Blog Pós-graduação UNIPÊ

BLOG PÓS-GRADUAÇÃO UNIPÊ

6 dicas para tirar lições de 2017 e traçar metas para 2018

O tempo não para: enquanto ontem brindávamos 2018, hoje já estamos em uma nova etapa da vida. Os dias passam rápido e é preciso muita disciplina, foco e autocontrole para fazer os objetivos se transformarem nas metas almejadas.

Buscando ajudar você a crescer pessoal e profissionalmente nesse novo ano, listamos aqui 6 dicas práticas para aprender boas lições sobre 2017 e traçar metas para 2018. Trata-se de uma retrospectiva profissional cujo objetivo é valorizar não só o aperfeiçoamento em sua carreira, mas também na qualidade de vida. Afinal, sem saúde nada é possível, certo?

Continue a leitura e veja o que deve ser comemorado e melhorado para se inspirar nos próximos meses!

6-dicas-para-tirar-licoes-de-2017-e-tracar-metas-para-2018.jpg

1. Valorize os feedbacks e impressões sobre desempenho e carreira

Poucas pessoas têm a habilidade de serem autocríticas ou de explorar o autoconhecimento. Logo, para saber se o seu ano foi realmente produtivo e com desempenhos louváveis, nada melhor do que contar com uma opinião externa vinda de alguém que você confia.

Procure ouvir sem justificativas e busque a análise de uma pessoa que acompanhou os seus passos no último ano. Peça que ela seja honesta e também crítica para ajudar você a melhorar os pontos que necessitam de mais cuidados. Dessa maneira, certamente a excelência será valorizada, pois quem busca se aprimorar não bate de frente com ninguém. Absorva o que é positivo e vá atrás das lapidações, sabendo realizar o devido filtro ao que foi dito.

2. Faça um planejamento

Após ouvir as recomendações (o ideal é que você ouça mais de uma pessoa), é hora de fazer o planejamento para traçar metas para 2018.

Seja em um caderno ou planilha, o primeiro passo é estabelecer suas prioridades. Tem gente que almeja ingressar em uma pós-graduação de olho na ascensão profissional, enquanto outros optam por se matricular em um curso de idiomas para conseguir um novo emprego, fazer aquela viagem dos sonhos ou mudar de ramo.

Independentemente de qual seja a sua opção, nunca deixe de fazer um planejamento, pois ele contribuirá com a organização dos dias, trazendo motivação, persistência e disciplina. Portanto, estabeleça metas semanais com foco no objetivo final.

Vamos a um exemplo: se a sua escolha for iniciar um curso de pós-graduação, analise qual é a área mais viável ao seu atual momento de carreira, pesquise as instituições reconhecidas no setor, investigue o corpo docente e considere o valor das mensalidades e gastos extras.

Depois de chegar a uma conclusão, faça a matrícula e se esforce para não perder aulas nem o valioso tempo para tirar dúvidas com os professores e demais alunos. Afinal, a interação é um diferencial seja ela presencial ou online.

Seguindo esses passos, o seu orçamento não será afetado e, ao chegar no fim de 2018, certamente haverá uma reflexão bem diferente da atual. O mesmo vale para quem está descontente com o atual emprego e está em busca de uma oportunidade melhor neste ano. Tenha em mente que ficar parado não vai resolver a situação!

Baixe agora

3. Liste os pontos positivos e negativos do ano

Mesmo recebendo um feedback profissional, sempre é recomendado aquele olhar de si para consigo mesmo. O que você aprendeu de novo no ano que ficou para trás? Quais foram os avanços na sua carreira? Houve tempo de qualidade com a família e os amigos? E a sua conta no banco, se manteve no azul?

Exemplos não faltam na hora de estabelecer metas e objetivos, sejam eles relacionados à sua vida profissional ou pessoal — relacionamentos, espiritualidade, equilíbrio emocional, aprendizados, etc. A ideia é fazer um inventário sobre a sua atuação com foco nas metas para 2018, tendo como base as lições sobre 2017.

Se analisarmos racionalmente, um ano passa muito rápido. Por isso, listar os pontos positivos e negativos ajuda a manter o que está dando certo, a melhorar o que saiu dos eixos e a traçar novas perspectivas.

4. Analise criteriosamente todas as esferas da sua vida

Você pode ser o melhor profissional da sua empresa e ter um salário de causar inveja aos demais colaboradores, mas provavelmente sua rotina não será nada agradável se todos os seus colegas te veem como um verdadeiro carrasco.

E por falar em bem-estar, como está a sua saúde? Você tem praticado atividades físicas com frequência? Desenvolve algum trabalho voluntário? Esses são questionamentos que devem ser levados em conta na hora de buscar o equilíbrio em todos os aspectos que formam a vida de um indivíduo.

Apenas um bom salário não será suficiente para trazer um novo coração, o respeito de uma filha ou o amor de uma esposa dolorida em razão de anos de má convivência. Portanto, analise com honestidade todos os setores da sua vida para estipular melhorias que merecem a sua atenção. Assim, certamente as pessoas que estão ao seu lado perceberão as melhoras, e o seu sucesso irá muito além do que simplesmente uma conta gorda e bens materiais.

5. Inclua recompensas

6-dicas-para-tirar-licoes-de-2017-e-tracar-metas-para-2018.gif

Não são raras as pessoas que desistem dos seus sonhos quando eles estão próximos de serem alcançados, seja por medo da responsabilidade ou por acreditarem que não são capazes de realizar aquele objetivo. Uma boa dica para evitar que isso aconteça com você é criar recompensas para cada pequena conquista direcionada ao objetivo final de um projeto.

Se você almeja investir em um cruzeiro com a sua família, por exemplo, reserve alguns finais de semana para visitar cidades turísticas ao longo do ano. Assim, haverá mais motivação para concluir a sua pretensão. No aspecto profissional, podemos enfatizar uma comemoração com a esposa ou namorada quando aquele abono vier, focando sempre na ascensão de carreira. Pode ser até algo mais simples, como pedir uma pizza para celebrar a sua aprovação na disciplina mais difícil do curso de pós-graduação: o importante é reconhecer seus esforços.

6. Mantenha o foco

Qualquer avanço precisa de foco para ser atingido em sua vida. Depois de tirar as lições sobre 2017, prepare-se para traçar metas para 2018 mantendo sempre por perto a lembrança do que precisa ser feito. Afinal, nós temos a capacidade de esquecer rapidamente do que foi planejado anteriormente, mesmo que isso tenha sido há apenas três meses. A dica aqui é fixar um dia no mês para olhar novamente as suas metas, focalizando em quais etapas você precisará investir mais energia. Caso consiga espiar as pretensões semanalmente, melhor ainda.

Seguindo as nossas orientações, certamente 2018 será bem mais produtivo e surpreendente para você. Não deixe de aproveitar as oportunidades e de investir na sua capacitação. Afinal, o mercado é dinâmico, competitivo e altamente exigente.

Agora é a sua vez: o que ficou de bom para você em 2017 e o que será descartado este ano? Já está preparado para traçar metas para 2018? Conte pra gente aqui nos comentários e participe da conversa!

Acessar material

pós-graduação, mercado de trabalho

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia da Fonseca

Ana Flávia Pereira Medeiros da Fonseca é reitora do Centro Universitário de João Pessoa - Unipê. Doutora em Ciência da Informação pela Universidade de Maryland-EUA, exerceu cargo de Chefe de Arquitetura de Informação (Chief Information Architect) e Gerente do Departamento de Gestão da Informação do Banco Mundial. Possui experiência em negociação e cooperação internacional na área de projetos de informação com agências multilaterais e bilaterais, administrando programas relacionados à análise e ao apoio de projetos científicos e tecnológicos.

ÚLTIMOS POSTS

ASSINE A NEWS

VÍDEOS

ACOMPANHE O UNIPÊ

REDE SOCIAIS