pós-graduação mercado de trabalho

7 lições de carreira que podemos aprender com startups

Ana Flávia da Fonseca
11-01-2018 6:41

Formadas por jovens empreendedores, as startups têm muito a ensinar ao mundo dos negócios, trazendo lições de carreira que modificaram várias visões sobre como fazer sucesso com pouco investimento inicial.

Além de inspirar novos modelos de gerenciamento pessoal, explorando os avanços da tecnologia, os líderes trazem ensinamentos que podem ser aplicados não só em corporações, como também em todos os aspectos da vida.

Diante de um mercado altamente burocrático e fundamentado em estruturas conservadoras, veja em nosso post sete práticas inspiradas pelas startups que podem ser a válvula de crescimento da sua carreira!

7-licoes-de-carreira-que-podemos-aprender-com-startups.jpg

1. Tenha um campo aberto à criatividade

Novas ideias e maneiras diferenciadas de pensar e agir são umas das principais características das startups — conceito que ganhou força a partir de 2001 por conta da administração conduzida por jovens nascidos em 1980.

Recém-formados e com propósitos como guia, esses empreendedores mostraram que vale a pena criar laboratórios de inovações, fazendo com que até mesmo médias e grandes empresas adotassem a mesma política.

Com isso, o espaço aberto às criações ganhou presença mais marcante, abrindo novos investimentos e gerando a valorização das pessoas que se empenhavam em pesquisa e tecnologia.

Muitos exemplos de sucesso começaram ainda na faculdade e se estenderam nos cursos de pós-graduação, ou seja, vale a pena acreditar e investir nos seus sonhos.

2. Forme um time campeão

A maioria das startups obteve sucesso em suas áreas de atuação por terem sido formadas por pessoas altamente talentosas e capacitadas em seus ramos do conhecimento.

Por isso, montar uma equipe engajada e que vista realmente a camisa da empresa é primordial em sua carreira.   

Ao se unir com profissionais que aplicam a motivação no dia a dia de um projeto ou até mesmo para atingir metas pré-estabelecidas, todos compartilham da valorização do tempo como uma premissa fundamental.

Dessa forma, a eficiência se faz presente, melhorando a produtividade e ainda trazendo mais competitividade ao seu negócio.

Times campeões também contam com profissionais que privam pela liberdade, comunicação transparente e troca de informações, ou seja, o espírito interno é de compartilhamento.

Baixe agora

3. Aprenda a correr riscos

Quem tem medo dos riscos da vida não sai de casa. No campo profissional, deixa de crescer e vê o sucesso apenas no quesito mental, passando longe da realidade.

Seja em um novo curso, no desenvolvimento de um hobby, na mudança de área de atuação ou até mesmo de um relacionamento, tudo nos deixará em uma situação de escolha.

Ir ou ficar na mesma sempre influenciará em consequências boas ou ruins. Saber se valeu ou não a pena dependerá da sua capacidade de ter coragem.

Por isso as startups despertam inúmeras lições de carreira, pois seus condutores não tiveram medo de errar e enfrentaram diversas manifestações contrárias do mercado conservador.

Somente ao apresentarem resultados altamente bem-sucedidos, os novos empreendedores começaram a ganhar o devido respeito, ou seja, o que se vê hoje é reflexo de muitos esforços e superação de paradigmas.

Sendo assim, o ensinamento que fica para você é não desacreditar em pontos ou áreas pouco exploradas pelo mercado.

Correr riscos vale para o que foi devidamente estudado. O que vai fazer acontecer é a capacidade da sua equipe de sair da zona de conforto.

4. Aprenda a se adaptar

Ao contrário daquela famosa canção dos Titãs, aprender a se adaptar em diferentes situações internas ou em razão das mudanças do mercado e dos ensinamentos globais são premissas apresentadas pelas startups.

Em sua carreira, vale a mesma dica — afinal, as empresas hoje necessitam de novas lideranças e de pessoas comunicativas, eficientes e de fácil acesso, ou seja, tem muito conhecimento que necessita de vivência e personalidade.

Esses são aspectos que vão além do banco acadêmico, pois remetem ao olhar de vida, ao saber trabalhar em grupo, ser objetivo e claro em uma apresentação, gentil no atendimento e bom ouvinte em outras ocasiões.

Para tudo isso, é necessário saber se adaptar — principalmente quando a função envolve seres humanos, uma vez que cada pessoa é de um jeito e precisa ser entendida rapidamente.

Além disso, o mercado é dinâmico por conta das novas tecnologias, apresentando um leque de informações que precisam ser acompanhadas, como tendências e riscos.

5. Valorize a igualdade

Se você é o gestor de uma equipe, saiba que um ponto fundamental para melhorar não só a qualidade dos produtos como também os serviços é a igualdade no tratamento dos seres humanos.

Isso porque o colaborador se envolve com mais dedicação quando percebe o reconhecimento da empresa com a sua função, independentemente da área de atuação.

Com isso, o autoritarismo tem perdido espaço. Quanto mais espírito colaborativo houver, melhor.

6. Seja persistente

7-licoes-de-carreira-que-podemos-aprender-com-startups.gif

Trata-se de uma grande lição de carreira. Ser persistente é necessário para você concluir a sua pós, para conciliar o tempo do trabalho com o destinado à família, para se exercitar, enfim, somente dessa forma será possível chegar lá.

Isso contribuiu para que várias startups conseguissem superar os primeiros anos de estrada. Muitas chegaram a beirar a falência, mas a persistência dos seus empreendedores foi o diferencial para vencer.

Dessa forma, se você está desanimado ou com inúmeros pensamentos negativos por conta de problemas, fique atento: talvez seja este ponto o que mais necessita do investimento do seu tempo.

Seja persistente e sereno em suas decisões, pois planejamento nenhum sai do papel da noite para o dia.

7. Invista na simplicidade

Quer montar aquele negócio dos sonhos, mas está com pouco dinheiro? Que tal começar devagar e com um sócio ou projetar uma meta audaciosa para os próximos cinco anos?

Investir na simplicidade é a nossa última dica de lição de carreira, pois foi assim que as startups conquistaram o seu espaço, deixando muitas multinacionais de cabelo em pé.

Como muita gente diz, o menos é mais, portanto, organize sempre bem as suas finanças e não tome decisões precipitadas.

Correr riscos é necessário, sim, desde que haja planejamento prévio e conhecimento do que será feito. No mais, colha os bons resultados!

E você, ficou com alguma dúvida sobre as lições de carreira? Deixe aqui o seu comentário e participe do debate conosco!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos