pós-graduação

7 dicas valiosas para quem quer saber como ser trainee

Fábio Albuquerque
18-12-2018 7:48

O mercado de trabalho está cada vez mais dinâmico e competitivo, e, para se adequar, à nova realidade, você deve buscar alternativas. Muitos reclamam que as empresas costumam exigir experiência, mesmo para cargos mais "simples". Mas como ganhá-la se você praticamente acabou de se formar? Uma das alternativas é saber como ser trainee.

Para que você se torne um forte candidato a esse tipo de vaga, iniciaremos abordando sobre os desafios para quem deseja se tornar um trainee, citando quais são eles e o que pode fazer para vencê-los. Posteriormente, falaremos sobre as 7 principais dicas para você se destacar. Continue lendo o texto e saiba mais!

7-dicas-valiosas-para-quem-quer-saber-como-ser-trainee

Como ser trainee e quais são os desafios para quem deseja se tornar um

O trainee é a modalidade ideal para quem deseja entrar no mercado de trabalho, mas encontra muita dificuldade para vencer o desemprego pela falta de experiência. Nesse tipo de "estágio", você adquire experiência e pode ganhar oportunidades de se fixar na empresa.

Grandes corporações costumam oferecer o programa de trainee, o que também se torna uma boa opção para quem deseja trabalhar em uma grande empresa, que ofereça muitos benefícios.

Entretanto, há várias questões que precisam ser vencidas durante a caminhada. O maior desafio de se tornar um trainee é a baixa remuneração, isso quando há algum tipo de remuneração.

Há casos em que não nenhum tipo de pagamento até o término do programa (exceto ajudas de custo, como vale-transporte), que varia de acordo com cada empresa, mas não pode passar do prazo estipulado por lei 2 anos.

Outra questão que você deve levar em consideração é a identificação do programa adequado e da empresa mais alinhada ao seu perfil profissional. Como o programa de trainee pode ser o seu primeiro degrau para subir na carreira, ele deve ser encarado como uma oportunidade de aprendizagem em uma área que você tenha afinidade.

Caso você escolha qualquer empresa e qualquer programa de trainee, corre o risco de não gostar do trabalho e se tornar improdutivo, o que compromete toda a estratégia de carreira.

Confira agora os segredos para se destacar como trainee

Agora que você sabe quais são os desafios que você enfrentará ao decidir se tornar um trainee, daremos as principais dicas que você deve seguir para se tornar um profissional de excelência e aumentar as suas chances de amadurecimento e crescimento.

Baixe agora

1. Compense a falta de experiência profissional com algum diferencial

Todo mundo que está ligado de alguma forma ao mercado de trabalho — ou está em busca dessa ligação — sabe que os empregadores estão cada vez mais exigentes quanto às habilidades específicas dos profissionais.

Como as vagas de trainee são ofertas especialmente para pessoas jovens que ainda não tem experiência profissional, uma maneira de se destacar entre os concorrentes é apresentando certificados de cursos realizados que tenham a ver com área em que você deseja atuar.

2. Capriche na apresentação pessoal

Há um velho ditado que afirma que “a primeira impressão é a que fica”. Embora não seja totalmente verdade, ele destaca a importância da apresentação pessoal para gerar uma boa impressão nas outras pessoas.

Essa boa apresentação passa tanto por se portar bem, falar bem, se vestir bem, entre outras características que demonstrem sua capacidade de ser convincente e influente na corporação. Vale ressaltar que tudo deve ser feito de forma natural, pois exageros podem soar falsos e, por consequência, as ações não serão bem-vistas.

3. Seja pontual

A pontualidade é uma das principais características de um bom profissional. Ao trabalhar em determinada empresa, você está se responsabilizando tanto pelos seus colegas de trabalho quanto pelos clientes da firma, que precisam que os prazos estabelecidos sejam cumpridos.

Entre esses prazos, destacamos o horário de trabalho, entrada, saída, hora de almoço, entre outros, como a entrega de trabalhos e projetos dentro do limite estabelecido, a fim de não atrasar todo o processo e gerar um efeito cascata, que prejudicará toda a cadeia produtiva.

4. Crie sua marca

Lembra quando falamos sobre ter uma boa apresentação pessoal, sem, entretanto, criar uma impressão falsa? Um ponto que você pode trabalhar para evitar a falta de originalidade na sua apresentação é a criação de uma identidade própria — de uma marca. Você pode aplicar essa dica, por exemplo, na hora de montar seu currículo.

Empresas que buscam candidatos da área de comunicação ou marketing valorizam a criatividade e a espontaneidade ao buscar um candidato. Lembre-se de promover sua essência, porém, sem utilizar de exageros ou elementos que o desqualifiquem diante daqueles que o avaliarão.

5. Pesquise sobre as empresas

giphy

Como falamos, você precisa encontrar uma empresa que você se identifique. Além disso, deve-se fazer um breve estudo sobre a confiabilidade da empresa, planos de carreira, entre outros detalhes importantes para analisar se a firma apresenta de fato uma boa proposta de crescimento profissional.

Essa pesquisa pode ser feita coletando depoimentos sobre outros trainees que passaram pela empresa ou na própria internet, em sites de busca, analisando a página do Facebook da companhia, verificando notas e comentários.

6. Escolha programas que tenham a ver com você

Falamos um pouco sobre esse ponto no primeiro tópico do texto, mas devemos ressaltar: há vários programas de trainee existentes no mercado de trabalho, das mais diferentes empresas, dos mais diferentes ramos. Não vale a pena se precipitar e escolher o primeiro que aparecer.

Antes de entrar em um plano de trainee, você deve se questionar e chegar a uma conclusão de quais são os seus objetivos profissionais e em qual área e ramo deseja seguir. Após responder essas questões, analise as alternativas e escolha aquela que melhor atenda às suas exigências.

7. Trabalhe bem em equipe

Trabalhar em equipe é uma qualidade que o mercado de trabalho tem buscado em seus profissionais. Mesmo que nem sempre seja uma tarefa fácil, é necessária para aumentar a qualidade do produto ou serviço prestado, diminuindo a probabilidade de falhas e atrasos durante a execução de projetos e procedimentos.

Dessa forma, com as informações presentes no texto, a questão de como ser trainee precisa ser respondida com o esclarecimento de várias questões, que vão desde as expectativas do mercado de trabalho quanto ao conhecimento do profissional sobre as suas próprias ambições. Tenha paciência. Não se esqueça de analisar todos os cenários possíveis para tomar a melhor decisão.

Agora que você já sabe como ser trainee, deixe um comentário no post com a sua dúvida, opinião ou sugestão sobre o conteúdo!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos