pós-graduação

7 dicas de como ser promovido rapidamente

Mariana Brito
07-09-2017 6:30

Após se dedicar de corpo e alma a uma empresa, realizando um trabalho de qualidade, nada mais justo do que subir na hierarquia e ocupar um cargo de destaque, não é?

Entretanto, nem todos os profissionais conseguem alçar voos mais altos dentro de uma organização, seja porque está cometendo algum erro, seja porque não tem os pré-requisitos necessários.

Mas não é preciso entrar em pânico! Ao colocar em prática certas ações simples e efetivas, as suas chances de conquistar um papel vital na empresa vão aumentar substancialmente.

Gostou da premissa? Então acompanhe o conteúdo abaixo e saiba como ser promovido e alavancar a sua carreira:

7-dicas-de-como-ser-promovido-rapidamente.jpg

1. Invista em uma pós-graduação

Claro que ter uma graduação já ajuda a abrir algumas portas. Mas ter uma pós-graduação vai colocá-lo em uma posição de destaque, sendo um diferencial significativo. Ao investir em uma especialização ou MBA, os coordenadores perceberão que você busca aprendizado constante e que realmente quer crescer profissionalmente.

Além do mais, ao apostar nessa ideia, fica claro que você não é uma pessoa acomodada. Pelo contrário: mostra que você saiu da sua zona de conforto e está ampliando os seus saberes.

Vale destacar ainda que a pós-graduação vai proporcionar mais expertise para exercer funções mais complexas, que exigem um nível elevado de comprometimento e, claro, de conhecimento.

2. Esteja a par dos processos organizacionais

Sabe aqueles profissionais que conhecem os processos organizacionais como a palma da mão? Pois então, são eles que estão mais aptos à promoção. O motivo é simples: eles entendem as particularidades da empresa e também dos colaboradores, estando por dentro de todas as metodologias internas.

Tal característica mostra que eles estão engajados com o serviço e se preocupam em conhecer melhor a empresa. Afinal, para que tudo ocorra na mais perfeita harmonia, é preciso que cada setor esteja operando adequadamente. Em outras palavras, de nada adianta ter excelência em uma área do empreendimento e pecar nas demais.

Por isso, fique mais interessado nos diversos serviços e não só na sua tarefa específica. Não se preocupe somente com o seu trabalho. Tente ter um conhecimento mais abrangente da organização, fornecendo inclusive sugestões para melhorar os processos.

Baixe agora

3. Utilize os feedbacks a seu favor

Os feedbacks são valiosos. Afinal, com eles é possível entender os seus pontos fortes e fracos. Isto é: os feedbacks são capazes de direcionar melhor as suas ações, uma vez que você terá em mãos os dados necessários para entender o que está sendo feito corretamente e o que precisa ser melhorado.

Sempre que receber um retorno dos superiores — mesmo que seja negativo —, saiba absorvê-lo, entendendo que tal informação é fundamental para o seu crescimento profissional. Encare o feedback como uma fonte de aprendizado que vai torná-lo um colaborador mais qualificado e evite contestar o retorno fornecido pelo alto escalão administrativo, pois essa ação vai demonstrar imaturidade.

Lembre-se de que por meio dos feedbacks você terá a oportunidade de aprimorar as suas habilidades, aperfeiçoando inclusive o seu desempenho. Portanto, seja grato ao recebê-los e, claro, leve-os em consideração para mudar sua postura e adotar ações que vão destacá-lo dos demais.

4. Tenha resultados expressivos

O profissional pode estar há anos na empresa e mesmo assim nunca receber uma promoção. Sabe por quê? Provavelmente porque ele obtém resultados medianos. É como se ele fizesse apenas as suas obrigações e pronto.

Ele não tenta se destacar no trabalho e nem se esforça para entregar além do que é esperado. Como se pode imaginar, esse fator o fará permanecer sempre na mesma função.

Em contrapartida, colaboradores que fazem a diferença e apresentam um trabalho de excelência, superando as expectativas dos gestores, são admirados e, por consequência, conseguem uma promoção com mais facilidade.

Isso significa que para conquistar um cargo relevante é fundamental se dedicar ao serviço, vestindo a camisa da organização. Dessa forma, você terá um retorno positivo.

5. Seja paciente

Infelizmente, não é possível obter experiência com um estalar de dedos. A bagagem profissional é conquistada com a prática e isso exige tempo. Portanto, não pense que você será promovido com alguns meses de empresa. Claro que esse cenário é possível, entretanto, não é a regra.

Normalmente, os profissionais que recebem uma promoção já estão adaptados aos processos empresariais e têm o conhecimento necessário para ocupar funções distintas. Por isso, não fique desesperado e nem frustrado se aquela tão sonhada oportunidade demorar um pouco mais para chegar.

O importante é estar preparado para quando surgir uma nova possibilidade. Enquanto isso, faça o seu trabalho, priorizando a qualidade do serviço. Mantenha-se aberto a novos aprendizados, fator que vai proporcionar mais know-how, ou seja, saber prático para exercer outras funções.

7-dicas-de-como-ser-promovido-rapidamente.gif

6. Mantenha um bom relacionamento interpessoal

Enganam-se aqueles que acreditam que para ser promovido basta desenvolver competências técnicas. Não há dúvidas de que elas são essenciais. Contudo, um bom profissional sabe da importância de apostar também no relacionamento interpessoal.

Mas não confunda ter um contato amigável e cordial com todos — desde os colegas de trabalho até os superiores — com bajular. Afinal, a segunda ação não cai bem em nenhum cenário.

Ter um bom relacionamento significa saber lidar com as diferenças, respeitando cada integrante e mantendo um clima harmonioso. Ao adotar essa postura, as suas chances de ascender profissionalmente aumentam.

Lembre-se de que ao subir no patamar organizacional provavelmente você terá que se relacionar com vários colaboradores, uma vez que a sua função pode ser de supervisor ou coordenador de uma equipe.

7.  Aposte na proatividade

Que tal parar de esperar a orientação dos superiores e começar a ter mais iniciativa? Essa atitude garantirá pontos extras com os gestores, que notarão o seu esforço em prol do crescimento da empresa.

Busque, nesse sentido, alternativas capazes de otimizar o tempo e maximizar os resultados, gerando um quadro otimista.

O fato é que não existe uma fórmula mágica que traga a resposta sobre como ser promovido. Porém, ao colocar em prática as dicas citadas, você ampliará a possibilidade de subir para o próximo degrau organizacional, conquistando um cargo especial.

Agora é sua vez. Compartilhe conosco o que achou do conteúdo. Ele foi útil? Acrescentaria mais alguma sugestão à lista? Deixe um comentário!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos