Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

7 hábitos que te colocarão no caminho para ser um líder

Algumas pessoas são reconhecidas pela liderança que exercem em seu círculo. Elas são dotadas de uma energia que parece especial, servem como modelos para outros profissionais e são pessoas realmente inspiradoras.

Você saberia dizer quais habilidades fantásticas elas têm para ser um líder? Nasceram com uma luz especial? Podem ser consideradas como bons aprendizes? Talvez um pouco de tudo isso. Na vida profissional, várias pessoas desejam exercer esse tipo de liderança positiva, mas poucas sabem o que fazer para alcançar esse objetivo.

Esse é um processo natural ou pode ser treinado? Como desenvolver essas habilidades? Confira este post e veja 7 hábitos que colocarão você no caminho para ser um líder! Boa leitura!

7-habitos-que-te-colocarao-no-caminho-para-ser-um-lider

1. Escolha os seus modelos de liderança

Você certamente já teve contato com muitos estilos de líderes: um professor, a sua mãe, seu tutor em um estágio ou até um dos seus chefes são exemplos de pessoas que podem ter influenciado o modo como você enxerga a liderança. O importante é identificar que tipo de liderança você deseja exercer e pesquisar esses modelos.

Tente compreender por que determinada liderança lhe chama a atenção. Observe os valores que norteiam as atitudes dessas pessoas e entenda a forma como elas agem e se relacionam.

Ter capacidade de colocar-se no lugar dos outros, agir com bom humor, trabalhar com senso de justiça e interessar-se pela formação de outras pessoas são algumas características dos bons líderes. Esse processo é um importante sinalizador para direcionar suas atitudes a caminho da construção de seu estilo de liderança.

2. Aprenda a lidar com pessoas

Quando buscamos o sentido da palavra liderança nos dicionários, encontramos termos como dirigir, conduzir, gerir e chefiar. Essas ações não ocorrem de forma isolada, elas pressupõem a existência de um grupo de pessoas. Portanto, é fundamental que o profissional aprenda a lidar com pessoas.

A liderança precisa conversar e se relacionar com pessoas de sua própria equipe e de outros times. Não é possível conduzir um time sem conhecer sua realidade, cada um de seus membros, seus principais pontos fortes e necessidades. Um bom líder se interessa por pessoas, por suas histórias e por seus anseios.

Baixe agora

3. Entenda as peculiaridades de cada ambiente

Ser um líder de um time de futebol é completamente diferente de exercer a liderança em um time de vendas de uma empresa ou de uma companhia de dança contemporânea. Cada ambiente tem características próprias que exigem habilidades diversas da figura que exerce o papel de líder.

Se no ambiente esportivo é necessário muito controle emocional para lidar com a constante pressão do mercado e dos patrocinadores, na empresa serão necessários muitos estímulos para manter a motivação dos vendedores sempre em alta.

Cada contexto pede um modelo de liderança e uma atuação específica. Não dá para agir da mesma forma em ambientes distintos. Muitas vezes, será necessário adequar até a linguagem corporal para atender às necessidades de certos ambientes.

4. Desenvolva novas habilidades

Ser líder nos anos 1990 é muito diferente de ser líder hoje. Isso não quer dizer que seja mais fácil ou difícil, mas é preciso trabalhar com outra lógica, outros valores e outras necessidades.

A questão da liderança digital, por exemplo, é algo muito novo, que antes não tinha tanto valor. Nos dias de hoje, contudo, um digital influencer tem grande valor: eles estão inspirando as novas gerações. Assim, no ritmo das frequentes mudanças do mercado, as competências e os hábitos de um líder também precisam mudar.

As necessidades atuais exigem atitude empreendedora, pensamento crítico, capacidade inovativa e muitas outras características que, no passado, nunca foram consideradas. Tente adequar-se a essas necessidades e trabalhe para desenvolvê-las.

5. Exercite a escuta para ser um líder

Para ser um verdadeiro líder, é preciso exercitar a escuta constantemente. Assim como devemos observar cada ambiente para decidir o tipo de liderança que iremos exercer, é preciso abrir bem os ouvidos antes de emitir nossa opinião ou de tomar alguma decisão.

Em muitas situações, os líderes trazem uma série de pressupostos de outras empresas e se precipitam quando são chamados a tomar novos posicionamentos. Essa ansiedade não é positiva para a equipe. Por isso, é importante ouvir sempre os colaboradores, os diretores da empresa, os clientes, os fornecedores e outros atores.

Essa movimentação exige uma habilidade importante que é saber lidar com o feedback negativo. Quando esse canal é aberto, é preciso estar preparado para lidar com as críticas sem se deixar abater e sem reagir de forma impensada.

7-habitos-que-te-colocarao-no-caminho-para-ser-um-lider

6. Mantenha-se em formação

Existem muitas ações importantes que podem ser desenvolvidas por quem deseja ser um bom líder, mas uma delas é a chave para um processo de liderança consciente e maduro: a constante capacitação.

Entre os hábitos de um líder podemos citar o reconhecimento de que não detém todos os conhecimentos e habilidades a da necessidade de estar sempre em busca de novos aprendizados.

Por mais que as habilidades gerenciais sejam importantes para a sua atuação, o líder reconhece que algumas capacitações mais operacionais podem ser interessantes até para que ele esteja preparado para delegar funções entre os membros de sua equipe.

7. Contribua para a formação de novos líderes

Se você pensa que os hábitos de um líder se resumem à sua própria realidade, está enganado. Ser líder também significa atuar para a construção de novas lideranças. Para isso, é preciso trabalhar pela própria capacitação e melhoria, mas também é necessário atuar na identificação de novas e ativas lideranças.

Esse processo se dá por meio de um olhar cuidadoso e atento. Essa missão funciona como os “olheiros” do mercado da moda e do mundo do futebol. Esses profissionais estão sempre atentos à nova geração para descobrir um novo potencial, um talento adormecido ou um profissional que só precisa de apoio para desabrochar.

Se você deseja ser um verdadeiro líder, aprenda a formar outras lideranças. Um líder nunca teme perder o seu lugar para os jovens: ele trabalha duro para ver esses mesmos jovens se desenvolvendo e crescendo profissionalmente.

Em sua opinião, quais são os maiores desafios para ser um líder nos dias de hoje? Você tem conseguido lidar com essas dificuldades? Como elas têm mudado a forma como você trabalha?

Deixe seu comentário neste post e compartilhe a sua experiência!

Acessar material

pós-graduação

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS