e de Gestão do Conhecimento e tem contato com uma série de disciplinas ligadas à gestão de equipes, liderança, planejamento estratégico, gerenciamento de conflitos, desenvolvimento de pessoas, análise de desempenho, atração e retenção de talentos.

A especialização em gestão de pessoas aprimora habilidades essenciais para a execução de um trabalho eficiente e capacita o profissional a usar novos modelos de gestão de maneira eficaz.

E então, os 8 motivos que apresentamos entusiasmaram você a fazer uma especialização em Gestão de Pessoas? Interaja com a gente! Deixe seu comentário no post.

Acessar material

pós-graduação, carreira

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS