Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

6 dicas certeiras para melhorar desempenho no trabalho

Postado por Fábio Albuquerque

Melhorar o desempenho no trabalho é o desejo de muitos profissionais, pois dessa forma é possível apresentar resultados mais positivos e consequentemente alcançar promoções, melhores remunerações e crescimento na carreira.

No entanto, além dos conhecimentos técnicos, pós-graduação e experiência na área, o trabalhador precisa ainda apostar em atividades prazerosas que, geralmente, são feitas em horários de lazer. Inclusive, elas podem trazer excelentes resultados durante o tempo que estiver dedicado ao trabalho.

A princípio, essa relação parece um pouco estranha, porém saiba que faz o mais completo sentido dedicar-se às suas atividades nas horas vagas e colher frutos na empresa. Ficou curioso para saber mais? Confira a seguir dicas certeiras para melhorar o desempenho no trabalho!

6_dicas_certeiras_para_melhorar_desempenho_no_trabalho.jpg

1. Faça algum tipo de trabalho voluntário

Fazer trabalho voluntário é uma atitude que faz bem tanto para aqueles que recebem algum tipo de assistência, quanto para quem disponibiliza seu tempo e esforços em prol de oferecer ajuda ao próximo. Ou seja, há uma troca mútua. E, entre os vários pontos positivos para quem pratica voluntariado um dos mais significativos é a melhora no desempenho no trabalho.

Isso porque diversas características são trabalhadas e agregam valor ao dia a dia do profissional. Entre elas, podemos destacar: o aperfeiçoamento da comunicação, pois é preciso conviver com pessoas diferentes e buscar formas eficientes de transmitir a informação.

Desenvolver o relacionamento interpessoal, a cooperação e o bom trabalho em equipe estão entre os pilares do voluntariado e são qualidades fundamentais para o cotidiano corporativo.

Além disso, outra vantagem é o desenvolvimento da empatia, algo imprescindível nas relações entre as pessoas e que melhora o ambiente de trabalho, beneficiando a todos os colaboradores.

2. Tenha sempre contato com a música

Apesar de a música estar relacionada a algo animado, não é apenas o agito, alegria e entretenimento que proporcionado. Ela tem o poder de relaxar, estimular a memória, acalmar e pode até mesmo amenizar dores, ou seja, trazer muitos benefícios para a saúde e o bem-estar.

E o que isso tudo tem a ver com a melhora no desempenho do trabalho? Pessoas que estão bem-dispostas, tranquilas e alegres produzem mais e com melhor qualidade. Por isso, a nossa segunda dica é aproveitar todo o potencial que a música oferece nas suas mais diferentes manifestações.

Por exemplo, ouça as composições dos seus artistas favoritos e também esteja aberto a conhecer novos músicos, inclusive, aqueles que ainda não são famosos. Frequente shows, que têm uma energia intensa e renovam o ânimo de qualquer um.

E, por que não tentar tocar um instrumento musical? Arriscar-se a aprender algo novo trará muitos benefícios para sua vida. Envolva música no seu dia a dia e você perceberá como o desempenho no trabalho melhorará significativamente.

Baixe agora

3. Busque maneiras para estimular a criatividade

A criatividade é algo fundamental para todos os profissionais, pois ajuda a resolver problemas, ter novas ideias para projetos, encontrar soluções e criar algo diferente. Porém, é preciso estimular a criatividade para colher todos os benefícios que ela pode trazer.

Para fazer isso, busque o que é diferente para conquistar novos olhares. Como exemplo, opte por caminho diferente para ir ao trabalho, prove a comida de outros lugares para almoçar, leia livros de autores que não conhece, converse com pessoas diferentes do seu círculo social e se arrisque em algo que nunca tentou antes, como dançar, surfar ou fazer aulas de teatro.

A proposta para se tornar mais criativo é ousar e pensar “fora da caixa”, veja tudo como um grande aprendizado e a sua carreira pode ser muito beneficiada ao adquirir novas atitudes, hobbies e atividades.

4. Viaje

Viajar é um dos grandes prazeres da vida, afinal, conhecer um novo destino, se divertir e relaxar é algo muito incrível. Porém, mais do que um entretenimento das férias, partir rumo a novos lugares pode melhorar o seu desempenho no trabalho.

Ao visitar novas culturas, muitas habilidades serão trabalhadas, trazendo importantes diferenciais competitivos na vida do profissional. As viagens proporcionam o desenvolvimento da capacidade de se comunicar com mais clareza, o convívio com algo que lhe é diferente e incomum, trazendo mais tolerância e respeito, o estímulo a outros olhares, aguçando a criatividade, entre vários outros benefícios.

Todas essas características são trabalhadas ao fazer uma viagem. Portanto, desafie-se a levá-las para o seu cotidiano na empresa e você perceberá como seus dias serão mais produtivos e as tarefas serão desempenhadas de forma mais otimizada.

5. Pratique esportes

A prática de esportes está associada à melhora da saúde e bem-estar, mas, além disso, ela também é importante para o desenvolvimento de diversas habilidades, como disciplina, atenção, respeito ao próximo e superação de limites.

Consegue perceber a importância dessas características na execução do seu trabalho? Parece bastante evidente, não é mesmo? Por isso, a nossa dica para otimizar o seu desempenho no ambiente profissional é começar a praticar esportes e levar a sua filosofia aprendida para dentro da instituição.

Se você ainda não tem uma atividade esportiva favorita, busque opções e faça testes com algumas modalidades para verificar com qual tem mais afinidade. Em geral, as lutas trazem muitos conhecimentos para a vida do praticante, assim como ioga e pilates, mas essas são apenas algumas sugestões, todo tipo de esporte traz benefícios para o corpo e para a mente.

6. Aprenda a meditar

O cotidiano corporativo costuma ser muito estressante, afinal, são muitas tarefas, metas para atingir, prazos apertados e cobrança. Diante de tanta pressão, muitas vezes é difícil manter a concentração e o foco.

Para ajudar a resolver essas questões e melhorar o desempenho no trabalho, a dica é praticar meditação. No início, é um pouco complicado conseguir acalmar a mente e chegar ao ponto de relaxamento, mas o fundamental é não desistir, os benefícios seguramente valem a pena.

Conforme adquirir mais habilidade para meditar, a ansiedade será controlada, o nível de atenção mais elevado, a mente ficará mais aberta, sem contar a sensação de tranquilidade e bem-estar. Ou seja, você se sentirá melhor, mais pleno, conseguirá produzir de forma mais eficiente.

Como podemos acompanhar há diversas formas de agir “fora da caixa” que podem contribuir para melhorar o desempenho no trabalho. Você já costuma praticar essas atividades? Tem mais alguma dica para acrescentar? Escreva para nós nos comentários!

Acessar material

pós-graduação, carreira

Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS