Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

7 palestras online que vão te ensinar muito sobre carreira

Postado por Fábio Albuquerque

Atualmente, os profissionais que desejam obter mais conhecimento e informação podem contar com diferentes recursos que a internet oferece, tais como cursos a distância, conteúdos exclusivos em blogs de especialistas e até palestras online de importantes empreendedores, estudiosos, pesquisadores, entre vários outros.

Com relação a esse último ponto, há até mesmo um site dedicado exclusivamente a palestras de renomados profissionais do mundo. Estamos falando do TED, que possui milhares de vídeos com cerca de 15 minutos, e legendas nos mais diferentes idiomas. Com certeza, vale a pena dedicar um tempo para explorá-lo e obter novas ideias e informações!

Para te ajudar, no post de hoje indicaremos 7 palestras online que vão te ensinar mais sobre carreira e enriquecer o seu currículo. Continue lendo e confira!

7_palestras_online_que_vao_te_ensinar_muito_sobre_carreira.jpg

1. O quebra-cabeça da motivação

A motivação — ou melhor, a sua manutenção e as formas de elevá-la — são temas recorrentes quando se fala sobre carreira. Todos sempre buscam maneiras de manter o ânimo lá em cima para crescerem em sua vida profissional.

Quanto a isso, o consultor de carreira, palestrante e escritor Daniel Pink apresenta em sua palestra uma visão moderna sobre motivação no ambiente de trabalho. Para o especialista, o que motiva os colaboradores não são apenas as recompensas, já bastante tradicionais, como a remuneração alta e uma série de benefícios, mas sim a possibilidade de desempenhar tarefas que fazem sentido a eles.

Vale a pena assistir ao vídeo e conferir todas as defesas do ponto de vista de Dan Pink — até porque o palestrante é muito descontraído e sua apresentação decorre com fluidez.

2. O mito do sucesso na carreira

Se perguntarmos para profissionais, das mais diferentes áreas, o que eles esperam alcançar em suas carreiras, muitos responderão: sucesso. E, para atingir esse objetivo, provavelmente, haverá muita dedicação ao trabalho, proatividade e busca por especializações.

Mas, em algum momento, você já se questionou sobre o que é o sucesso ou fracasso? Afinal, o que determina cada um deles? É essa discussão, que o filósofo Alain de Botton aborda em sua palestra online. De forma animada, que tira até mesmo risos da plateia, o especialista consegue expor um panorama interessante sobre sucesso na carreira.

Alain comenta que vivemos em uma era regida por crises de carreira, que transita pela crença de saber tudo sobre a vida e a carreira, e o desafio da realidade. De fato, esse é um vídeo bem interessante para os profissionais entenderem o que é sucesso, fracasso, e a questão da meritocracia — se ela existe mesmo.

Baixe agora

3. Como grandes líderes inspiram ações

Seja de uma equipe ou de uma empresa, a liderança é algo buscado, esperado e muito desejado na vida corporativa. Porém, a realidade é que muitos simplesmente não conseguem ser líderes. Mesmo tendo as mesmas ferramentas e recursos, uns conseguem estar à frente, e outros, não. Você já tentou entender o porquê disso?

É exatamente essa a temática de Simon Sinek, autor do best seller “Por quê? Como grandes líderes inspiram ação”, em sua palestra no TED. De forma didática e muito clara, o escritor nos revela o que gera um líder efetivamente influente.

Logo no início, o autor já dá pistas da sua tese, ao mencionar grandes líderes como a Apple e Martin Luther King e o que fizeram para se tornarem líderes influentes, cada um na sua atuação. Com certeza, vale muito a pena assistir!

4. Como balancear vida profissional e pessoal

Trabalhar é muito importante, mas ter tempo para a vida pessoal é fundamental — e encontrar esse equilíbrio é um dos desafios do nosso tempo. Com muitas metas a bater e resultados a alcançar, a carga horária se estende e as obrigações profissionais tomam grande parte do tempo. Qual é o resultado? O desequilíbrio e a insatisfação.

Pois esse é o tema da palestra do escritor Nigel Marsh, que revela de forma lúcida a importância de encontrar meios para obter a harmonia entre a vida profissional e pessoal. Entre os pontos destacados pelo autor, está a necessidade de resolver o problema de dentro para fora, pois não são governos ou corporações que farão com o que desequilíbrio da sua vida seja solucionado.

Segundo Marsh, cada um precisa ser responsável pela vida que deseja levar: "Se você não projeta sua vida, alguém irá projetar por você". Sem dúvidas, sua palestra mostra um ponto de vista interessante sobre o tema. E, sobretudo, o autor faz questão de lembrar da importância das coisas simples da vida.

5. Por que o trabalho não acontece no trabalho?

A produtividade também é sempre um tema polêmico no mercado de trabalho. Cada vez mais, ter colaboradores produtivos é a cobrança dos mais diferentes gestores e empresas — e o que todos esperam é apresentar melhores resultados no final do mês.

Quanto a isso, e com uma visão ousada, Jason Fried discute em sua palestra por que as pessoas não fazem o seu trabalho quando estão no trabalho. De acordo com o palestrante, as empresas acreditam que os maiores inimigos da produtividade são as redes sociais, e muitas chegam até mesmo bloquear o acesso a determinados sites.

Porém, para o especialista, a real causa da improdutividade são os gerentes e as reuniões, que se multiplicam e não levam a nada. Com certeza, vale a pena assistir a essa palestra online e acompanhar a sua visão arrojada sobre o mercado de trabalho.

6. Por que temos tão poucas mulheres líderes?

A discussão sobre a presença feminina no mercado de trabalho é uma das mais atuais — principalmente se for pelo viés de mulheres versus liderança. Afinal, por que ainda temos tão poucas mulheres líderes?

Esse é o questionamento de Sheryl Sandberg, COO do Facebook, que traz luz à discussão e apresenta números que demonstram a disparidade entre elas e eles no comando de países e empresas, por exemplo. A palestrante usa exemplos da sua vida profissional e pessoal para embasar suas reflexões sobre a presença feminina no mercado de trabalho.

E além de abordar a desigualdade de gêneros no mercado, a palestrante ainda dá diversos conselhos às mulheres que desejam atingir o topo de suas profissões, e faz um verdadeiro manifesto ao protagonismo feminino. Vale a pena assistir!

7. Desperte seu gênio criativo

Sabemos que a criatividade é uma das competências mais esperada dos profissionais. As empresas desejam que seus colaboradores tenham ideias inovadoras, encontrem soluções para os mais diferentes tipos de problemas e estejam sempre criando algo.

Quanto a isso — apesar de não fazer parte do mundo corporativo — Elizabeth Gilbert, autora do best seller “Comer, Rezar e Amar”, discorre com fluidez sobre como alimentar a criatividade. Com muita clareza, a escritora demonstra que ser criativo é algo possível a todos, basta ser nutrido. E, ainda que mantenha um enfoque na atuação de um artista, as dicas da autora podem perfeitamente ser aplicadas a todos os profissionais.

E aí, gostou do post? Você já conhecia alguma dessas palestras online? Tem outras para indicar? Deixe-nos o seu comentário!

 Acessar material

pós-graduação, carreira

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS