pós-graduação

7 dicas certeiras para melhorar as habilidades de comunicação

Fábio Albuquerque
17-05-2018 7:25

Como dizia o famoso comunicador Chacrinha, "quem não se comunica se trumbica", ou seja, saber se expressar adequadamente é fundamental tanto no universo educacional quanto mercadológico, passando até mesmo pelos relacionamentos afetivos.

Para você melhorar as habilidades de comunicação, nada melhor do que colocar em prática algumas sugestões de especialistas no ramo, com foco no seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Afinal, as pessoas que se comunicam melhor conseguem se destacar em seus empregos, sendo líderes e influenciadores, pontos muito valorizados pelas empresas. E você, quer fazer parte deste seleto grupo?

Então veja em nosso post sete dicas que certamente farão uma grande diferença em sua vida, trazendo mais objetividade e clareza na comunicação interpessoal.

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1. Leia, observe e escreva

O tripé leia, observe e escreva é essencial no processo de comunicação, tendo em vista que é preciso sempre aumentar o vocabulário, de olho na clareza ao transmitir as mensagens. Para isso, nada melhor do que analisar os fatos, colocando no papel o que deve ser direcionado a outras pessoas.

Diante disso, prepare-se antes de uma apresentação, indo a fundo no assunto e ainda treinando as expressões corporais e falas, sempre buscando a objetividade e clareza no que será repassado.

A observação é importante do ponto de vista do aprendizado, pois você poderá desenvolver muitas técnicas ao ver vídeos, palestras, workshops, aulas. Enfim, espelhe-se nos grandes líderes e siga o mesmo caminho, deixando a sua marca pessoal em sua comunicação. Dessa maneira, haverá uma evolução bem considerável.

Foque ainda em sua inteligência emocional, pois a administração dos relacionamentos contribui na comunicação, aumentando o seu campo de atuação e influência.

2. Torne-se um bom ouvinte

Nada melhor do que ouvir para se expressar melhor. Com isso em mente, respeite o momento de cada pessoa quando uma conversa estiver acontecendo, independentemente do assunto ou do calor das ideias.

Quem abre os ouvidos para novos horizontes constrói relacionamentos mais sadios, é respeitado e ainda aprende. Ao ouvir atenciosamente outra pessoa, você aumentará a confiança, sendo um aspecto crucial na transmissão de uma mensagem, melhorando o entendimento.

Dessa forma, as tomadas de decisões serão mais assertivas, tendo em vista que haverá mais compreensão de ambas as partes no processo da comunicação.

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3. Peça feedback

Como ninguém é dono da verdade, sempre haverá um ponto de vista diferenciado para ser analisado. Saiba que quem pede feedback a outros profissionais ou amigos de confiança consegue melhorar as habilidades de comunicação.

Ao descobrir o que os outros realmente pensam, certamente você poderá evoluir, sendo mais claro e objetivo. Avaliando a sua fala, escrita e apresentação, as possíveis falhas serão corrigidas, trazendo mais qualidade às suas interações.

Por isso, é preciso colocar em prática a aceitação, pois ninguém é perfeito a ponto de viver em uma redoma de vidro, distante dos comentários, críticas e elogios. Quanto mais você estiver aberto a receber novas avaliações, maiores serão as chances de crescimento em suas habilidades, inclusive comunicacionais.

Seja humilde ao receber feedbacks, com o coração aberto e sem justificar o que os outros apontarão. Absorva o que vai ser útil e elimine possíveis avaliações que não contenham reais intenções de ajudá-lo.

4. Adapte a mensagem ao público

Imagine-se em uma apresentação para colaboradores da linha de produção de uma fábrica, citando grandes pensadores, palavras de cunho científico e até mesmo expressões em latim.

Será que eles vão gostar? Ficarão empolgados? Estimulados e concentrados na mensagem? Como as pessoas se distraem facilmente, é preciso entrar no universo delas. Para isso, a adaptação da mensagem ao público é essencial.

Quando houver a necessidade de realizar uma apresentação de um trabalho em seu curso de pós-graduação, aí sim, vale a premissa da comunicação mais erudita, com linguagem científica. Agora, ao falar para pessoas menos escolarizadas, nada melhor do que a transmissão de uma mensagem mais clara, objetiva e direta no assunto a ser abordado.

Muitas vezes, relacionar o tema com situações do dia a dia ajuda muito, ou seja, quem consegue contar histórias entrelaçando com o que deve ser repassado consegue atrair melhor o público, fazendo com que a mensagem seja transmitida com mais qualidade.

5. Seja breve na apresentação

Em um mundo onde as informações chegam e são compartilhadas em poucos segundos, os diálogos e apresentações precisam se adequar aos novos tempos.

Inclusive, a objetividade deve sempre ser priorizada, com foco no assunto específico. Por isso, seja breve em suas falas e fuja da prolixidade — falar a mesma coisa várias vezes.

Além de evitar que o assunto repassado fique chato, a rapidez na fala ou nos comunicados escritos contribui com a otimização do tempo, ponto crucial para aumentar a produtividade.

Fora isso, também contribui para um melhor entendimento da mensagem, ou seja, haverá mais qualidade na comunicação, evitando erros ou más interpretações.

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6. Utilize exemplos

A persuasão de uma outra pessoa necessita de fatos para demonstrar determinado aspecto que necessita ser melhorado. Ao falar diretamente para um colaborador ou um grupo de funcionários, apresente exemplos que ajudarão no entendimento.

Além de aumentar o grau de compreensão, a atitude reduz a imprecisão na comunicação, fazendo com que a mensagem chegue com mais clareza ao receptor.

A prática também aproxima os personagens do processo, ou seja, é uma excelente maneira de melhorar as habilidades de comunicação.

7. Tenha empatia

Compreendendo as razões do outro, fica mais fácil chegar a um consenso no processo comunicacional. Além de evitar conflitos, a empatia melhora os relacionamentos e traz mais qualidade na transmissão das mensagens.

Portanto, exercite o sentimento de colocar-se no lugar de outra pessoa, analisando com olhar humano as deficiências e qualidades. Dessa forma, certamente você conseguirá influenciar positivamente, sendo admirado e respeitado.

Quanto mais empatia houver, melhores serão os resultados, pois quem estiver recebendo a mensagem não hesitará em tirar uma determinada dúvida, evitando possíveis erros.

Como melhorar as habilidades de comunicação

Colocando em prática as nossas sete dicas, certamente você vai conseguir se comunicar melhor, aspecto fundamental na atualidade.

Seja no trabalho ou na sua especialização, busque sempre a objetividade nas falas e escritas, fazendo com que as mensagens sejam bem compreendidas, independentemente do assunto abordado.

Ao melhorar as habilidades de comunicação, você aumentará a sua influência sobre as pessoas, podendo alçar voos mais altos em sua carreira, tendo em vista que a comunicação necessita de muita prática para trazer bons resultados. Portanto, seja motivado e disciplinado na busca pela excelência.

E você, tem se comunicado adequadamente? Já quis passar uma mensagem e o receptor entendeu outra? Deixe aqui o seu comentário e nos conte a sua experiência!

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