Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

8 livros indispensáveis para alavancar sua carreira

Postado por Fábio Albuquerque

Durante a formação, é comum que os estudantes se dediquem apenas às leituras relacionadas a sua profissão e negligenciem certos temas fundamentais para alavancar sua carreira, como liderança, inteligência emocional e relacionamentos interpessoais.

Mas o maior aprendizado profissional, ou o incentivo necessário para a mudança — que eles vêm buscando há anos — podem estar justamente em páginas de títulos que não estão na grade curricular.

Por isso, reunimos neste post 8 livros indispensáveis para te ajudar a melhorar o seu desempenho profissional e a trazer novas perspectivas para a sua carreira. Continue lendo e confira!

8-livros-indispensaveis-para-alavancar-sua-carreira.jpg

1. Um novo jeito de trabalhar (Lazlo Bock)

Talvez você já conheça a história da criação do Google. Mas, já parou para pensar como essa gigante consegue se manter sempre no topo do ranking das melhores organizações para se trabalhar?

“Um novo jeito de trabalhar” mostra que o sucesso de uma das maiores empresas de todos os tempos vai muito além de uma proposta descolada e horários flexíveis.

Com uma linguagem visionária e tão criativa quanto a empresa que representa, Bock, vice-presidente de RH do Google, traz dicas valiosas para aumentar a motivação e aliar uma cultura de eficiência à qualidade de vida.

São lições que podem ser aplicadas não apenas por gestores em suas empresas, mas na carreira de qualquer profissional.

2. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes (Stephen R. Covey)

Considerado uma das obras mais influentes do século XX, integrante por oito anos consecutivos da lista dos mais vendidos do mundo, este livro de Stephen R. Covey é considerado a “bíblia” do mundo dos negócios.

E não por acaso. Afinal, após 27 anos de lançamento e diante de todas as mudanças econômicas, políticas e sociais, os 7 hábitos estabelecidos pelo autor para melhorar a atuação dos profissionais permanecem imutáveis e extremamente eficientes.

Um deles indica que os profissionais bem-sucedidos começam sempre com um objetivo claro em mente. E, a partir daí, descobrem como as suas características, relacionamentos e valores pessoais podem ajudá-los a alcançar essa meta.

Diferente de outros autores, Covey se mantém atemporal por mostrar que a busca pela eficácia vai muito além das circunstâncias ou de uma formação profissional. E isso acontece de dentro para fora, por meio dos nossos hábitos e da forma que interpretamos o mundo.

Com certeza, uma leitura indispensável para quem deseja alavancar sua carreira!

3. O ócio criativo (Domenico de Masi)

Com uma visão ousada e inovadora, o sociólogo italiano Domenico de Masi deu um novo significado ao conceito de produtividade. Dezesseis anos após o seu lançamento, “O Ócio Criativo” ainda se mantém atual ao criticar a linha de trabalho das fábricas no século XVIII, seguida até hoje pelas empresas.

Nela, os profissionais ficam presos a um ciclo de trabalho antiquado — mesmo com o avanço da tecnologia, que possibilita a automatização de tarefas, a redução de jornadas e a libertação de um espaço físico para atuação.

Por outro lado, segundo o autor, o ócio criativo é uma maneira de aproveitar o tempo livre em meio a cobrança por resultados, sem abrir mão do conhecimento e da qualidade de vida. Por meio dele, as empresas seriam capazes de reduzir despesas.

Além disso, é possível dar oportunidades para que os trabalhadores invistam em projetos pessoais, alimentem a sua criatividade e desenvolvam as suas potencialidades.

Baixe agora

4. 10% mais feliz (Dan Harris)

O que define o sucesso? Se respondeu “chegar ao estágio mais alto da carreira”, você não pode deixar de ler o corajoso relato autobiográfico do jornalista Dan Harris em “10% mais feliz”.

Com um olhar lúcido e realista, o autor divide com os leitores a sua frustração, mesmo diante de uma carreira promissora como apresentador da rede de televisão americana ABC News, e a sua jornada em busca do equilíbrio emocional por meio da espiritualidade e meditação.

Mas sem deixar de lado os percalços e incertezas dessa odisseia, como: a dificuldade em não se autocriticar, a obsessão excessiva pelo trabalho e o ceticismo em relação aos benefícios de silenciar a própria mente.

5. A nova lógica do sucesso (Roberto Shinyashiki)

Sabemos que a falta de reconhecimento é um dos principais problemas na vida de muitos profissionais. Ainda assim, são poucos os que conseguem definir com clareza o que têm feito para ganhar a visibilidade que desejam.

Sobre isso, “A nova lógica do sucesso” é baseado na história fictícia de Carla, que aos 29 anos percebeu que a sua carreira estava estagnada, viveu reclamando, mas ainda assim não conseguia fazer mudanças.

Por meio de quatro lições, o psicólogo Roberto Shinyashiki apresenta os pensamentos e atitudes mais equivocados na busca pelo sucesso, e como eles podem interferir no crescimento profissional.

Trata-se, por isso, de uma leitura essencial para quem deseja dar uma guinada na sua carreira no lugar mais simples, mas ainda menos óbvio: dentro de si mesmo.

6. Inteligência Emocional (Daniel Goleman)

Goleman se transformou em um dos nomes mais prestigiados no mundo corporativo graças à sua obra mais famosa: “Inteligência Emocional”. Nela, seu trabalho consiste em investigar o cérebro humano para derrubar mitos sobre a inteligência e o sucesso.

A partir de conceitos científicos, o autor conseguiu demonstrar que uma carreira bem-sucedida e um bom desempenho profissional não são frutos apenas de um QI elevado, mas do controle das próprias emoções.

Segundo ele, são elas que determinam o controle dos nossos impulsos, as nossas habilidades sociais e as formas com as quais lidamos com o mundo.

7. Como encontrar o trabalho da sua vida (Roman Krznaric)

De fato, encontrar um trabalho gratificante é uma das maiores aspirações dos profissionais atualmente. Quanto a isso, pesquisas com especialistas de carreira já mostram que, em alguns anos, o reconhecimento será ainda mais relevante do que a remuneração.

Para realizar esse objetivo, o historiador Roman Krznaric criou este guia prático, com dicas para se superar o medo de mudanças, descobrir talentos, enfrentar as contradições entre o dinheiro e a satisfação pessoal e tomar decisões mais acertadas.

E o diferencial dessa obra está em não se basear apenas na experiência pessoal do autor, ou em questões empíricas. Ela traz também fatos históricos e conceitos sociológicos, que ajudarão o leitor na busca por um novo direcionamento de carreira sem fugir da sua realidade ou exigências do mercado.

8. Como fazer amigos e influenciar pessoas (Dale Carnegie)

Por fim, do escritor e coach americano Dale Carnegie, “Como fazer amigos e influenciar pessoas” é uma indicação recorrente nas listas de livros indispensáveis para profissionais que desejam alavancar sua carreira. E não é à toa.

Nesse livro, o autor ensina a lidar com pessoas, a influenciar a sua maneira de pensar, e a alcançar os seus objetivos profissionais de uma maneira geral. Tudo isso, por meio de técnicas simples, como: sorrir, ser um bom ouvinte, demonstrar interesse pelo que o outro tem a dizer e fazer com que ele se sinta importante.

Mesmo lançado em 1936, a obra tem ajudado profissionais a sobreviverem em um mercado de trabalho que evoluiu muito em números e estratégias, mas ainda mantém uma característica comum: a necessidade da construção de relacionamentos interpessoais rumo ao sucesso.

E você, já leu algum desses livros indispensáveis para alavancar sua carreira? Como eles te ajudaram? Deixamos algum outro de fora? Deixe-nos o seu comentário e compartilhe as suas impressões conosco!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS