pós-graduação

7 cursos que ajudam a conseguir emprego em qualquer área

Fábio Albuquerque
08-11-2018 5:47

Quando seus pais tinham a sua idade, uma graduação era considerada um diferencial no currículo de qualquer profissional. No entanto, atualmente, outras competências e habilidades são mais valorizadas. Por isso, é importante não parar de aprender. Para ajudá-lo, falaremos sobre os cursos que ajudam a conseguir emprego em qualquer área.

A elaboração de um currículo atraente e competitivo requer competências já conhecidas pelos profissionais: escolaridade, conhecimento e experiência profissional. Contudo, muitos perfis profissionais acabam ficando parecidos — o que aumenta a disputa por uma vaga. É preciso encontrar um diferencial!

Continue a leitura e conheça 7 cursos que ajudam a conseguir emprego em qualquer área — inclusive a sua!

7-cursos-que-ajudam-a-conseguir-emprego-em-qualquer-area

1. Idiomas

Além de dominar seu idioma materno, o aprendizado de outras línguas passou a ser essencial para conseguir emprego em diversas áreas. A expansão dos negócios, principalmente para outros países, transformou outros idiomas em exigência básica tanto de empresas brasileiras quanto estrangeiras.

O estudo de línguas estrangeiras também contribui com o crescimento pessoal, pois permite conhecer novas culturas. A comunicação em outros idiomas abre portas no exterior para a carreira — não apenas de trabalho, mas de conhecimento. Trata-se de um diferencial muito importante para qualquer profissional.

Para se adequar às exigências do mercado, você não deve fazer um curso de maneira aleatória, sem associar a importância dele com seus objetivos profissionais. Também é importante saber os idiomas mais populares na sua área de atuação, para que você invista neles e não fique apenas no nível básico.

2. Oratória

Saber se comunicar com clareza é fundamental para o sucesso em qualquer carreira. E não precisa trabalhar em um setor de comunicação para investir nisso. Uma boa expressão oral e corporal ajuda você a obter benefícios e crescer profissionalmente.

Existem profissionais que confiam demais somente em suas capacidades técnicas e não entendem, por exemplo, o porquê de não subirem de posição na empresa. Isso pode ter relação com o domínio da oratória — a arte de falar bem em público e convencer pessoas.

Em uma entrevista de emprego, quem consegue se comunicar bem fica um passo à frente dos concorrentes. Falar bem transmite confiança, credibilidade e até segurança sobre as habilidades e competências que você tem.

Baixe agora

3. Marketing pessoal

O marketing pessoal é o conjunto de estratégias que trabalha sua imagem para que ela tenha um maior valor atribuído. Por meio dele, as pessoas e empresas passam a enxergá-lo de maneira positiva. Contudo, isso não significa que é algo que mascara a realidade — muito pelo contrário.

O objetivo do marketing pessoal é justamente enaltecer as técnicas, as qualidades e as habilidades que você já possui. Trata-se de destacar seu diferencial competitivo, aquele conjunto de características positivas que o tornam um profissional único. No meio profissional, esse tipo de marketing pode alavancar sua carreira.

Determinadas atitudes, quando você aprende as técnicas de marketing pessoal, são alteradas: vestuário, postura, capacidade de resolver problemas, nível de proatividade, foco e outras.

4. Liderança

O líder é um agente de mudanças, capaz de impactar a própria realidade e a dos demais por meio de uma atitude transformadora. A liderança envolve saber quem você é, o que deseja para o futuro e como colocar em prática as ações que viabilizem seu propósito de vida.

O tema “liderança” faz parte de um dos cursos que ajudam a conseguir emprego, pois, por meio dele, você se torna capaz de seguir um direcionamento próprio em sua carreira, alcançar satisfação pessoal, gerar resultados concretos e promover impactos positivos em qualquer setor de atuação.

Outro ponto importante sobre o curso de liderança é que ele o ajuda a pensar como líder — mudando sua capacidade de pensar, ver o mundo, agir e assumir responsabilidades. Desse modo, torna-se mais fácil tirar ideias do papel e elaborar planos de ação.

5. Gestão de tempo

giphy

Dividir o tempo entre trabalho, lazer, atividades físicas, estudo, família e as tarefas do lar é uma missão que pouca gente consegue cumprir com maestria. Na atualidade, buscamos um equilíbrio entre vida pessoal e profissional — tomando decisões que satisfaçam nossos desejos.

A gestão de tempo é essencial para alcançar esse patamar de organização. Quem não consegue gerir o próprio tempo acaba perdendo prazos, deixando de finalizar projetos, se torna menos produtivo e não consegue definir prioridades — características indesejadas pelas empresas.

Um curso de gestão de tempo o ajuda a resolver esses e outros desafios, preparando-o para conseguir o emprego dos sonhos.

6. Empreendedorismo

Nossa sociedade está marcada pela evolução tecnológica. Diariamente nos deparamos com novidades que estimulam o conhecimento e a competitividade entre as empresas. Isso também gera oportunidades.

Empreendedores de todas as partes do mundo encontram nichos na sociedade e desenvolvem soluções específicas para atender às necessidades desses públicos. O empreendedorismo envolve iniciativa, capacidade de inovar e coragem para assumir e enfrentar riscos.

Perceba que essas características são muito importantes para profissionais como você. Para ser empreendedor, você não precisa ter um negócio. Corporativamente falando, é possível empreender descobrindo novas maneiras de oferecer produtos e serviços que tenham destaque no mercado.

7. Pós-graduação

Por fim, entre os cursos que ajudam a conseguir emprego em qualquer área, temos os de pós-graduação. Eles complementam a formação universitária e direcionam sua carreira para uma atuação mais específica, que atende às necessidades do mercado de trabalho.

Meio ambiente, arquitetura, computação, tecnologia da informação, contabilidade, direito, educação, enfermagem, engenharia, fisioterapia, fonoaudiologia, medicina, moda, nutrição, odontologia, psicologia e outras áreas têm cursos de pós-graduação.

Esse é um diferencial que coloca seu currículo em um novo patamar, acima de muitos concorrentes que têm apenas a graduação. Além disso, seu conhecimento passa a ser mais alinhado com o que o mercado precisa.

O aprendizado de novas habilidades é essencial para conquistar uma boa posição no mercado de trabalho. Ao fazer os cursos que ajudam a conseguir emprego que foram listados neste artigo, você se prepara para vencer desafios e se destacar em sua área de atuação.

Se você gostou de conhecer esses cursos, compartilhe este artigo em suas redes sociais. Não se esqueça de marcar os seus amigos, tá?

Acessar material

Recém adicionados

Veja nossas últimas atualizações
Materiais Gratuitos