pós-graduação

8 livros para ler em 2018

Ana Flávia da Fonseca
25-01-2018 5:54

A leitura, além de ser um prazeroso entretenimento, é capaz de abrir nossos olhares a respeito do mundo e, dessa forma, aprimorar nossas relações pessoais e profissionais. Sem dúvida, os livros podem melhorar a vida.

Você já fez a sua lista de livros para ler em 2018? Que tal dar uma olhada nessa seleção de livros inspiradores que preparamos para você?

8-livros-para-ler-em-2018.jpg

1. Ensaio sobre a cegueira, de José Saramago

Ensaio sobre a cegueira é um dos melhores livros de José Saramago. O romance conta a história de uma inexplicável epidemia de cegueira branca que se espalha velozmente, deixando cega a maioria dos habitantes de uma cidade. As pessoas são isoladas em um espaço, em condições insalubres, à medida que são contagiadas. Em meio ao caos, tendo de lutar por suas necessidades mais básicas, elas revelam seus lados mais obscuros.

2. O poder do hábito, de Charles Duhigg

Em O poder do hábito, Charles Duhigg ressalta que somos reféns de nossos hábitos. Achamos que estamos tomando decisões, quando na verdade estamos o tempo todo repetindo hábitos predeterminados.

O livro nos faz entender como os hábitos funcionam e como podem ser transformados. Segundo Charles Duhigg, identificar nossos hábitos viciosos e substituí-los por outros mais positivos é uma importante ação de autoconhecimento, pois são eles os responsáveis pelos resultados que obtemos. Se quisermos melhores resultados, precisamos ter melhores hábitos.

3. O conto da aia, de Margaret Atwood

Em O conto da aia, a autora canadense Margaret Atwood cria uma fantasia na qual os Estados Unidos, num futuro próximo, se tornam a República de Gilead. Nessa república fundamentalista, as mulheres não têm nenhum direito. Elas são divididas em categorias, cumprindo funções específicas: há as esposas, as martas, as tias, as aias.

As aias pertencem ao governo e existem apenas para gerar filhos e garantir a continuidade da população do país, já que a maioria das pessoas foi acometida por problemas de fertilidade devido a uma catástrofe ambiental. À protagonista, Offred, coube este último papel, um dos mais degradantes.

Baixe agora

4. Modernidade líquida, de Zygmunt Bauman

Modernidade líquida, com uma linguagem simples e acessível, trata da fluidez das relações em nosso mundo atual. O autor, o sociólogo polonês Zygmunt Bauman, foi o criador do conceito de “liquidez” na sociedade. Em suas obras, ele afirma que, no mundo moderno, tudo é líquido, com pouca durabilidade, e é exatamente por isso que as coisas mudam com tanta facilidade e nada, nem ninguém, tem valor.

A modernidade imediata é líquida e veloz, mais dinâmica que a modernidade sólida que a antecedeu. A passagem da modernidade sólida para a líquida fez emergir o individualismo e a efemeridade das relações humanas. Segundo Bauman, “modernidade líquida” é o nome dado à crescente convicção de que, no mundo atual, a mudança é a única coisa permanente, e a incerteza a única certeza.

5. As meninas, de Lygia Fagundes Telles

Lygia Fagundes Telles escreveu o romance As meninas em 1973. Lançado em plena época da ditadura, o tema do livro é justamente a repressão imposta pelo regime militar.

Três universitárias com personalidades totalmente diferentes são amigas e moram em um pensionato de freiras paulistano. Com um estilo intimista, a autora desvenda os pensamentos dessas três meninas, que narram a história alternadamente, acompanhadas, ainda, por um narrador em 3ª pessoa (o romance tem, portanto, quatro narradores).

Ana Clara, envolvida com drogas, de origem humilde, visa ascender socialmente. Lia, militante política, faz parte de um movimento que luta contra a ditadura. Lorena, de família rica, tem hábitos burgueses e prefere manter-se alienada quanto à situação política do país.

Em As meninas, Lygia corajosamente enfrenta a ditadura ao testemunhar, em seu próprio tempo, os desmandos e as arbitrariedades do regime. Um momento de nossa história que não pode ser esquecido, para que não se repita.

6. Por que fazemos o que fazemos?, de Mario Sergio Cortella

8-livros-para-ler-em-2018.gif

Por que fazemos o que fazemos? é um livro com importantes reflexões sobre a vida profissional e as relações entre trabalho, carreira e realização pessoal. Nele, o filósofo Mario Sergio Cortella afirma que é importante viver com um propósito, entendendo as razões pelas quais você faz o que faz.

O livro responde muitos questionamentos sobre o presente e o futuro profissional; entre eles, como ter motivação em tempos difíceis, como lidar com a rotina e a falta de tempo e como fazer com que seu trabalho seja não apenas um meio de sobrevivência, mas uma atividade consciente.

7. Dois irmãos, de Milton Hatoum

Dois irmãos, de Milton Hatoum, conta a história de uma família de origem libanesa que vive em Manaus. O casal Zana e Halim tem três filhos: a caçula Rânia e os gêmeos Omar e Yaqub. Compartilham, ainda, o espaço da casa os agregados Domingas, índia que é empregada da família, e Nael, filho de Domingas, que desconfia ser filho de um dos gêmeos e é o narrador da história.

Os gêmeos são idênticos na aparência física, mas completamente opostos em personalidade. Conforme crescem, cresce também a rivalidade entre eles, ao ponto de tornarem-se inimigos e disseminarem conflitos cada vez mais extremos.

8. Antes de nascer o mundo, de Mia Couto

Antes de nascer o mundo, do moçambicano Mia Couto, tem como personagens os integrantes de uma família que vai morar em um sítio distante de tudo e de todos, batizado pelo pai, Silvestre Vitalício, como Jerusalém. Por decisão de Silvestre, ele e os filhos Mwanito e Ntunzi não têm nenhum contato com o mundo exterior, a não ser pelas visitas do tio Aproximando, que lhes traz alimentos.

Silvestre afirma que o mundo é Jerusalém e nada mais existe. Porém, chega a essa terra isolada uma mulher, Marta, que passa a colocar em questão todas as verdades do mundo criado por Silvestre Vitalício.

Agora que você conferiu nossa lista de livros para ler em 2018, já tem uma ideia por onde começar o seu ciclo de leituras deste ano. Escolha o seu livro e boa leitura!

Já leu algum desses livros? Qual outro livro você recomendaria? Deixe sua opinião e suas sugestões nos comentários!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos