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6 segredos sobre como influenciar pessoas

Postado por Fábio Albuquerque

Seja na vida pessoal ou profissional, há aqueles que se destacam pela sua notável capacidade de liderança. Afinal, liderar tem a ver com empatia, confiança e iniciativa, além de uma boa observação e análise das pessoas ao seu redor.

E uma das características mais marcantes de um bom líder é saber como influenciar pessoas, garantindo que aquelas sobre sua gestão produzam mais e com mais qualidade, e o principal: com mais interesse. Afinal, ele não apenas sabe se comunicar e mostrar o caminho, como também dar o exemplo a ser seguido pelos demais.

Se você deseja desenvolver habilidades para tornar-se mais influente, o primeiro passo é se autoconhecer e identificar quais são os maiores desafios no seu caminho, pois você precisa transformar metas e objetivos em uma visão positiva e precisa do seu futuro a ser atingida.

Para desmistificar o assunto e ajudar você com essa tarefa, reunimos 6 segredos neste texto para você começar a praticar a partir de hoje e se tornar um líder capaz de cativar e influenciar pessoas. Acompanhe!

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1. Elogie as pessoas

Esta talvez seja uma das dicas mais óbvias e, ainda assim, uma das mais esquecidas no dia a dia: elogiar as pessoas ao seu redor. Essa simples atitude torna você uma pessoa mais empática e aumenta a autoestima do seu próximo, funcionando como uma ótima ferramenta de motivação. Afinal, todo mundo gosta de ser elogiado, não é mesmo?

Faça um teste: elogie alguém próximo a você. Exalte suas características, algum traço físico, seu comportamento ou suas qualidades e perceba a sua reação. As palavras positivas que você preferiu reconhecendo-a faz com que ela se sinta mais segura de si, eleve sua autoestima e aja de maneira mais motivada.

Além disso, no simples processo de elogiar o outro, você cria um laço de empatia e constrói vínculos com o elogiado. Afinal, as palavras transmitem reconhecimento, aceitação, afeição, respeito e admiração pelo próximo.

2. Tenha equilíbrio emocional

Uma característica comum às pessoas bem-sucedidas e com espírito de liderança é o equilíbrio emocional. Ter autocontrole sobre suas emoções implica diretamente como você lida com o próximo. E isso pode ser constatado no ambiente de trabalho e na vida pessoal.

Um bom líder deve tomar decisões em situações de grande tensão e, ainda assim, transmitir confiança e segurança em suas palavras e atitudes, porque se apoia em planos e objetivos concretos. Por exemplo, quando algo não sai como o planejado, você não o verá se martirizando; pelo contrário, ele buscará soluções para os problemas e motivará todos a seguir em frente.

As pessoas tendem a confiar em quem elas enxergam como um ser centrado e seguro de si, capaz de controlar suas emoções e extrair delas o melhor possível para o seu desempenho pessoal e profissional.

3. Aprenda a ouvir opiniões

Às vezes, é comum manter-se preso à determinada ideia ou conceito, mas um dos segredos para influenciar pessoas é aprender a lidar com conselhos, opiniões e críticas diferentes e tirar o melhor proveito delas. O diálogo é uma ferramenta poderosa para o bom convívio social e é fundamental para o seu crescimento no seu ciclo social, para suas conquistas e para uma autoanálise sobre sua própria trajetória.

Por isso, aprenda a ser capaz de dar e receber feedbacks. O ponto de vista do próximo pode se mostrar mais útil do que você imagina. Dê abertura para ouvir a opinião alheia sobre você, suas atitudes e seu comportamento. Isso é importante para que compreenda melhor a forma como sua pessoa é percebida e analisada pelas demais ao seu redor.

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4. Saiba como se comunicar e influenciar pessoas

Quando se trata de influenciar pessoas, você precisa ter mais do que expertise em determinado assunto, ou seja, você também necessita ter uma boa oratória para vender suas ideias, mostrar segurança e transmitir credibilidade.

Afinal, a comunicação é a base primordial para o sucesso em qualquer relação. Quando você tem domínio sobre ela, consegue cativar e motivar os outros. E para se comunicar de maneira persuasiva, no melhor sentido da palavra,, é preciso fazer o ouvinte assimilar corretamente a mensagem que você deseja passar com bons argumentos, inteligência e muita confiança.

Pratique sua oratória usando uma linguagem adequada a cada situação, com brilho, vontade e ritmo. Saiba argumentar e falar corretamente, usando sempre um tom de voz amigável que mostre respeito e educação.

5. Tenha uma boa aparência

Todo mundo conhece o ditado "a primeira impressão é a que fica". E não é à toa que ele exista e seja tão reproduzido por todo canto. Nossa aparência reflete muito acerca da nossa personalidade, e cada peça de roupa que usamos está associada às nossas características.

Ao vestir-se de maneira mais formal e elegante, além de cuidar mais da própria higiene, a sua aparência transmite uma personalidade saudável, com um bom nível educacional, relevante socialmente e respeitada profissionalmente.

Por esse motivo, é importante se atentar à sua imagem, pois ela impacta diretamente na forma como as pessoas interagem com você e pode contribuir diretamente para uma percepção mais positiva ao seu respeito por todos ao redor, tanto na vida pessoal quanto na profissional.

6. Espelhe-se em comportamentos positivos

Há pessoas que possuem maior facilidade para se inserir em novos ambientes, fazer novas amizades, falar em público etc. Cada uma delas possui características e comportamentos quase padronizados que as permitem ser bem-sucedidas. Muitas dessas qualidades você pode assimilar e repetir na sua própria rotina.

Essa tática de mimetização proposital permitirá adotar os traços de quem você percebe ter um discurso mais fluido, enérgico e cativante e replicá-los a fim de obter o mesmo êxito, pois muita gente cria laços com desconhecidos quando reconhece neles sinais de si mesmo.

Tornar-se um líder exige constante aprendizado. Além de aperfeiçoar os seus conhecimentos pela aquisição de novos saberes, aprender como influenciar pessoas por meio de pequenas mudanças diárias fará você alcançar seus objetivos e se destacar na vida pessoal e no ambiente de trabalho.

Aproveite para deixar seu comentário contando para nós os seus objetivos e o que achou das nossas dicas.

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Fábio Albuquerque

Fábio Albuquerque

Pró-Reitor da Pós-graduação do Unipê. Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade da Paraíba, Especialista em Estratégia Empresarial e Pesquisador de Marketing, Consumo e Sociedade, além de Tecnologia da Informação e Sociedade.

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