Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

7 lições de planejamento que você deveria aplicar na sua vida

Postado por Fábio Albuquerque

Você já deve ter ouvido sobre a importância do planejamento em diversos aspectos da vida. Ele é fundamental para aumentar as chances de sucesso na carreira, de progresso financeiro e de satisfação pessoal e profissional. Afinal, pensar acerca do futuro é algo necessário para aumentar as possibilidades de êxito. A dificuldade real é: como fazer isso?

O primeiro passo é saber que é possível e estar disposto a se autoconhecer. Muitas pessoas ficam ansiosas frente a momentos que requerem muito planejamento e não conseguem esperar confiando que aquela ação fará a diferença. Para isso, é importante aprender a entender uma variável fundamental: o tempo.

Confira 7 lições de planejamento que você deveria aplicar na sua vida!

7-licoes-de-planejamento-que-voce-deveria-aplicar-na-sua-vida.jpg

1. Entenda o valor do planejamento

Antes de planejar qualquer coisa na vida, é importante entender por que fazer isso. O ato de planejar não deve ser algo mecânico e penoso. Você deve ter prazer ao planejar alguma ação, pois terá a certeza de que essa etapa vai contribuir com o sucesso do projeto. Se você pensar um pouco, vai perceber que pessoas bem-sucedidas são excelentes planejadores.

Perceba que a etapa de planejamento é o momento em que você projeta o seu futuro, incluindo aquilo que deseja e excluindo da lista o que te desagrada. Esse recorte vai orientar as ações futuras que vão contribuir para a construção do ideal almejado. Aprenda a valorizar a etapa de planejamento e encare esse momento com entusiasmo e muita seriedade.

2. Aprenda a lidar com o tempo

Como se sabe, só é possível planejar aquilo que ainda não aconteceu, portanto, é necessário lidar com a ansiedade de ver o resultado imediato. A sua relação com o tempo deve ser amistosa e saudável, mas não deve levá-lo a ficar parado esperando a vida acontecer.

O planejamento deve direcionar suas ações para que você perceba o valor do trabalho, que antecede o alcance dos resultados. É preciso fazer planejamentos que envolvam ações de curto, médio e longo prazos, por isso, nunca pense que está cedo demais para pensar na aposentadoria, por exemplo.

Comece agora mesmo a pensar em que vida você deseja ter depois que deixar o trabalho. Onde quer viver, quais países deseja conhecer, como será o seu dia a dia, com quais pessoas pretende conviver e outros detalhes essenciais para dar sentido à vida.

3. Aproveite o trajeto

Um bom planejamento deve funcionar como uma bússola, mostrando os melhores caminhos a serem percorridos de acordo com o alvo pretendido. Mas, esse caminhar não deve ter a função única de chegar ao objetivo, deve servir para mostrar também o valor das pessoas que vão percorrer esse trajeto com você e as paisagens que aparecerão.

Muitas vezes, esse processo é bem mais valioso que o “chegar no topo”. Por isso, enquanto estiver executando as ações pensadas em seu planejamento, aproveite para apreciar a vista, conhecer pessoas, fortalecer relações, descobrir coisas novas e romper velhas barreiras e preconceitos.

Treine o seu olhar para enxergar o novo por todos os lugares que você passar e também para perceber de forma diferente as velhas coisas.

Baixe agora

4. Drible os imprevistos

Você sabe que os caminhos da vida não são exatos e totalmente previsíveis. Por vezes, vão surgir curvas acentuadas, tempestades e até animais no caminho! É preciso se preparar para lidar com as intempéries que podem acontecer durante a execução do planejamento. Elas vão surgir e você precisa estar predisposto a lidar com elas e a agir rápido.

Pode ser uma mudança no mercado, um problema de saúde, uma grande crise financeira ou outra coisa que você nunca terá pensado. O importante é resolver cada imprevisto e manter os olhos adiante, por mais que alguns planos precisem ser refeitos ou que levem mais tempo para serem redesenhados. Só não vale se desesperar e ficar parado queixando-se da vida.

5. Corrija a rota

Um planejamento não é um documento rígido que precisa ser rigorosamente cumprido. É apenas uma direção que, em alguns casos, como os citados no tópico acima, poderá ser revista e adaptada. As diretrizes mudam o tempo todo, por isso é importante manter a percepção aguçada para perceber essa movimentação.

Não tenha medo de mudar de ideia, de percepção ou de vontade. Se você não estiver se sentindo confortável para continuar no caminho previsto, pare e pense no que precisa ser refeito para que tudo se ajeite. Reúna as energias necessárias e parta de onde parou, com vigor!

lições-de-planejamento

6. Abra-se ao novo

Você já parou para pensar que, há 20 anos, a internet comercial praticamente não existia? Agora olhe à sua volta e pense em quantos negócios só existem em função da web. Quantos empregos ela gera, quantas possibilidades, quantas descobertas! Quem imaginaria que existiria uma empresa como o Google, hoje? Certamente os seus fundadores pensaram nisso!

Pois é, o futuro nos reserva muitas possibilidades, por isso, esteja aberto ao novo e aprenda a perceber o mundo que te rodeia. Planeje com base nas possibilidades futuras, deixando portas abertas ao que surgirá e considerando que o contexto daqui a 5 anos pode ser completamente diverso ao do presente.

7. Aprenda sempre

Sim, para sempre! Poucas coisas na vida merecem ser feitas durante a vida toda, mas aprender é uma delas. O processo de aprendizado pode ser vivido de várias formas. Por meio da educação formal ou da realização de uma pós-graduação, por exemplo. Mas, também há muitas formas de aprender com ações informais. A internet está cheia de conteúdos instrutivos e as pessoas com as quais convivemos podem ser boas fontes de aprendizado.

Levar uma vida aprendendo de forma contínua e efetiva é uma forma de tornar o mundo mais interessante. Você pode aprender um novo idioma, aprender a lidar com programação, descobrir que pode velejar ou praticar outro esporte que nunca imaginava. Quem busca o novo sempre, renova as ideias e mantém a cabeça pronta para possibilidades e desafios.

Você tem o hábito de planejar? Como tem sido a sua experiência, dificuldades e aprendizados neste tópico? Compartilhe conosco por meio dos comentários neste post!

Acessar material

pós-graduação

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS