pós-graduação

7 habilidades tecnológicas imprescindíveis para qualquer profissional

Fábio Albuquerque
23-08-2018 7:34

Que profissional não sonha em atuar em uma empresa de excelência? O que nem todos sabem é que o quadro de funcionários que ali atuam é justamente o que constitui uma organização. São indivíduos capacitados e com uma série de habilidades interpessoais, os principais responsáveis pelo sucesso corporativo.

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre as soft skills (conjunto habilidades pessoais, sociais, de comunicação, atributos de carreira, inteligência social, entre outros) algo muito exigido no mercado atual. No entanto, um novo termo tem ganhado cada vez mais destaque: as tech skills, ou habilidades tecnológicas. Procurar desenvolvê-las pode ajudá-lo a se destacar no mercado. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

7-habilidades-tecnologicas-imprescindiveis-para-qualquer-profissional

1. Saber como fazer um backup

O termo backup é utilizado para designar a cópia de segurança de arquivos. Se por algum motivo os documentos originais forem perdidos, o profissional terá acesso a essa cópia feita. Sendo assim, o backup tem um papel crucial na manutenção da integridade de arquivos importantes, o que faz com que saber como manuseá-lo seja algo essencial para qualquer profissional.

Visto que hoje o armazenamento de dados e criação de arquivos digitais é algo comum no cotidiano da maioria dos trabalhadores, saber como impedir que esses dados se percam permanentemente se tornou uma necessidade, independentemente de ter sido uma falha técnica ou humana. Isso faz com que as pessoas que detêm esse conhecimento tenham mais tranquilidade ao realizar o seu trabalho.

2. Aprender a usar o Excel, uma das principais habilidades tecnológicas

Engana-se quem pensa que o Excel é uma ferramenta utilizada apenas por profissionais que lidam com planilhas, dados financeiros e outras questões ligadas à área de ciências exatas. Entender como utilizar a ferramenta é um diferencial para qualquer trabalhador, ou seja, independe da área em que ele atua.

Por permitir a organização todos os tipos de dados, desde registros de documentos até declarações sobre balanço financeiro, a ferramenta é bastante útil no dia a dia de qualquer organização. Devido às suas inúmeras funcionalidades, é interessante manuseá-la diariamente para se familiarizar e poder se especializar. Se tiver alguma dúvida, o próprio software conta com uma aba de ajuda, tornando o trabalho ainda mais intuitivo.

Baixe agora

3. Ter domínio da internet

A internet é muito mais que pesquisas no Google e redes sociais. Logo, uma das habilidades tecnológicas imprescindíveis ao profissional moderno é justamente ter domínio sobre ela. Assim, o trabalho realizado por ele poderá ser aperfeiçoado.

Um dos pré-requisitos para se qualificar é ter atenção à cibersegurança, ou seja, a segurança de informações trocadas na web, bem como senhas e outros detalhes. O profissional precisa estar consciente sobre os dados gerados na internet e o impacto que eles têm no negócio.

Além disso, saber a sobre endereço de IP e utilizar o DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol ou Protocolo de Configuração Dinâmica de Endereços de Rede) não é uma exclusividade do TI e pode ser determinante na hora de fazer alguma tarefa de última hora, sem que seja preciso acionar outro profissional.

4. Entender o básico de HTML

HTML é uma linguagem utilizada na criação de sites. Mas por que é tão importante compreendê-la, mesmo que o seu trabalho não envolva diretamente essa parte de criação de páginas? Simples, a navegação na internet faz parte de uma das premissas básicas para o desenvolvimento do trabalho de muitos profissionais. Logo, entender sobre a linguagem HTML é o básico para saber o que fazer na web.

Mas não só isso. A compreensão sobre essa linguagem ajudará você a desenvolver uma habilidade interpessoal muito requisitada pelas empresas: a paciência. Ou seja, quando uma página não estiver funcionando corretamente você entenderá que pode ser um erro e, se isso for no site da empresa, até alertar os responsáveis.

Para aprender sobre o assunto não é preciso ir muito longe. A própria internet oferece vídeos, cursos e outros materiais gratuitos que ajudam no aprofundamento sobre o tema.

5. Compreender sobre segurança digital

A segurança digital é uma preocupação cada vez maior das empresas. Tanto é que os investimentos no setor movimentam bilhões de dólares anualmente. Esse alto investimento se deve aos riscos que a internet impõe aos dados das empresas. Sem uma segurança adequada, a organização está vulnerável ao ataque de hackers, que pode comprometer senhas, arquivos e outros dados importantes.

Logo, uma das habilidades tecnológicas mais importantes ao profissional moderno é justamente o conhecimento sobre as boas práticas de segurança digital e dos instrumentos que podem ser utilizados nesse processo. O ideal é seguir os procedimentos propagados pela empresa, como senhas codificadas, recomendações da equipe de TI, entre outros.

7-habilidades-tecnologicas-imprescindiveis-para-qualquer-profissional

6. Saber sobre a Internet das Coisas

O uso de dispositivos "inteligentes" tem se tornado cada vez mais frequente na sociedade. As empresas também têm buscado implementá-los em seu dia a dia, principalmente para otimizar o trabalho desenvolvido pela equipe e garantir mais especialização dos serviços oferecidos.

Quando falamos sobre Internet das Coisas, podemos incluir sensores, aplicativos interligados a máquinas de produção, entre outras ferramentas. A tendência é que as indústrias automatizem cada vez mais o trabalho. Logo, o profissional deve saber conceitos básicos sobre como manusear a ferramenta, participando de treinamentos, mas também pesquisando sobre a inserção de tecnologias na sua área de trabalho.

7. Ter conhecimento básico sobre programação

O conhecimento básico sobre programação não se restringe apenas aos computadores, mas também aos dispositivos móveis, como celulares e tablets. Muitas pessoas acreditam que sabem usar bem o celular, mas restringem o manuseio a poucos aplicativos. No futuro, as empresas exigirão um conhecimento ainda mais amplo sobre as possibilidades oferecidas pelos equipamentos.

Aliás, saber sobre a linguagem de programação ajudará você a fazer solicitações mais precisas quando um problema surgir. Mas também a realizar o trabalho com mais eficácia, visto que cada vez mais o trabalho remoto tem ganhado espaço no mercado.

Aqueles profissionais que buscam se especializar para ter uma atuação melhor no mercado e, consequentemente, ocupam cargos melhores dentro das empresas, precisam desenvolver essas habilidades tecnológicas que citamos no artigo. Elas são importantes para trabalhadores de qualquer setor, e não só da tecnologia. Afinal, estamos inseridos na era digital.

Gostou do nosso artigo? Tem alguma dúvida sobre as habilidades tecnológicas apresentadas ou deseja acrescentar alguma competência em nossa lista? Deixe o seu comentário!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos