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7 maneiras de facilitar e melhorar o trabalho em equipe

Postado por Fábio Albuquerque

Atualmente, vivemos em uma época aonde as relações de trabalho vêm mudando de maneira profunda e definitiva. Antes vistos apenas como simples engrenagens de uma máquina, facilmente substituíveis, os colaboradores de uma empresa passaram a ser peças-chave para o trabalho em equipe, fundamentais para o bom funcionamento das organizações.

Com a chegada da Geração Y ao mercado de trabalho (pessoas nascidas entre as décadas de 1980 e 1990), essas mudanças tornaram-se ainda mais evidentes. Por serem extremamente dinâmicas, sociáveis e criativas, o trabalho em equipe tornou-se, definitivamente, essencial a toda e qualquer empresa que deseja obter sucesso e vantagem competitiva.

Porém, para trazer bons frutos, o trabalho em equipe deve estar em constante aprimoramento. Facilitar as relações e prover todas as ferramentas necessárias para que os times desempenhem suas funções com a máxima excelência possível, deve ser o objetivo maior dos líderes e gestores. Mas como fazer isso?

Para ajudar você nessa questão, trouxemos no post de hoje, 7 maneiras de facilitar e melhorar o trabalho em equipe em sua empresa! Vamos lá?

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1. Tenha a confiança como base de tudo

Para que o trabalho em equipe seja satisfatório é essencial que você, como líder do time, confie em cada um dos colaboradores, individualmente. Afinal, como poderá ficar tranquilo se não está seguro que todos têm capacidade de se saírem bem e darem o melhor de si?

Por isso, na hora de montar sua equipe, esteja atento a essa questão. Escolha pessoas em quem você confia na competência e na capacidade de trabalhar em time. É absolutamente normal que alguns problemas e conflitos surjam, mas tente minimizar essas ocorrências escolhendo com cuidado quem trabalhará com você.

E só lembrando que a confiança é uma via de mão dupla. Seus colaboradores têm que confiar em você e na sua competência para liderá-los. Quando um líder não passa confiança a seus liderados, o nível de produtividade da equipe tende a baixar drasticamente.

2. Defina objetivos e metas claras

O objetivo do trabalho em equipe é o de realizar tarefas e projetos com uma finalidade específica. Cada atividade tem que ter, obrigatoriamente, um início, um meio e um fim — mesmo que a equipe desenvolva mais de uma ao mesmo tempo.

E simplesmente não há como a equipe alcançar eficiência máxima se os objetivos e metas não foram suficientemente explicados e detalhados, não é mesmo? Por isso, a cada novo projeto ou empreitada, reúna todos os membros do time e esclareça o que deve ser feito, como, por quem, com qual finalidade e em quanto tempo. Dessa maneira, todos saberão exatamente o que devem realizar e a efetividade aumentará, pode acreditar.

3. Delegue responsabilidades e tarefas

Esse é um dos pontos mais delicados quando o objetivo é melhorar o trabalho em equipe. Muitos líderes e gestores têm extrema dificuldade em delegar responsabilidades e tarefas aos seus comandados. Assim, eles acabam centralizando todas as atividades em si mesmos, ficando sobrecarregados, enquanto poderiam, tranquilamente, delegar muitas delas aos membros da equipe.

É aquilo que já comentamos ali em cima: se você não confia que os membros de sua equipe são capazes de realizar suas tarefas com competência, está na hora de rever essa questão. Ou você traz pessoas em quem possa confiar, ou revê sua necessidade de controlar tudo o tempo todo.

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4. Aprenda a escutar

Um trabalho em equipe bem-feito é aquele onde todos têm voz e plena consciência de que suas ideias e colaborações aos projetos serão escutadas e levadas em consideração. Se você tem dificuldades em escutar o que seus colaboradores têm a dizer, está na hora de trabalhar essa questão. Uma equipe produtiva é aquela em que todos se sentem úteis e colaborativos.

Da mesma maneira, saber escutar com atenção quando algum membro do time está enfrentando algum problema ou dificuldade, seja no trabalho em si, no relacionamento com os demais colegas, ou até mesmo em questões de ordem pessoal, é essencial. Mostre-se aberto ao diálogo produtivo e veja a produtividade de sua equipe dar um grande salto.

5. Resolva os conflitos na hora

Trabalhar com grupos de pessoas nunca é fácil. Não é sempre que todos os membros da equipe estarão entrosados, com o trabalho fluindo perfeitamente. Conflitos de trabalho, opiniões divergentes e problemas de relacionamento são muito comuns e surgirão durante o desenvolvimento dos projetos.

Não há uma maneira de evitar que essas situações de desconforto ocorram, mas para que o trabalho em equipe não saia prejudicado por questões pessoais e individuais, os conflitos devem ser resolvidos na hora e de maneira bastante assertiva. Escute as questões com atenção e proponha a melhor solução para cada caso em específico. Ser rápido na solução diminui bastante o risco de fofocas e intrigas prejudicarem o trabalho.

6. Dê feedback, sempre

Quase todo mundo adora escutar elogios quando realiza algo notável, não é mesmo? Então, porque seria diferente com os membros de sua equipe? Acostume-se sempre a notar e elogiar o trabalho de seus liderados quando os resultados atingidos superarem suas expectativas.

Por outro lado, também é superimportante fazer críticas construtivas quando alguém "pisa na bola" ou "sai dos trilhos". Porém, aqui é necessário ter cuidado. Como muita gente não gosta de ser criticada, sempre faça isso em particular e de maneira madura e imparcial.

Explique onde a pessoa errou e o porquê. Proponha alternativas de melhoria e demonstre sua confiança na capacidade dela de melhorar os resultados que tem apresentado.

7. Seja o exemplo

Como você poderá cobrar engajamento, competência e bons resultados de sua equipe se você mesmo não demonstra essas características? Chegar atrasado ao trabalho, não demonstrar motivação no que está fazendo e nem interesse no que está sendo realizado, são exemplos de atitude que baixam a moral de qualquer time.

Como líder, você deve sim, ser o exemplo máximo de dedicação e profissionalismo. Assim, seu time sempre estará se esforçando para demonstrar que merece a sua confiança, e que pode, de maneira efetiva, lhe ajudar a alcançar os objetivos propostos.

Viu só como não é tão difícil assim melhorar o trabalho em equipe? Aplique essas 7 dicas em sua empresa e veja você mesmo os resultados!

Agora é a sua vez! Que técnicas você aplica em seu negócio para manter o trabalho em equipe funcionando a todo o vapor? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários e enriqueça a discussão sobre esse assunto!

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Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

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