Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

8 dicas para melhorar sua comunicação interpessoal

Postado por Fábio Albuquerque

A capacidade de estabelecer uma boa comunicação interpessoal é necessária em todos os aspectos de nossas vidas, tanto na parte pessoal quanto na parte profissional. Desenvolver essa capacidade é tão importante quanto continuar os estudos após o término do curso superior ou ter um bom currículo em sua área de atuação.

Para ajudar nesse desenvolvimento, vamos apresentar a você 8 dicas para melhorar a sua forma de se comunicar. Conheça nossas dicas logo a seguir.

8-dicas-para-melhorar-a-comunicacao-interpessoal.jpg

1. Observe o seu tom de voz

Fique atento ao tom de sua voz durante a conversa. O uso de um tom inadequado pode dar a impressão de que você está irritado ou até mesmo brigando com o seu interlocutor.

Sendo assim, é importante observar não só o tom, como também a altura da sua voz e a sua dicção enquanto se expressa. A altura da voz deve ser agradável aos ouvidos da pessoa ou do público com quem você está falando: nem muito alta, nem muito baixa.

Já a dicção se refere à capacidade de pronunciar claramente as palavras, de modo a facilitar o entendimento daquilo que se fala. Quem sentir dificuldades na dicção deve procurar a ajuda de um fonoaudiólogo ou fazer um curso de oratória.

Usar o tom de voz correto, na altura adequada e pronunciando claramente as palavras são fatores que ajudam a melhorar a sua forma de se comunicar.

Baixe agora

2. Identifique como você utiliza a linguagem não-verbal

Como o próprio nome deixa claro, a linguagem não-verbal é aquela em que não usamos as palavras para nos comunicarmos, podemos citar nesse contexto: linguagem corporal, expressão da face, gestos, entre outros detalhes que transmitem informações, mesmo que de forma inconsciente.

A comunicação interpessoal ocorre de maneira mais fácil quando existe espontaneidade durante esse processo. Entretanto, deve-se evitar gestos muito bruscos ou posturas que transmitem a sensação de desinteresse em manter o contato.

3. Aprenda a ouvir o interlocutor

A comunicação é uma arte onde não basta apenas ter um tom de voz agradável e prestar atenção na postura corporal. O sucesso da comunicação está também no modo como você interage com os outros.

Dessa forma, podemos dizer que, para desenvolver uma boa comunicação interpessoal, é necessário identificar os momentos de falar e o momento de deixar o outro falar. Em outras palavras, uma boa comunicação está no equilíbrio de participação entre as partes interessadas, permitindo que o fluxo de informações ocorra de modo que facilite o entendimento entre os participantes.

melhorar-a-comunicacao-interpessoal.gif

4. Use adequadamente o vocabulário

A comunicação se faz muito mais eficiente quando se identifica a linguagem e o vocabulário adequado para cada situação ou público.

Em uma conversa informal com um grupo de pessoas mais jovens, o uso de gírias pode ser bem-vindo e facilitar a aproximação com aquele público. No entanto, o uso de gírias pode não ser tão bem aceito por um grupo de pessoas mais velhas ou no ambiente de trabalho, que muitas vezes exige uma linguagem mais formal ou até mesmo o uso de uma linguagem técnica.

Por isso, é necessário bom senso nas comunicações, fazendo uma escolha adequada do vocabulário a ser empregado em cada situação, para que você tenha sucesso em melhorar a comunicação tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.

5. Perceba quais são os seus pontos fracos

O autoconhecimento é essencial quando se tem esse objetivo. Observe com cuidado a forma como você se comunica e como as pessoas interagem no contato com você.

Um sinal claro de que você pode estar com dificuldades na sua forma de se comunicar acontece quando, na maioria dos seus contatos, outras pessoas não entendem o que você quis dizer, sendo necessário repetir de diversas maneiras aquilo que se deseja comunicar.

Nesse caso, você precisa identificar os seus pontos fracos, se está se referindo a algum dos casos que falamos anteriormente (tom de voz, dicção ou uso de gírias ou palavras que não fazem parte da realidade de quem você está conversando) ou se você não está sendo objetivo durante a conversa.

6. Tenha clareza quanto ao objetivo de sua comunicação

Toda vez que conversamos com outras pessoas, ou até mesmo com um grande público, é necessário transmitir clareza em relação o que se deseja comunicar. Para conseguir isso, procure ter foco na comunicação e evite distrações paralelas durante a conversa, como o uso de computadores ou celulares.

Para quem vai interagir com uma plateia, como nos casos de apresentações de empresas ou palestras, é necessário um planejamento para que aconteça uma comunicação adequada.

Montar uma espécie de roteiro, indicando a ordem dos assuntos a serem abordados e anotações com as palavras-chaves referente a cada um desses tópicos facilitaram a comunicação com o público.

7. Descubra novos modos de melhorar a comunicação interpessoal

Quando o assunto é este, sempre existem técnicas que podem ajudar a melhorar a forma de como lidamos com os outros.

Para algumas pessoas, é necessário descobrir modos de ser mais comunicativas e desinibidas para que a comunicação flua melhor. Para elas, um curso de teatro ou dança podem ajudar a atingir este objetivo.

Para aquelas pessoas que já são desinibidas e têm facilidade de falar, pode ser necessário aprender a ouvir mais as outras pessoas ou a diminuir a ansiedade enquanto se expressa. Um curso de meditação ou a prática de esportes podem ajudar essas pessoas a perceberem mais as pessoas ao redor e interagirem com elas de forma mais adequada.

8. Pergunte a opinião de quem convive com você

Uma das formas de descobrir se você está se comunicando corretamente é perguntando para as pessoas com quem mais convive.

Pergunte a elas se o seu tom de voz é agradável, verifique se elas entendem com facilidade as informações que deseja passar e pergunte também se elas têm alguma sugestão para que você consiga melhorar sua forma de se comunicar. Se preferir, pode-se procurar a opinião de profissionais especializados na área de comunicação.

E você? Acha que precisa melhorar ou acredita que já consegue manter uma boa comunicação interpessoal? Conte para a gente nos comentários a sua experiência!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS