pós-graduação

7 segredos de como ser uma pessoa motivada

Ana Flávia da Fonseca
21-06-2018 7:58

Você sabia que a motivação é como uma porta que só abre pelo lado de dentro? Esse estado interior significa mover, movimentar ou criar um ponto de partida para algo. Na busca dos meios de como ser uma pessoa motivada, você jamais deve confundir isso com os estímulos recebidos externamente.

Em uma empresa, um gestor pode estimular seus funcionários para que eles sejam mais produtivos e felizes no ambiente de trabalho. Logo, ele não é capaz de motivá-los, pois essa é uma atitude interna que somente os colaboradores dele conseguem despertar e, com base nisso, buscar a excelência no trabalho.

Abra sua mente e esteja disposto a conhecer os 7 segredos para se tornar uma pessoa motivada. Se você tem interesse nesse assunto, não deixe de conferir!

7-segredos-de-como-ser-uma-pessoa-motivada

1. Descubra ou defina seus objetivos

A busca pela motivação começa aqui. Para despertar esse estado interior, você precisa descobrir ou definir seus objetivos de vida. Pense no seu propósito e nos aspectos que gostaria de trabalhar. Busque essas informações nos seus sonhos, desejos e no que quer para o futuro.

A partir da descoberta ou definição de objetivos, seu caminho para ser uma pessoa motivada ficará mais transparente — em todos os sentidos. Os obstáculos serão identificados mais rapidamente, bem como as opções para alcançar seu propósito. Saber aonde quer chegar facilita até suas decisões.

Muitas pessoas se sentem desmotivadas porque não encontram os próprios objetivos, ou seja, vivem em um constante dilema.

2. Encontre a motivação dentro de você

Retomando a ideia compartilhada no início deste texto, a motivação é uma atitude interna que somente pode ser despertada por você. As pessoas que fazem parte do seu convívio social são importantes na realização dos seus sonhos, no entanto, elas não são essenciais. Tudo depende de você!

Busque as suas razões para fazer o que faz. Quem se encontra ao seu redor pode inspirar, animar, e dar a força necessária no que está fazendo, porém, somente você é capaz de acender a chama da motivação e seguir em frente. Uma pessoa motivada consegue o que deseja e faz algo decisivo: busca a excelência.

E quem é excelente naquilo que faz, sempre vai além dos deveres. Em outras palavras, encara as obrigações como ponto de partida — jamais de chegada.

Baixe agora

3. Seja disciplinado em suas ações

A autodisciplina é a capacidade que qualquer indivíduo tem de se disciplinar. No processo da busca de como ser uma pessoa motiva, isso é fundamental. Quem busca novos desafios e deseja se sentir completo, precisa entender que necessita mudar algumas atitudes e, independentemente de tudo, continuar com elas.

Sonhar é algo muito legal, contudo, permanecer apenas nessa fase não fará com que seus sonhos sejam realizados.Como ser humano, você tem todo o direito de se transformar. Mude de endereço, de cidade, de amigos, de discurso ou de ideias.

Nunca é tarde para mudar. Comece pelas pequenas atitudes e faça delas novas maneiras de pensar, agir e se comportar. Mais importante que isso: mantenha-as.

4. Aprenda com as pessoas automotivadas

Bastante atenção com este tópico, tá? Você deve se cercar de pessoas motivadas para aprender com elas, bem como ser estimulado pela energia positiva que elas têm. Infelizmente, alguns amigos e familiares não entenderão seu desejo de se motivar e constantemente farão críticas destrutivas.

Não se aborreça com essas pessoas. Na maioria das vezes, elas não sabem o que falam e muito menos têm noção do quanto as palavras são nocivas. Mantenha-as a uma certa distância dos seus objetivos e experimente compartilhar com quem incentiva você.

Apenas não confunda isso com ouvir o que você deseja. Viver em um mundo de ilusão não contribui com a sua motivação. Quando for preciso, seja realista.

5. Desenvolva sua autoconfiança

7-segredos-de-como-ser-uma-pessoa-motivada

Autoconfiança é a capacidade de acreditar e ser capaz de fazer ou realizar algo. Trata-se de uma força interior que pode ser despertada em todos nós e que é importante na busca pela motivação. E, para ser autoconfiante, você precisa trabalhar duas características: serenidade e tranquilidade.

Sabe aquela vontade imensa de desistir diante dos obstáculos? Ela pode ser domada por meio da autoconfiança, pois o equilíbrio existe mesmo quando a pressão é forte demais. O senso de convicção e a capacidade de realização são potencializadas quando você é alguém autoconfiante.

Cuide dos seus pensamentos e não deixe que crenças limitantes o impeçam de seguir adiante. Acredite em si e naquilo que você deseja.

6. Use a determinação e a persistência com inteligência

Ser determinado significa ter a certeza íntima de um direcionamento, ou seja, acreditar no seu propósito ou objetivo de vida. Essa característica envolve ter metas claras e definidas, além de uma convicção plena de que é possível alcançá-las. Para isso, é preciso usar a motivação como fonte inesgotável de energia.

E a persistência? Há quem condene os persistentes. Contudo, precisamos pensar mais a respeito desse comportamento. Persistir no erro é uma atitude pouco inteligente. No entanto, persistir na busca pelos seus objetivos e mudar o caminho toda vez que for necessário é algo bem elaborado.

Seja estratégico ao usar de determinação e persistência. Aprenda com seus erros do passado e com suas tentativas.

7. Adote posturas positivas e criativas

Por fim, você precisa pensar em algumas posturas que você adota. A primeira é a positiva. Use a lei da atração e neutralize seus pensamentos negativos. Não deixe que eles determinem seu dia. Diante dos obstáculos, encare-os de outro modo e pense em uma maneira nova para eliminá-los.

Ser criativo também conta para alcançar a motivação. Tente pensar fora da caixa, distante do senso comum. Identifique tendências, necessidades, expectativas e problemas que você pode resolver para crescer pessoal e profissionalmente. Fugir do óbvio pode ser uma boa saída para inovar.

Os 7 segredos de como ser uma pessoa motivada que foram compartilhados aqui ajudam você a enxergar além das limitações que julga que tem. Encontre essa atitude interna, respire fundo e decida mudar o modo como encara a vida, as pessoas, as ideias e, principalmente, o seu potencial de sucesso.

Agora, conte-nos o que você faz para ser uma pessoa motivada. Você segue algum mantra ou uma maneira de pensar diferente? Deixe seu comentário logo abaixo!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos