Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

8 motivos para fazer uma especialização em Administração Pública

Postado por Fábio Albuquerque

Quem quer ter sucesso na carreira já sabe que a capacitação contínua é muito necessária. Sejam as especializações, mestrados, doutorados ou qualquer curso de capacitação, eles são um diferencial no currículo e têm um grande poder quando o assunto é valorização no mercado.

E se engana quem pensa que é só isso, pois existem várias outras vantagens desse tipo de investimento. Se você está na dúvida se deve ou não fazer uma especialização em Administração Pública, conheça alguns motivos.

8_motivos_para_fazer_uma_especializacao_em_Administracao_Publica.jpg

Qual é o objetivo da especialização em Administração Pública?

Quando falamos de uma especialização em administração pública estamos tratando de uma pós-graduação. O objetivo, como o próprio nome leva a entender, é fazer com que a pessoa se especialize em uma área de atuação dentro da gestão pública.

Tudo isso acontece dentro de conhecimentos práticos e teóricos transmitidos dentro da sala de aula. Nesse tempo, os estudantes devem aumentar sua compreensão e gestão em diversos aspectos, como jurídicos, financeiros, contábeis e administrativos.

Além disso, um perfil mais gerencial também é desenvolvido nos alunos, pois muitos deles têm esse interesse quando optam pela especialização.

Qual é o público-alvo desse curso?

Como é uma pós-graduação, também conhecida como especialização, o público-alvo desse tipo de curso são as pessoas que já têm formação superior e atuem (ou queiram atuar) na administração pública.

O curso também pode ser muito útil para profissionais que exerçam funções na administração pública, de forma direta ou indireta, mas trabalham no setor privado.

Por que fazer a especialização?

Bem, pode ser que você esteja se perguntando que tipos de benefícios esse investimento trará, certo? Levantamos alguns motivos para que você escolha fazer esse tipo de especialização. Vamos lá?

1. Oportunidade de se qualificar

Com um mercado cada vez mais rígido e competitivo, especialização nunca é demais. Assim você turbina seu currículo e ganha o reconhecimento das pessoas, pois é um especialista no assunto.

Depois de completar, você passa a ser um profissional com uma visão mais ampla quando o assunto é gestão empresarial, relacionamento internacional, diplomacia e todos os outros relativos à sua área de atuação. E mais: você garante também a capacidade de negociação e tomada de decisão.

Baixe agora

2. Aumento de networking

Ter um bom relacionamento dentro da sua área de atuação é muito importante – pode abrir portas, trazer reconhecimentos e ainda melhorar seus processos com ações de benchmarking.

Fazer uma especialização é uma ótima maneira de aumentar seu networking dentro da sua área, pois você conhece e convive com novas pessoas, expandindo assim a sua rede de contatos.

3. Possibilidade de ter mais destaque

Que o mercado de trabalho está acirrado você provavelmente já sabe – mas o que fazer para ter mais destaque? Investir em um processo de melhoria contínua é uma ótima maneira, pois seu gestor e colegas de trabalho reconhecem seu interesse em melhorar e progredir na carreira.

Vale a pena considerar que o mercado de trabalho em Administração Pública é ainda mais dinâmico, pois trabalha com mudanças de governo, de leis e de cenários que podem ser muito distintos. Por isso, o gestor ou administrador público deve estar cada vez mais capacitado para esses desafios, tendo um perfil inovador e muita flexibilidade.

4. Maior demanda de mercado

Esse é um ponto muito importante, afinal de contas, ninguém quer se especializar em uma área fadada ao fracasso, certo? A área de administração pública conta com esse grande ponto a seu favor: existe uma demanda por mão de obra qualificada, principalmente para as pessoas que queiram atuar na interface entre o setor público e privado (que ainda se comunicam muito pouco).

5. Perspectivas de melhoria de salário

Ter uma especialização é um diferencial no seu currículo e pode sinalizar uma melhoria de salário. É claro que isso depende muito de empresa para empresa, mas muitas pessoas recebem uma bonificação salarial depois de completar alguma pós graduação, o que pode ser um ótimo reconhecimento.

6. Atualização constante

Como falamos, o campo de atuação de um administrador público é muito maior que a maioria das pessoas considera. Principalmente com as mudanças nos últimos 10 anos, em que os cenários do Brasil e do mundo vivenciaram mudanças incríveis.

Justamente por isso, os profissionais que seguirem se atualizando podem se destacar ainda mais, conquistando boas posições.

7. Oportunidade de atuar em dois setores

Engana-se quem pensa que um profissional formado em administração pública está fadado a tratar apenas com instituições públicas. É verdade que muitos deles são direcionados para essa área, mas muito mais por interesse que por definição.

O profissional formado pode trabalhar em nome da coletividade e na área que preferir: pública ou privada. Ou ainda, como falamos, em uma interface entre as duas – uma área que parece ser promissora, pois tem muito a se desenvolver.

Você pode trabalhar em secretarias, empresas ou os tradicionais departamentos públicos. Entre alguns exemplos, está a possibilidade de desenvolver projetos sociais nas empresas privadas e/ou a coordenação de planos em ONGs (Organizações Não Governamentais).

8. Chance de exercer melhor a cidadania

Um profissional sério e focado na administração pública acaba tendo uma excelente oportunidade de ser um cidadão acima da média. Tudo isso porque pode acompanhar setores e órgãos públicos, além da possibilidade de acompanhar políticos nas suas tarefas diárias. Essa é uma ótima oportunidade para desenvolver ética nas instituições, além de monitorar o desempenho e envolvimento das outras pessoas.

Entenda melhor a oportunidade com um exemplo. Se ele trabalhar com distribuição de energia, pode avaliar como evitar as ligações elétricas com um perfil clandestinas (também conhecida como gatos). Como a atuação tem um perfil muito social, outro foco interessante seria estender o fornecimento de luz para todos os setores da população. Ou seja, é uma ótima maneira de ser cidadão.

Como você pode perceber, gestão pública oferece muitas oportunidades para quem está interessado em crescer na profissão. Assim você garante uma boa gestão e uma melhor visão das situações vivenciadas, se destacando como um ótimo profissional.

Se você ficou interessado nesse tipo de especialização em Administração Pública, não deixe de procurar uma boa opção perto de você. Assim você investe na sua carreira e se destaca no mercado.

Caso tenha ficado com algum tipo de dúvida ou tenha algum questionamento mais específico sobre o assunto, não deixe de comentar nos espaços abaixo. Estamos aqui para ajudar você a esclarecer tudo. Nos encontramos na próxima!

Acessar material

pós-graduação, carreira

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS