pós-graduação mercado de trabalho

7 dicas de como parar de ser desorganizado

Ana Flávia da Fonseca
13-01-2018 8:28

Não é fácil conciliar casa, família, trabalho, estudos e ainda manter tudo organizado. Quando você se dá conta, a desorganização tomou muito espaço em sua vida, e você simplesmente se acostuma a viver assim.

Sem que você perceba, ser desorganizado rouba momentos preciosos do seu dia a dia, gera ansiedade, irritabilidade e pode até mesmo causar uma depressão.

Pensando nisso, preparamos este post para te ajudar a descobrir se você possui esse hábito e qual a maneira eficaz de abandoná-lo. Continue lendo e descubra como parar de ser desorganizado.

7-dicas-de-como-parar-de-ser-desorganizado.jpg

Como identificar aspectos de desorganização?

Nem todo mundo consegue perceber que está adotando comportamentos que não são saudáveis para a sua rotina. Veja abaixo quais são os hábitos de uma pessoa desorganizada e verifique se você é uma delas!

Não tem um lugar específico para guardar as coisas

Você chega em casa e deixa suas coisas em qualquer lugar? Nunca sabe onde deixou o celular, as chaves ou a bolsa? Não consegue encontrar uma caneta sequer quando precisa anotar um recado?

O fato de não ter um lugar específico para as coisas faz com que percamos tempo, por isso, cada objeto precisa ter um lugar específico. Muitas pessoas afirmam conseguir "viver bem com a própria bagunça", mas é certo que, em algum momento, tudo vai estar tão desorganizado que arrumar será inevitável.

Baixe agora

Tem dificuldade para se desfazer das coisas

Se você gosta de acumular grandes quantidades de objetos, documentos, roupas, papéis, ou sente que essas coisas algum dia serão úteis, temos uma má notícia: você é desorganizado!

Saiba que a acumulação é a principal culpada pela desorganização, pois nunca há espaço suficiente para tantos pertences. É preciso aprender a se desfazer do que não usa mais.

Seu tempo não "rende"

Você acha que está sempre correndo e nunca dá tempo de fazer tudo o que precisa? Está sempre atrasado? Talvez você ainda não tenha associado a desorganização a isso, mas é muito provável que ela seja a verdadeira causa.

Você pode economizar tempo se não precisar procurar objetos perdidos na hora de sair e se tiver uma programação diária dos seus afazeres — em casa e no trabalho.

Como parar de ser desorganizado?

Percebi que sou desorganizado. E agora? Não se preocupe! É perfeitamente possível mudar esse hábito.

Antes de qualquer coisa, é preciso que você assuma que precisa vencer a desorganização e admita que ela tem prejudicado sua vida. Reflita sobre o quanto a desordem tem atrapalhado você e tenha o propósito de começar a mudar.

É normal sentir-se desmotivado para colocar tudo em ordem se você não tiver nenhum método. A sensação é de não saber por onde começar! Por isso, confira agora 7 dicas de como parar de ser desorganizado.

1. Coloque tudo em ordem

O primeiro passo para aprender a ser organizado é colocar tudo em ordem. E isso quer dizer que você precisa arrumar a bagunça — ou as bagunças — que existem na sua vida.

Depois disso, você vai precisar estar sempre se policiando, tanto para não permitir que a bagunça volte, quanto para tornar a organização um hábito. Treinando diariamente, você vai ver que logo não precisará de mais nenhum esforço para organizar-se.

Mas para que você consiga se organizar, é preciso que a dica seguinte seja feita em conjunto.

2. Aprenda a desapegar

Como nós já dissemos, o hábito de acumular coisas que não servem para nada ou que nunca mais serão utilizadas é uma das principais causas da desorganização. Afinal, não dá para organizar o que não será usado.

Você precisa perceber de quais coisas já não precisa mais e se desfazer delas. Doe o que ainda pode ser útil para alguém e jogue no lixo o que não está em boas condições. E, a partir de agora, atente-se para sempre descartar imediatamente as coisas que não serão mais úteis.

3. Defina um lugar para cada coisa

Para organizar e manter tudo em ordem depois, é preciso que cada item possua um local adequado: livros na estante, documentos e recibos em pastas ou arquivos, chaves no porta-chaves, peças de roupa devidamente separadas por tipo no armário.

Categorize mentalmente seus pertences e providencie caixas, separadores, potes ou pastas. Reserve gavetas para agrupar cada tipo de coisa e, se achar necessário, coloque etiquetas para ficar mais fácil de identificar o que foi guardado em cada local.

As coisas que são usadas diariamente devem ficar nos locais mais acessíveis. As demais, como recibos e recordações, você pode guardar em locais mais escondidos.

4. Não deixe para depois

Depois que estiver tudo organizado, muito cuidado para não permitir que a bagunça se instale novamente. Fuja do terrível hábito de deixar tudo para depois: a procrastinação.

Quando alguma coisa deve ser feita, simplesmente execute a tarefa o quanto antes. Guarde bolsas e casacos assim que chegar em casa e, uma vez que um objeto qualquer não vá ser mais utilizado, retorne-o imediatamente ao seu lugar de origem.

5. Faça listas de tarefas

7-dicas-de-como-parar-de-ser-desorganizado.gif

Fazer muitas coisas ao mesmo tempo é uma das causas da desorganização e faz com que você se torne menos produtivo. Para evitar cair nessa armadilha, faça listas de tarefas.

Tanto em casa quanto no trabalho, seguir uma lista de tarefas pode ajudá-lo a organizar-se, pois aumentam o foco no que precisa ser feito e ajudam a administrar melhor o seu tempo. Ao elaborar a sua lista, tome cuidado para não incluir tarefas demais e priorize as que são mais importantes ou urgentes.

6. Distribua tarefas

Não queira dar conta de tudo sozinho. Todas as pessoas que moram em sua casa são responsáveis por manter a organização. Converse com sua família e repasse a todos essas dicas. A família deve estar unida nesse projeto. Não adianta nada uma só pessoa tentar se organizar se as outras não cooperarem.

7. Tenha paciência e persistência

Isso serve para qualquer hábito que você queira implementar em sua vida: tenha força de vontade e siga seu ritmo. Ninguém muda radicalmente do dia para a noite, por isso, não tenha pressa nem desanime.

Acredite que você é capaz de se tornar uma pessoa organizada e trabalhe no seu tempo. Quando a organização entrar em sua vida, você terá mais qualidade nos seus dias e tempo para fazer as coisas de que gosta.

Agora que você já sabe como parar de ser desorganizado, comece imediatamente a mudar seus hábitos.

Gostou do nosso post? Acha que vai conseguir aplicar essas dicas no seu dia a dia? Compartilhe suas vivências conosco nos comentários!

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos